DRE

D

O que é Demonstração do Resultado do Exercício (DRE)?

A Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) é um documento empresarial que utiliza os resultados obtidos mediante os valores das receitas e despesas operacionais, para disponibilizar uma perspectiva do desempenho financeiro da organização.

Assim, a DRE age como uma demonstração financeira conseguindo indicar o lucro ou prejuízo de uma empresa durante um período determinado.

Além disso, a Demonstração do Resultado do Exercício é obrigatória para todas as organizações brasileiras, como indicada na lei n° 11.638/07 e deve ser elaborada obedecendo ao princípio do Regime de Competência, desse modo, ao menos uma vez por ano, a DRE deve ser produzida.

A Demonstração do Resultado do Exercício possibilita que o andamento da administração dos negócios seja analisada, além de indicar se as estratégias de faturamento e os gastos operacionais estão sendo bem direcionados, visto que, através dos resultados do relatório contábil do exercício será possível realizar modificações para maximizar os lucros ou diminuir prejuízos.

Como interpretar a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE)?

A DRE é uma demonstração financeira que auxilia no controle financeiro empresarial. Mediante sua utilização, é possível interpretar se a empresa possui períodos de lucro ou prejuízo.

Assim, algumas informações do relatório podem contribuir para a análise financeira empresarial, dentre eles:

• Variação de receitas: é relevante se atentar a esse índice, dado que, as variações positivas e negativas podem impactar no futuro da instituição;

• Despesas diretas e margem de contribuição: caso esse indicador esteja negativo é importante analisar os custos das operações, visto que, ele indica se as despesas operacionais da organização estão muito custosas e será preciso revisar os custos.

• Indicadores de eficiência: indicadores como margem ebit e margem líquida podem ajudar a avaliar a performance do negócio.

Onde encontrar a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE)?

A Demonstração do Resultado do Exercício pode ser encontrada no site de relação com os investidores da empresa, em que o analista deseja adquirir os dados, como também, na B3 (Brasil, Bolsa e Balcão).

Caso a empresa esteja listada na bolsa de valores, existe a obrigatoriedade de disponibilizar o DRE trimestralmente e o resultado acumulado durante o período anual.

Estrutura de uma DRE

Para entender a Demonstração do Resultado do Exercício, é válido compreender sua estrutura, que dependerá do porte empresarial.

Dessa forma, a estrutura da DRE é composta mediante de alguns itens como:

Receita Bruta: refere-se ao saldo de todas as entradas da empresa como, capital recebido da venda de produtos e serviços, como também, os valores de caixa;
Custos: despesas adquiridas na produção de itens ou serviços que compõem a organização;
Despesas Operacionais: gastos ligados aos objetivos da organização, ou seja, estão relacionados ao objeto social da empresa;
Lucro Operacional: diferença entre o lucro bruto e as despesas operacionais;
Resultado não-operacional: é a diferença entre as receitas não-operacionais e as despesas não-operacionais;
Lucro pré-recolhimento do Imposto de Renda: Através do resultado encontrado, será necessário deduzir o valor do Imposto de Renda;
Impostos: são incluídos a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) e o Imposto de Renda;
Resultado líquido: após a soma de todos os descontos, poderá ser obtido o lucro líquido ou prejuízo líquido.

Foi possível saber mais sobre DRE? Deixe suas dúvidas nos comentários.

Adicione Comentários