Despesas Operacionais

D

O que são Despesas Operacionais?

As despesas operacionais estão relacionadas aos custos adquiridos  pela empresa para manter as operações. Assim, os gastos indispensáveis para o funcionamento da organização são classificados como despesas operacionais.

Dessa forma, as despesas operacionais não possuem relação com a produção da organização, assim, relacionam-se com as questões necessárias e, geralmente, previstas como, impostos, aluguel, salário e contas de luz e água.

Isto é, as despesas operacionais acabam sendo direcionadas para os custos que objetivam manter um funcionamento eficaz da organização.

Entretanto, é relevante ressaltar que as despesas operacionais não devem ser refletidas a todos os custos da empresa, dado que, em contrapartida tem-se, os gastos financeiros, que apesar de não serem englobados as despesas operacionais, são valores que precisam ser custeados.

Como interpretar as Despesas Operacionais?

As despesas operacionais referem-se aos custos necessários para garantir o funcionamento da organização, assim, torna-se relevante garantir mensalmente o pagamento de alguns gastos.

Logo, entre os gastos fixos podem ser considerados o salário dos colaboradores e os valores de contrato. Contudo, algumas despesas operacionais podem ter valores variados, como manutenção de equipamentos e as contas de luz e água.

Entretanto, as empresas precisam possuir uma média de valores, ou seja, os custos variáveis devem ficar dentro da margem das despesas. Desse modo, é necessário realizar análises das despesas operacionais da organização, para interpretar se os gestores estão buscando um resultado financeiro eficaz, além de verificar se os as despesas estão dentro do orçamento.

Assim, para interpretar as despesas operacionais é válido comparar as análises ano a ano, para verificar como funciona o fluxo de caixa da organização.

Como calcular as Despesas Operacionais?

Para calcular as despesas operacionais de uma empresa não existe uma equação dedicada apenas para o cálculo, porém, existem algumas maneiras de realizar a soma das despesas da organização, para compreender se as despesas operacionais estão altas ou baixas.

Assim, é importante verificar quais são as despesas operacionais da companhia, como também, conhecer quais os períodos em que elas ocorrem, isto é, se são mensais, trimestrais ou anuais.

Logo, é importante conhecer e calcular separadamente cada categoria, por exemplo:

  1. Conhecer todas as despesas da organização: é relevante buscar todos os valores e os períodos que devem ser realizados os pagamentos;
  2. Dividir as despesas por categoria: pode ser interessante realizar a divisão das despesas operacionais por categoria, por exemplo, entre as fixas e variáveis, para que sejam analisadas de forma separada.

Tipos de Despesas Operacionais

As despesas operacionais podem ser divididas em duas vertentes diferentes, como:

  1. Despesas Operacionais Fixas: são os custos que estão presentes cotidianamente na organização;
  2. Despesas Operacionais Variáveis: referenciadas em momentos específicos, assim, o valor varia mediante o período.

Além disso, as despesas operacionais podem ser divididas em subcategorias, como:

  • Despesas Comerciais;
  • Despesas Administrativas;
  • Outras Despesas.

Despesas Comerciais

Nessa categoria, pode-se incluir as despesas associadas à vendas, isto é, todos os custos relacionados a realização da comercialização dos produtos.

Podendo ser considerados as embalagens, propagandas e comissões.

Despesas Gerais e Administrativas

Neste caso, podem ser incluídas as despesas com os colaboradores, custos com contabilidade, aluguel, material de escritório, depreciação e amortização.

Referente às despesas com os colaboradores, observa-se que são referentes aos encargos sociais legais, salários, vale-refeição, vale-transporte e seguro de vida.

Outras despesas

Além das despesas comerciais e as gerais e administrativas, existem despesas específicas da organização, que podem surgir e não se encaixam em nenhumas das despesas já citadas. Desse modo, essas despesas podem ser agregadas a categoria “outras despesas”.

Limitações das Despesas Operacionais

As despesas operacionais estão ligadas aos gastos das organizações durante o cotidiano. Entretanto, a análise dessas despesas possui algumas limitações, dado que cada empresa pode ter uma estrutura de despesa diferente da outra.

Por isso, apesar das despesas operacionais conseguirem identificar deterioração ou melhoria nas margens da organização, elas deve ser analisadas, em conjunto, a outros indicadores, para obter assim, uma interpretação mais verídica.

Foi possível saber mais sobre despesas operacionais? Deixe suas dúvidas nos comentários.

Adicione Comentários