O que é EMBI?
O EMBI é um índice utilizado para mensurar o desempenho dos títulos emitidos por mercados emergentes. No entanto, refere-se somente a países que cumprem critérios específicos de liquidez e estrutura.
A sigla EMBI significa Emerging Markets Bond Index. Esse índice é um benchmark que abrange 19 países. Desse total, 11 foram incluídos logo na criação. O restante foi acrescentado dois anos depois. As nações englobadas são:
- Argentina;
- Brasil;
- Bulgária;
- México;
- Equador;
- Nigéria;
- Peru;
- Panamá;
- Rússia;
- Polônia;
- Venezuela;
- África do Sul;
- Filipinas;
- Colômbia;
- Malásia;
- Egito;
- Turquia;
- Marrocos;
- Ucrânia.
Criado em 1992, o EMBI é um dos principais indicadores de risco do mercado financeiro. Ele é calculado pela J.P. Morgan e sofre atualização diária.
Vale a pena ressaltar que a o banco de investimentos tem 3 principais índices para avaliação das economias emergentes. Eles são:
- EMBI+, ou Emerging Markets Bond Index Plus;
- Emerging Markets Bond Index Global;
- Emerging Markets Bond Global Diversified Index.
O EMBI+ é usado para a avaliar o risco-país nacional. Porém, nem todos os países emergentes podem ingressar esse benchmark. Isso porque é preciso atender a alguns critérios. É preciso ter:
- níveis moderados em Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e industrialização;
- chances moderadas de não honrar suas dívidas. Assim, são emitidos títulos públicos de risco.
Como o índice funciona?
O benchmark EMBI escolhe vários títulos de crédito emitido pelos países emergentes. No total, são mais de 100 papéis. Devido ao maior risco de crédito, a tendência é que eles ofereçam uma rentabilidade maior.
Assim, o indicador verifica o spread entre o retorno dos títulos desses mercados e dos papéis livres de risco. Por exemplo, aqueles emitidos pelo tesouro dos Estados Unidos.
No entanto, a comparação é feita entre ativos semelhantes. A partir do resultado, é possível identificar o nível de risco. Quanto mais alta for a diferença entre as taxas de juros, mais arriscado será o país avaliado.
Risco Brasil
A análise do EMBI também se refere ao Risco Brasil. Afinal, esse é o índice calculado para o País.
Nesse caso, a metodologia utilizada é parecida com a do EMBI+. Porém, são considerados apenas os ativos emitidos no Brasil.
Esse cálculo considera os pontos-base (bps) como unidade de medida. Dez bps são iguais a 0,1%. Desse modo, é identificado o spread entre o rendimento de títulos nacionais e americanos da mesma categoria.
Por exemplo, imagine que o Risco Brasil foi de 500. Portanto, o prêmio de risco é de 5%. Além disso, é importante saber que uma taxa de juros elevada para pagamento aos investidores implica maior risco-país e custo da dívida.
Qual a diferença entre EMBI e EMBI+?
As duas siglas se referem ao mesmo índice. A diferença é que o Emerging Markets Bond Index (EMBI) surgiu em 1992, com os 11 países iniciais. Quando ampliado em 1994, passou a ser o EMBI+.
Portanto, não são dois indicadores. As siglas significam a mesma coisa e são aplicadas de maneira igual.
Como interpretar o resultado desse benchmark?
O resultado apresentado pelo banco J.P. Morgan é simples de entender. Quanto maior ele for, mais arriscado é o investimento.
Por exemplo, voltando ao exemplo de 500 pontos. Nesse caso, o risco é de 5%. Portanto, os títulos das economias emergentes que compõem o benchmark EMBI pagam 5% acima dos papéis do tesouro americano.
Por isso, é importante o investidor entender esse índice. Por meio dele, é possível tomar melhores decisões e saber se o ativo paga bem. Ou ainda se é melhor aplicar seu dinheiro em outro país.
Assim, o EMBI é uma informação normalmente usada por investidores com mais conhecimento. No entanto, deveria ser utilizada por qualquer um que deseje fazer investimentos na renda variável.