Margem EBITDA

M

O QUE É MARGEM EBITDA?

A Margem EBITDA  é a abreviação de Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization, ou seja, Lucro Antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização (LAJIDA).

O indicador caracteriza a capacidade operacional de caixa das empresas, ou seja, a margem EBITDA representa a aptidão da companhia em gerir recursos mediante as atividades operacionais. Além disso, o indicador não considera os impostos e os efeitos financeiros.

Dessa forma, a margem EBITDA auxilia analistas na compreensão financeira de empresas, visto que, o indicador evidencia se os ativos operacionais da companhia estão gerando caixa.

COMO FUNCIONA A MARGEM EBITDA

Inicialmente, é importante reforçar que o conhecimento acerca deste tema é relevante para entender o significado de EBITDA pelo fato de que este indicador aponta a capacidade da empresa de gerir suas atividades. 

Afinal, ainda que os dados que envolvem juros, impostos, amortização e depreciação sejam relevantes, estes números não indicam propriamente como a empresa gere suas atividades.

Não à toa que os investidores utilizam muito esse dado por investidores, pois o LAJIDA é uma das formas de analisar se a empresa gera lucro e é um negócio seguro ou não.

Contudo, também é importante se atentar a outros fatores. 

Por exemplo, a EBITDA tende a ser um indicador útil no momento de comparar empresas que atuam no mesmo setor.

Todavia, esse dado tende a variar de acordo com o segmento em que a empresa atua.

Além disso, empresas do mesmo setor também podem apresentar margens diferentes, ocasionando-se por diferentes fatores, como, por exemplo:

  • Público alvo;
  • Custos administrativos;
  • Modelo de gestão;
  • Eficiência gerencial.

Dessa forma, mesmo considerando a importância do EBITDA, é relevante considerar os diferentes aspectos relacionados a este dado é compreender que aliar esta margem com outros indicadores tende a ser uma prática eficiente para análise de um investimento. 

COMO INTERPRETAR O RESULTADO?

A margem EBITDA representa os ganhos da companhia, baseados apenas em atividades operacionais. Esse indicador expõe, de forma relativa, a margem de lucro das empresas.

Assim, a interpretação do indicador possibilita que os analistas efetuem comparativos entre empresas de diferentes magnitudes, mas de modelos de negócios centrados no mesmo segmento.

Entretanto, para uma interpretação mais efetiva, compare o resultado da margem LAJIDA do período, com o de outros anos. Visto que, essa forma de visualização proporciona verificar os resultados no histórico. 

Dessa forma, executar comparações em diferentes períodos, permite verificar se os resultados operacionais da companhia estão evoluindo ao longo do tempo, proporcionando uma melhor interpretação e utilização da margem.

COMO CALCULAR A MARGEM EBITDA?

A Margem EBITDA de uma companhia poderá ser verificada mediante a divisão do EBITDA pela receita líquida, por meio da seguinte fórmula:

  • Margem EBITDA = EBITDA/ receita líquida X 100

Para expressar o resultado final através da porcentagem, posteriormente, o resultado da divisão entre a EBITDA  e a receita líquida, deverá ser multiplicado por 100.

EXEMPLO CÁLCULO 

Tão importante quanto entender a importância deste indicador, é compreender como utilizar o cálculo EBITDA na prática.

Por exemplo, imagine que a empresa X possui uma receita de R$400 mil e um EBITDA de R$100 mil.

Assim, ao utilizar o cálculo, temos que:

  • Margem EBITDA = 100.000/400.000 = 0,4

Ainda vale destacar que o resultado é expresso no formato de porcentagem.

Dessa forma, temos que a margem EBITDA da empresa X é de 40%.

Agora imagine um novo exemplo, em que a empresa B possui os seguintes resultados durante um período específico:

Assim, para achar a Margem EBITDA deve-se dividir os resultados acima:

  • Margem EBITDA: 490.000 ÷ 1.500.000 = 0,3266

Logo após, a multiplicação por 100, a margem EBITDA da empresa terá como resultado 32,66%.

LIMITAÇÕES DO INDICADOR

Esse indicador é importante para mensurar a capacidade operacional de caixa das empresas, entretanto, ela não deve ser observada sozinha. Desse modo, necessita-se verificar outros indicadores para que a análise seja efetiva.

Visto que, algumas companhias utilizam esse indicador de maneira enganosa, objetivando apresentar um aumento na otimização dos resultados da companhia.

Assim, empresas endividadas não possuem recomendações para serem analisadas através apenas pelo LAJIDA, dado que, os proventos de juros são retirados do cálculo desse indicador financeiro. Visto que, essas retiradas devem ser realizadas para que o resultado operacional da empresa seja utilizado de forma pura.

Desse modo, deve-se analisar o indicador em conjunto a outros indicadores financeiros, para que o analista financeiro obtenha uma visão mais concreta sobre os desempenhos da empresa.

Foi possível saber mais sobre Margem EBITDA através da leitura deste artigo? Deixe sua dúvida ou sugestão no comentário no espaço abaixo.

21 comentários