P/L

P

O que é o P/L?

O P/L, ou Preço/Lucro, é um índice usado para avaliar se o preço das ações de uma empresa está caro ou barato.

Na fórmula do P/L, o preço analisado é sempre o valor por ação que está divulgado na bolsa em um certo momento. Já o lucro é o ganho líquido por cada uma das ações neste mesmo momento.

O Índice Preço/Lucro serve como um indicador do otimismo ou pessimismo usado no mercado pelos investidores, além de contribuir na identificação de oportunidades financeiras. Também conhecido como Múltiplo de Lucros, é uma medida bastante popular entre os investidores pessoa física, gestores e investidores institucionais.

Como interpretar o P/L?

O P/L serve para o investidor como um indicador de quanto o mercado está disposto a pagar pelos ganhos de uma empresa. Desse modo, obtemos um indício de que quanto maior for o P/L, mais positivo está o cenário do mercado em relação à companhia.

Assim como um P/L alto pode indicar uma ação com preço acima de seu preço justo, também pode demonstrar que o mercado possui boas expectativas sobre a empresa analisada.

Por outro lado, um P/L baixo indica que existe uma baixa confiabilidade no negócio pelo mercado ou que sua ação representa uma oportunidade de investimento ainda não notada pelos investidores. Por isso, para uma análise eficiente do cenário real, é preciso que esse indicador esteja aliado a outras informações sobre a empresa.

Como calcular o P/L?

O cálculo do P/L é bastante simples. Devemos utilizar o preço da ação em determinado momento e dividi-lo pelo Lucro por Ação da empresa.

Sua fórmula é a seguinte:

P/L = Preço da Ação / Lucro por Ação

Exemplo de utilização do P/L

Vamos supor que uma empresa possua uma ação cotada a R$16 e que seu lucro líquido anual por cada papel seja de R$3,50.

Usando essas informações na fórmula do P/L, é possível identificar o seguinte cálculo: 16 / 3,50 = 4,5 (aproximadamente). Esse resultado deve ser interpretado como o número esperado de anos para o retorno do investimento realizado na companhia.

É importante destacar, entretanto, que essa informação não é definitiva, já que os lucros da empresa não são necessariamente repassados aos acionistas. Nesse caso, é importante conhecer a política de distribuição de dividendos do negócio e estar atento aos cenários que o setor e a própria companhia possam enfrentar.

Limitações do P/L

Mesmo que o Índice P/L seja um indicador bastante popular e relevante entre os investidores, assim como qualquer outro, ele possui suas limitações. Dentro de uma análise fundamentalista, é importante que haja uma leitura apurada de diferentes tipos de indicadores para um resultado satisfatório e realista.

Além disso, é mais indicado analisar uma comparação de preço sobre lucro entre empresas do mesmo setor e atuação, já que essas costumam possuir características semelhantes e potencias de crescimento possivelmente equivalentes.

Realizando esse tipo de análise, é possível comparar de forma mais assertiva o valuation de empresas já que esta sendo observado companhias que possuem atributos similares.

Foi possível saber mais sobre P/L? Deixe suas dúvidas no espaço abaixo.

52 comentários