Análise fundamentalista

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O que é a análise fundamentalista?

A análise fundamentalista é uma ferramenta para avaliação de investimentos no longo prazo. O objetivo é identificar se vale a pena aplicar seu dinheiro em uma companhia listada na bolsa de valores.

A análise fundamentalista é adotada por grandes investidores do tipo holder. Alguns deles são Benjamin Graham e Warren Buffett. Também é bastante conhecida no mercado financeiro.

Para que serve a análise fundamentalista?

Com essa ferramenta, o investidor verifica:

  • como está a saúde financeira da empresa;
  • o contexto econômico em que o negócio está inserido;
  • o preço justo para as ações.

Todos esses fatores são considerados a partir da possibilidade da companhia em gerar valor no longo prazo. Para chegar a essa conclusão, a análise fundamentalista considera várias informações financeiras, como:

  • número de clientes;
  • geração de lucro;
  • crescimento da receita.

Esses detalhes são combinados às informações do setor de atuação da empresa e ao histórico organizacional. Com isso, fica mais fácil fazer previsões.

Como funciona a análise fundamentalista?

A avaliação considera variáveis quantitativas. Elas podem ser medidas em termos numéricos e mostram a sustentabilidade do negócio.

Esse é o caso dos demonstrativos financeiros. Por exemplo, o balanço patrimonial e a Demonstração de Resultados do Exercício (DRE). Afinal, é possível mensurar os ativos, o lucro, a receita e mais.

Além disso, existem as variáveis qualitativas. Elas focam a qualidade. Portanto, são menos tangíveis. Por exemplo:

  • reconhecimento da marca;
  • existência de patentes;
  • propriedade das tecnologias;
  • características dos membros da diretoria;
  • reputação da companhia no seu setor de atuação.

Quais são os indicadores da análise fundamentalista?

A análise fundamentalista é indicada para investidores que buscam lucrar no longo prazo. Ela ajuda a identificar quando as ações estão com um preço menor do que o seu valor intrínseco.

Essa verificação depende de indicadores. Os principais para a análise são:

Balanço patrimonial

Mostra todas as movimentações financeiras de um período. É separado em:

  • ativos: bens e direitos da empresa;
  • passivos: são as obrigações financeiras, isto é, o que tem a pagar;
  • patrimônio líquido: é a diferença entre ativos e passivos.

Demonstração de Resultado do Exercício (DRE)

Indica se a empresa teve lucro ou prejuízo a partir da diferença entre receita e despesa. A elaboração desse documento deve ser anual e trimestral para as empresas listadas na bolsa de valores.

Dentro da DRE está o EBITDA, ou seja, Lucro Antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização. Esse indicador ajuda a entender como está a geração de caixa da companhia. Também mostra se a empresa é eficiente em comparação com os concorrentes.

Demonstrativo de Fluxo de Caixa (DFC)

Mostra como está o caixa da empresa. Apesar de considerar os dois indicadores citados acima, o foco é saber quanto entra e sai.

Quais fatores são analisados?

A análise fundamentalista abrange diferentes aspectos. É importante considerar todos eles para chegar à conclusão de forma mais acertada. Confira.

Fatores microeconômicos

São as variáveis relacionadas ao setor de atuação ou à empresa. Permitem realizar duas análises:

  • histórica: abrange o balanço patrimonial, o desempenho financeiro, a DRE e o DFC;
  • qualitativa: envolve a gestão, o reconhecimento e a reputação do negócio.

Vale a pena mencionar que a análise qualitativa consideram diferentes detalhes. Entre eles estão:

  • capacidade dos gestores;
  • preços de compra dos insumos, que devem ser baixos para ter elevada margem de lucro operacional;
  • concorrência, ou seja, o desempenho do negócio perante as outras companhias do setor.

Fatores macroeconômicos

São aqueles relacionados à economia. Abrangem:

  • nível de atividade, como Produto Interno Bruto (PIB), nível de emprego etc.;
  • inflação, porque abrange o poder de compra e preços do ativo;
  • taxa de câmbio, que tem relação com a competitividade no mercado internacional;
  • taxa de juros, que envolve o crescimento no mercado.

Fatores setoriais

Representam o panorama do setor de atuação. São considerados:

  • tamanho e faturamento: são verificados conforme a relação per capita e histórica;
  • capacidade instalada: envolve os diferenciais competitivos;
  • tecnologia: abrange importação e exportação;
  • novos produtos: verifica possíveis barreiras de entrada e surgimento de novos concorrentes no mercado.

Quais são as vantagens da análise fundamentalista?

Essa abordagem é bastante utilizada no mercado de capitais. Existem vários motivos para isso. Entre eles estão:

  • abrangência da análise fundamentalista, que permite fazer uma investigação profunda sobre a empresa e seu potencial no longo prazo;
  • segurança nas tomadas de decisão;
  • facilidade de avaliação devido ao conhecimento acumulado com o tempo;
  • exatidão alcançada na verificação de empresas com finanças sustentáveis.

E quais são as desvantagens da análise fundamentalista?

Também há crítica em relação à análise fundamentalista. A principal é a necessidade de avaliar diferentes indicadores. Isso torna o processo mais complicado e demorado. Além disso, é necessário cumprir algumas exigências:

  • ter conhecimentos específicos sobre dados e fatores;
  • saber analisar balanços e demonstrações contábeis.

Como fazer a análise fundamentalista?

Esse processo é complexo, mas pode ser dividido em algumas etapas. O importante é fazer projeções de diferentes ativos a partir dos dados coletados. Veja o que fazer:

Colete dados e números

Recupere as informações dos cenários micro e macroeconômico. As projeções dependem desses números.

Faça projeções

O objetivo é determinar o potencial de valorização no médio e no longo prazos. Essas previsões precisam ser embasadas em números da empresa e do mercado. Por isso, é necessário revisá-las com a divulgação de novos resultados.

Compare e decida

Verifique a situação da empresa em relação à concorrência. O propósito é ter referências e compreender a situação. Assim, é possível concluir se o investimento é válido para sua estratégia e perfil.

Quais são as diferenças entre análise fundamentalista e técnica?

A análise fundamentalista é voltada para o longo prazo. Portanto, é indicada para holders.

Já a análise técnica tem foco no curto prazo. Por isso, é válida para operações de um dia ou de algumas semanas, no máximo. É recomendada para traders.

Desse modo, a análise fundamentalista é bastante útil, desde que você utilize essa ferramenta do jeito certo. Por isso, é necessário seguir as indicações apresentadas.

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