ARPU

A

O que é ARPU?

Average Revenue Per User (ARPU) é um indicador que mensura quanto cada cliente gasta em determinado período. Por isso, é uma ferramenta de gestão que mostra os padrões de crescimento do negócio. Assim, é possível comparar com a concorrência.

A receita média por usuário é bastante utilizada para empresas de serviços recorrentes, como é o caso das assinaturas. A partir do resultado do ARPU, é possível identificar:

  • o desempenho da venda de serviços por cliente;
  • a média de gastos dos clientes, para informar aos investidores;
  • a venda de serviços e produtos, a fim de fazer comparações.

O principal é que esse indicador sinaliza quanto dinheiro a empresa consegue gerar a partir de um cliente individual. Ao fazer as comparações, chega-se a outros insights. Por exemplo, quais produtos têm um Retorno sobre o Investimento (ROI) menor.

Devido à sua abrangência, o ARPU facilita as tomadas de decisão e permite ajustar a estratégia do negócio. Desse modo, há potencial para elevar a rentabilidade.

Como calcular o ARPU?

O primeiro passo é definir o período a ser avaliado. A partir disso, basta usar a receita média por cliente desse intervalo de tempo e dividir pela média de clientes.

Para entender como calcular o Average Revenue Per User (ARPU), veja o seguinte exemplo. Em um ano, a receita média foi de R$ 250 mil. A média de clientes foi de 300. Nesse caso, temos que o índice ficou em R$ 833,33 por usuário.

É importa reforçar que o ARPU trabalha com a média de clientes para evitar problemas causados por variações mensais. É o caso de determinado mês ter 100 usuários e outro ter 500. Ou dessa oscilações ocorrer no mesmo intervalo de 30 dias.

Por que usar o ARPU?

Esse indicador é importante por diferentes motivos. Além de auxiliar nas tomadas de decisão, o ARPU também é um controle de desempenho interno que comprova a eficiência das vendas da empresa para os investidores.

Assim, ao identificar quais são os serviços mais procurados, é possível pensar em estratégias para melhorar as vendas e aumentar o Average Revenue Per User — ARPU. Outros benefícios do uso do índice são:

  • comparação com concorrentes e outros setores;
  • segmentação dos usuários para analisar a lucratividade e decidir, por exemplo, quais planos deixaram de ser rentáveis e precisam ser modificados;
  • maior conhecimento dos canais de aquisição, a fim de saber quais deles trazem mais retorno;
  • previsão de renda a curto prazo;
  • melhoria das tomadas de decisão.

Quais são as variantes do Average Revenue Per User?

O ARPU também tem algumas variantes bastante utilizadas pelas empresas. Existem 3 principais. Eles são:

  • Average Revenue Per Paying User (ARPPU): considera apenas os usuários que fizeram pagamentos em certo período;
  • Average Margin Per User (AMPU): verifica a margem de lucro deixada pela venda à empresa;
  • Average Revenue Per Customer (ARPC): mensura a receita média por cliente, sendo que alguns geram mais faturamento do que outros.

Quais empresas devem usar o ARPU?

Geralmente, esse indicador é utilizado por empresas que usam assinaturas de serviços. Com o ARPU, esses negócios conseguem confirmar se o valor cobrado dos clientes corresponde ao que é oferecido.

Quando o valor da assinatura está muito baixa ou muito alta, pode haver riscos ao negócio. De um lado, é possível perder clientes e competitividade. De outro, ter prejuízos.

Por isso, é importante fazer o cálculo do ARPU periodicamente. Se houver queda ou estagnação na receita média, é possível ajustar a estratégia.

Adicione Comentários