ROIC

R

O que é o ROIC?

O ROIC (Return Over Invested Capital), ou Retorno sobre o Capital Investido, é uma métrica utilizada para informar, em termos percentuais, quanto dinheiro uma empresa consegue gerar em razão do capital investido.

Com o ROIC, é possível ter uma visão geral sobre a performance financeira de um negócio.

Por conta dessas características, o ROIC é um dos indicadores financeiros mais utilizados por investidores na análise fundamentalista de ações.

Como interpretar o ROIC?

Quando o retorno sobre investimento de uma empresa é analisado, é possível entender o lucro que ela consegue gerar a partir do capital próprio e de terceiros que foi investido.

Nessa perspectiva, um ROIC elevado acaba sendo um sinal bastante positivo, indicando um retorno maior e um bom trabalho de gestão financeira dentro da empresa.

Por avaliar a empresa de forma geral, o ROIC considera retornos derivados de qualquer parte do negócio. Portanto, ele representa o resultado do conjunto de atividades no lucro líquido, não permitindo a descoberta dos investimentos com maior ou menor retorno.

Como calcular o ROIC?

Seja para uma análise interna ou avaliação de empresa para investimento, fazer o cálculo do ROIC não representa uma grande complexidade.

Para calcular o ROIC, são utilizados dois conceitos: o NOPAT e o Valor Contábil do Capital Investido.

Enquanto o NOPAT representa o lucro operacional após a distribuição de dividendos entre os acionistas, o Valor Contábil é a soma de todo capital investido na empresa.

Com essas informações, basta utilizar a seguinte fórmula do ROIC:

ROIC = NOPAT / Valor contábil

Exemplo de utilização do ROIC

Para entender a aplicação do ROIC na análise de uma empresa, basta imaginar uma companhia que, após uma estimativa de seus resultados financeiros, apresenta as seguintes informações:

Com esses dados, é possível identificar que o NOPAT dessa empresa é igual a R$15 milhões. Assim, basta dividi-lo pelo Valor Contábil investido no negócio.

15.000.000 / 80.000.000 = 18,75%

O parâmetro para avaliar se esse percentual é elevado ou não será o histórico da empresa e de suas concorrentes do mesmo setor.

Vale ressaltar que esse é um dado bem relevante pois demonstra o retorno sobre capital investido na empresa, mostrando muitas vezes qual companhia pode utilizar de forma mais eficiente o capital captado através de empréstimos, financiamentos ou acionistas. Por isso, muitos investidores acabam utilizando esse indicador na decisão sobre qual empresa realizar um investimento.

Limitações do ROIC

Apesar de ser um indicador bastante eficiente para a análise de Retorno sobre Capital Investido, o ROIC possui suas limitações.

A principal delas é a sua abordagem geral dentro dos resultados financeiros da empresa, o que acaba dificultando a identificação de investimentos que está aumentando ou diminuindo o percentual final.

Para a gestão, essa característica do ROIC acaba dificultando a avaliação da geração de caixa do negócio.

Vale lembrar também que esse é apenas um indicador isolado. Por isso, o ROIC deve ser analisado junto com outras informações relevantes sobre a empresa.

Foi possível saber mais sobre ROIC? Deixe suas dúvidas nos comentários.

2 comentários