Indicadores financeiros

I

O que são indicadores financeiros?

Os indicadores financeiros são métricas que ajudam a analisar a saúde financeira de uma empresa ou negócio, a fim de mostrar resultados sobre ele.

Usado como um instrumento de avaliação de um negócio, os indicadores financeiros ajudam a verificar, entre outros dados, a lucratividade da empresa.

Conceito de indicadores financeiros

Se um indivíduo está pensando em realizar um investimento em alguma empresa ou companhia, antes de tomar essa decisão ele precisa de informações sobre o negócio em que pretende colocar seu dinheiro.

Existem diversas metodologias para a avaliação das diferentes áreas de um negócio, e cada analista pode usar uma ferramenta específica para cada área ou situação analisada.

Para isso, existem alguns indicadores que ajudam o investidor nessa tarefa, entre eles podemos citar os indicadores de mercado e os indicadores financeiros.

Entre os principais indicadores de mercado, podemos citar:

Já os indicadores financeiros são uma metodologia utilizada por analistas e investidores que verificam como está o andamento financeiro de uma empresa, bem como sua rentabilidade.

Essa verificação pode ocorrer também para analisar empresas de capital fechado.

A tomada de decisão de gestores de uma empresa, ou de um investidor que pretende aportar um negócio, é fundamentada nos resultados obtidos pelos indicadores financeiros.

São esses indicadores que demonstram, por exemplo, se a empresa está gerando caixa e obtendo lucro, e se os investimentos realizados nela garantem retorno satisfatório.

Portanto, são eles que detalham se um negócio tem resultados positivos ou não, a partir da análise do histórico.

Principais indicadores financeiros

Os principais indicadores financeiros são:

Vamos falar mais detalhadamente sobre cada um deles.

ROE (Return on Equity)

O Retorno sobre Patrimônio Líquido (ROE), é um dos indicadores financeiros utilizados por analistas e investidores.

O ROE mede o quanto a empresa gera de lucro para cada real aplicado pelo acionista na empresa, demonstrando a capacidade que a empresa possui em gerar retorno para o capital próprio investido.

ROIC (Return on Invested Capital)

O Retorno Sobre o Capital Investido (ROIC) analisa a soma do capital próprio de um negócio e o capital de terceiros, como no caso de investidores.

Apesar de serem indicadores financeiros semelhantes, há uma diferença particular entre ROE e ROIC.

Enquanto o primeiro analisa o retorno sobre o capital próprio, o ROIC traz demonstrativos percentuais sobre a capacidade que uma empresa tem de gerar retorno sobre o capital total investido nela.

Margem bruta

Esse indicador financeiro ajuda a visualizar a rentabilidade da empresa, apresentando a capacidade que ela tem de agregar valor ao seu produto.

A margem bruta é dada a partir da divisão do lucro bruto e da receita líquida. O resultado dessa divisão mostra quanto a empresa ganha do resultado da sua atividade.

Margem Ebitda

Semelhante à margem bruta, a margem Ebitda apresenta a capacidade que um negócio tem de gerar caixa.

O Ebitda é o lucro antes dos impostos, juros, depreciação e amortização.

Esse indicador financeiro pode ser utilizado por empresários e investidores que desejam avaliar a rentabilidade da empresa.

Margem líquida

O último dos indicadores financeiros que vamos falar é a margem líquida.

Os dados da margem líquida são extraídos a partir da divisão do lucro líquido pela receita líquida.

Esse indicador pode ser medido trimestral ou anualmente, e representa o resultado líquido das vendas de um negócio.

Portanto, indicadores financeiros são ferramentas de medição que ajudam o empreendedor, empresário ou investidor a tomar decisões mais acertadas sobre um negócio.

Adicione Comentários