ROE

R

O QUE É ROE?

O ROE (Return on Equity), ou Retorno sobre Patrimônio Líquido, é um indicador de rentabilidade que serve para determinar o quão eficiente é uma empresa na geração de lucro a partir dos seus recursos.

O ROE leva em conta o patrimônio líquido e os valores investidos no negócio, inclusive o de acionistas.

Por isso, dentro os diversos medidores de desempenho de empresas, o ROE é bastante relevante para a análise fundamentalista. Podendo ser classificado, inclusive, como um dos mais importantes.

COMO INTERPRETAR O ROE?

O ROE serve para a empresa e seus investidores como um demonstrativo de eficiência na aplicação de seus recursos próprios. Isso porque as informações interpretadas por ele contribuem para a identificação da qualidade da gestão financeira da empresa.

Quando um ROE é alto, é possível interpretar que a empresa utiliza seus recursos de forma produtiva.  Já quando é baixo, pode existir um sinal negativo sobre como a gestão lida com as decisões financeiras do negócio.

COMO CALCULAR O ROE?

O cálculo do ROE é bastante simples. Para fazê-lo, é preciso obter algumas informações. Dentre elas, é necessário consultar o DRE, onde consta os resultados financeiros que a empresa obteve dentro de um certo período.

O balanço patrimonial é outro documento importante, já que demonstra o patrimônio líquido da companhia.

Com isso em mãos, basta utilizar a seguinte fórmula do ROE para encontrar seu resultado:

ROE = Lucro Líquido / Patrimônio Líquido

O QUE É ROE NEGATIVO?

O ROE negativo é outra questão relevante relacionada ao indicado.

Em suma, quando uma empresa apresenta o Retorno sobre Patrimônio Líquido negativo é apontado que não houve a geração de lucro no período.

Ou seja, a empresa perdeu dinheiro após realizar um investimento.

Dessa forma, em casos que o indicador é negativo o investidor deve ter alguns cuidados, especialmente porque este cenário representa alguns contextos.

Inicialmente, essa métrica negativa pode indicar uma gestão administrativa e financeira ineficaz, fazendo com que a empresa não tenha capacidade de lucrar com suas atividades.

Além disso, investimentos de alto risco também podem causar um ROE menor que 0, especialmente pelo fato de que aportes deste nível são incertos e com potencial de afetar as finanças de uma empresa.

Portanto, especialistas aconselham investidores a avaliar com cuidado empresas que apresentam o Return on Equity negativo, especialmente pelo alto risco que representa um investimento deste tipo.

DIFERENÇA ENTRE ROE E ROIC?

Ainda que sejam siglas semelhantes, existem diferenças claras entre o ROE e o ROIC.

Até aqui foi apresentado o que significa ROE e qual a utilidade deste indicador.

Ou seja, este índice serve para medir a eficiência de uma empresa no processo de geração de lucros. 

Enquanto, o ROIC, Return On Invested Capital, serve para medir o capital total investido pelo negócio. 

Assim, este indicador soma o capital da empresa mais o valor que vem externamente, como investimentos de terceiros, empréstimos, financiamentos, entre outros. 

Dessa forma, o ROIC consegue apontar qual a capacidade que a empresa tem de gerar lucro por meio do capital total investido no negócio.

Portanto, é útil no momento de analisar as estratégias da empresa para a utilização de seu capital total, ainda mais na busca da geração de lucro.

Não à toa, é um indicador relevante na avaliação sobre onde investir dinheiro. 

POR QUE USAR O INDICADOR?

Inicialmente, vale reforçar que o ROE de uma empresa é um indicador relevante para diferentes tipos de análises do mercado, incluindo a análise fundamentalista. 

O que não é à toa, afinal esta é uma ferramenta útil no processo de escolha de um investimento.

Especialmente porque através do indicador é possível comparar a capacidade de geração de lucro de diferentes empresas.

Ou seja, através deste indicador é possível encontrar qual investimento é mais vantajoso e com maior potencial de gerar bons retornos.

Como visto no cálculo do ROE, quanto maior for este indicador, mais eficiente a empresa é no processo de geração de lucro. 

Assim, ao utilizar tal métrica, o investidor consegue ter um retrato mais fiel sobre as finanças e o potencial de gerar lucro do negócio.

Dessa forma, o Retorno sobre Patrimônio Líquido se torna uma ferramenta relevante no processo de selecionar investimentos, mitigar riscos e aumentar as chances de retorno.

Contudo, assim como grande parte dos indicadores fundamentalistas, é aconselhável utilizar o ROE com outros dados financeiros.

40 comentários