Margem Líquida

M

O que é Margem Líquida?

A Margem Líquida é razão entre o Lucro Líquido e a Receita Líquida de uma companhia após a dedução de impostos e tributos.

Podendo representar um resultado trimestral ou anual, a Margem Líquida representa o resultado líquido das vendas de um negócio.

Portanto, está diretamente ligado com o nível de rentabilidade que uma companhia consegue com suas operações. Para os investidores, a Margem Líquida demonstra se uma empresa possui bons retornos a partir custos de produção do seu produto/serviço.

Como interpretar a Margem Líquida?

A Margem do Lucro Liquido possibilita aos investidores uma boa avaliação sobre a realidade financeira de uma companhia. Em caso de margem negativa, é possível concluir que a empresa em questão possui prejuízo, já que tanto a receita quanto o lucro depois dos impostos, despesas e custos são levados em conta.

No entanto, é importante lembrar que nem sempre prejuízos significam algo negativo, já que existem algumas variáveis que podem causar esse resultado.

No caso de uma margem alta, a indicação é de que a companhia possui uma boa vantagem competitiva, indicando que seus projetos devem estar dando resultados positivos e é vantajoso o investimento nela. Esse resultado pode ser causado por uma boa exposição da marca ou pelo lançamento de um novo produto ou serviço no mercado, por exemplo.

Como calcular a Margem Líquida?

O cálculo da Margem de Lucro é realizado através da seguinte fórmula:

Margem de Líquida = (Lucro Líquido / Receita Líquida) x 100

É importante que as duas variáveis sejam relacionadas ao mesmo período de tempo para que o resultado seja assertivo.

Para obter esses dados, basta conferir o Demonstrativo de Resultado das empresas, obrigatoriamente oferecido por todas as companhias de capital aberto em seus sites.

Se o resultado do cálculo for negativo, é possível concluir que a empresa apresentou um prejuízo líquido. Se positivo, se torna indicador do nível de potencial de rentabilidade do negócio.

Exemplo de utilização da Margem Líquida

Supondo que uma determinada empresa possui Receita Líquida de R$135 milhões e Lucro Líquido de R$28 milhões, temos:

ML = (28 / 135) x 100 = 20,7% de Margem Líquida.

Nesse caso, é possível concluir que a empresa possui um excelente potencial de lucratividade com suas operações.

Limitações da Margem Líquida

A Margem Líquida é uma métrica bastante importante para que investidores identifiquem se uma empresa possui resultado positivo ou não. No entanto, isso só pode ser feito de maneira efetiva se os resultados de meses ou anos anteriores também forem levados em conta.

Deve-se levar em conta que algumas empresas acabam sacrificando o resultado de sua margem para alcançar mais espaço no mercado, resultando em maiores lucros no futuro. Mas em caso de queda constante, existe um sinal negativo de que a concorrência está aumentando e ganhando market share.

Além disso, é importante limitar a análise entre empresas do mesmo setor, já que em alguns mercados o resultado da Margem Líquida acaba sendo mais baixo que em outros.

Foi possível saber mais sobre Margem Líquida através da leitura deste artigo? Caso tenha dúvidas, deixe nos comentários no espaço logo abaixo.

Adicione Comentários