P/L

P

O que é o P/L?

O P/L, ou Preço/Lucro, é um índice usado para avaliar se o preço das ações de uma empresa está caro ou barato.

Na fórmula do P/L, o preço analisado é sempre o valor por ação que está divulgado na bolsa em um certo momento. Já o lucro é o ganho líquido por cada uma das ações neste mesmo momento.

O Índice Preço/Lucro serve como um indicador do otimismo ou pessimismo usado no mercado pelos investidores, além de contribuir na identificação de oportunidades financeiras. Também conhecido como Múltiplo de Lucros, é uma medida bastante popular entre os investidores pessoa física, gestores e investidores institucionais.

Como interpretar o P/L?

O P/L serve para o investidor como um indicador de quanto o mercado está disposto a pagar pelos ganhos de uma empresa. Desse modo, obtemos um indício de que quanto maior for o P/L, mais positivo está o cenário do mercado em relação à companhia.

Assim como um P/L alto pode indicar uma ação com preço acima de seu preço justo, também pode demonstrar que o mercado possui boas expectativas sobre a empresa analisada.

Por outro lado, um P/L baixo indica que existe uma baixa confiabilidade no negócio pelo mercado ou que sua ação representa uma oportunidade de investimento ainda não notada pelos investidores. Por isso, para uma análise eficiente do cenário real, é preciso que esse indicador esteja aliado a outras informações sobre a empresa.

Como calcular o P/L?

O cálculo do P/L é bastante simples. Devemos utilizar o preço da ação em determinado momento e dividi-lo pelo Lucro por Ação da empresa.

Sua fórmula é a seguinte:

P/L = Preço da Ação / Lucro por Ação

Exemplo de utilização do P/L

Vamos supor que uma empresa possua uma ação cotada a R$16 e que seu lucro líquido anual por cada papel seja de R$3,50.

Usando essas informações na fórmula do P/L, é possível identificar o seguinte cálculo: 16 / 3,50 = 4,5 (aproximadamente). Esse resultado deve ser interpretado como o número esperado de anos para o retorno do investimento realizado na companhia.

É importante destacar, entretanto, que essa informação não é definitiva, já que os lucros da empresa não são necessariamente repassados aos acionistas. Nesse caso, é importante conhecer a política de distribuição de dividendos do negócio e estar atento aos cenários que o setor e a própria companhia possam enfrentar.

O QUE É O P/L NEGATIVO?

Tão importante quanto entender como calcular o P/L é entender as possibilidades relacionadas a este resultado, sendo que este pode se apresentar de modo positivo.

Inicialmente, o P/L positivo indica que a empresa está distribuindo lucro aos seus acionistas, isto é, o negócio paga dividendos aos seus investidores.

Além disso, este resultado pode ser fruto de uma expectativa positiva que o mercado possui sobre o negócio. 

Enquanto, o cálculo P/L negativo é referente às empresas que não estão distribuindo lucro entre os investidores, sendo que isto pode ser relacionado a diferentes fatores. 

Assim, vale uma atenção especial em resultados de P/L negativo, pois, não necessariamente isso representa um problema. 

Por exemplo, existem empresas cujo P/L é negativo pelo fato de que os lucros estão sendo reinvestidos na expansão do negócio. 

Ou seja, no longo prazo, este pode ser um bom negócio, especialmente pelo potencial de crescimento.

Todavia, em grande parte das vezes, o P/L negativo exige cuidados, especialmente por indicar também empresas que passam por dificuldades financeiras e não conseguem gerar lucro.

Portanto, a utilização do P/L de ações com outros indicadores fundamentalistas se torna uma ferramenta útil, especialmente por possibilitar uma análise mais completa acerca das finanças do negócio. 

O QUE INDICA O ÍNDICE P/L DE AÇÕES?

Em suma, o índice de Preço sobre Lucro de uma ação indica o quão disposto o mercado está para pagar sobre os resultados que a empresa vai apresentar.

Assim, é necessário dividir os dois dados que formam este indicador.

Inicialmente, o lucro é um dos dados mais relevantes de uma empresa, pois, quanto mais elevado, mais positiva será a empresa em suas atividades, indo desde saúde financeira até a satisfação de clientes.

Enquanto, o preço das ações é relevante para o investidor, que busca pagar um preço baixo por ativos financeiros com potencial de valorização. 

Todavia, estes dois dados não estão diretamente ligados, exceto em questões que envolvam o pagamento de proventos. 

Afinal, um dos principais fatores que causa volatilidade em uma ação é a oferta que os investidores têm sobre o ativo financeiro.

Dessa forma, o Preço sobre Lucro por ação se torna relevante, pois, este dado consegue “aliar” estas duas importantes informações.

Ou seja, quanto a expectativa de lucro impactam o valor da ação. 

Portanto, o P/L é um importante indicador a ser utilizado no momento de se avaliar se um negócio pode ser bom ou não. 

LIMITAÇÕES DO P/L

Mesmo que o Índice P/L seja um indicador bastante popular e relevante entre os investidores, assim como qualquer outro, ele possui suas limitações. Dentro de uma análise fundamentalista, é importante que haja uma leitura apurada de diferentes tipos de indicadores para um resultado satisfatório e realista.

Além disso, é mais indicado analisar uma comparação de preço sobre lucro entre empresas do mesmo setor e atuação, já que essas costumam possuir características semelhantes e potenciais de crescimento possivelmente equivalentes.

Realizando esse tipo de análise, é possível comparar de forma mais assertiva o valuation de empresas já que está sendo observado companhias que possuem atributos similares.

Foi possível saber mais sobre P/L? Deixe suas dúvidas no espaço abaixo.

192 comentários