O que é EBIT?
O EBIT, ou Earnings Before Interest and Taxes, é um indicador que demonstra o lucro da empresa antes do reconhecimento de suas despesas com juros e impostos.
Em português, o EBIT é chamado de LAJIR, ou Lucro Antes de Juros e Impostos. Através dele, é possível entender melhor os resultados operacionais informados no Demonstrativo de Resultados de exercício (DRE) de uma companhia.
Com o EBIT, tanto um investidor quanto um empresário conseguem descobrir o resultado de um negócio de maneira isolada do seu capital ou tipo de carga tributária que ele estiver inserido. Isso porque ele desconsidera os juros, relacionados à estrutura de capital, e os impostos, provenientes da carga tributária.
Para que serve o EBIT?
O EBIT pode ser uma métrica bastante útil para quem deseja avaliar uma companhia listada na bolsa de valores. A partir dos seus valores, é possível identificar o real lucro da empresa em seus resultados operacionais.
Isso porque esse indicador traduz os ganhos e perdas da empresa para que ela consiga exercer sua atividade principal. Sendo assim, fica mais fácil entender qual o verdadeiro lucro da empresa em seus resultados operacionais, sem considerar juros ou imposto de renda a serem pagos, mas incluindo depreciações e amortizações no cálculo.
Como calcular o EBIT?
Para fazer o cálculo do EBIT é necessário lembrar que esse indicador representa o lucro da empresa antes do pagamento de juros e impostos. Portanto, basta somar os encargos líquidos, impostos sobre lucros e encargos financeiros de financiamento, a partir da seguinte fórmula:
EBIT = Lucro Líquido + Resultado Financeiro + Impostos
Para encontrar essas informações, basta consultar o Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE) da empresa em questão. Esse documento contábil é divulgado trimestralmente pelas companhias de capital aberto na bolsa de valores.
Exemplo de aplicação do EBIT
Vamos supor que, ao analisar o DRE de uma empresa “X”, um investidor encontra os seguintes dados relacionados ao 4º trimestre:
● Lucro Líquido: 343.143;
● Impostos: -98.448;
● Despesas Financeiras: – 61.836;
● Receitas Financeiras: 31.387.
Com isso, deve-se encontrar o resultado financeiro líquido da empresa a partir da soma entre as despesas financeiras a receita financeira (juros que a empresa recebe).
Assim, obtém-se o seguinte resultado:
Resultado Financeiro = – 61.836 + 31.387
Resultado Financeiro = – 30.449
Nesse momento, com o resultado financeiro líquido em mãos, basta fazer o cálculo do EBIT da seguinte forma:
EBIT = 343.143 + 30.449 + 98.448
EBIT = 472.040
Vantagens do EBIT
Após entender como analisar e calcular o indicador EBIT, é necessário saber quais as vantagens que esse múltiplo oferece para a análise de resultados de uma empresa. Inicialmente, é possível destacar que o EBIT serve para medir a eficiência operacional de uma companhia.
Isso porque ele desconsidera efeitos que não têm ligação direta com a atividade principal da companhia, como seus resultados financeiros. E com isso, o LAJIR é capaz de mostrar com precisão ao investidor como a companhia está lucrando em relação às suas operações como um todo.
Outro ponto positivo é que o EBIT torna mais fácil para os investidores a análise comparativa. Por desconsiderar o efeito dos juros e dos impostos, ele permite que empresas semelhantes sejam comparadas mesmo que sejam de países diferentes.
Desvantagens do EBIT
Apesar de ter vários pontos positivos, o EBIT ainda exige dos investidores alguns cuidados na hora de utilizá-lo. O principal deles é em relação à alavancagem financeira, que nada mais é do que o volume e custo de dívida que uma companhia possui junto com seus credores.
Por excluir as despesas com juros de seu cálculo, mesmo que uma companhia esteja muito endividada, ele não permite a identificação dessa situação pelo investidor. Da mesma forma, se o custo da alavancagem for alto, a deficiência financeira também não é traduzida pelo EBIT.
Diferença entre EBIT e EBITDA
Apesar de terem nomes semelhantes, o EBIT e EBITDA representam indicadores distintos sobre a contabilidade das empresas. Basicamente, o EBITDA soma ao resultado líquido as despesas com depreciação de ativos tangíveis e amortização de ativos intangíveis.
Sua sigla significa Earning Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization, ou Lucro antes dos Juros, Impostos, Depreciação e Amortização, em português. Sendo assim, ele é como o EBIT somado às despesas com depreciação e amortização.
Com a eliminação desses dois efeitos, ele consegue se aproximar ainda mais do real potencial de geração de caixa de uma companhia. No entanto, não é possível dizer qual dos dois é melhor, já que ambos são fundamentais dentro da análise fundamentalista de empresas com informações distintas.
Como utilizar o EBIT?
Por demonstrar o lucro relacionado às atividades ligadas à operação da empresa, o EBIT serve de base para diversas análises. Com ele, é possível identificar a eficiência e a capacidade de produção de uma companhia sem considerar dados que influenciam esses resultados.
Um outro ponto é que, por não levar em conta despesas com impostos, o LAJIR permite a comparação do lucro e eficiência de uma empresa brasileira com outra do exterior. É importante que a análise leve em conta não só o resultado do período, mas o EBIT histórico do negócio.
Dessa forma, é possível encontrar tendências de queda ou crescimento em sua capacidade produtiva e eficiência.
Indicadores do EBIT
Uma função muito importante do EBIT é servir como base para o cálculo de outros indicadores financeiros relacionados à capacidade operacional de uma empresa.
Com eles, é possível comparar o resultado do EBIT com outras métricas relevantes, como o Enterprise Value, Valor de Mercado e a Receita Líquida.
Por serem os mais utilizados com o indicador EBIT, é importante entender como o EV/EBIT, o P/EBIT e a Margem EBIT são calculados:
EV/EBIT
O mais importante indicador calculado junto ao EBIT é o EV/EBIT, que busca demonstrar a razão entre o Enterprise Value (EV) e o EBIT da empresa.
A fórmula para calculá-lo é a seguinte:
EV/EBIT = Enterprise Value / EBIT
O resultado obtido demonstra por quantas vezes o LAJIR a empresa vem sendo negociada em relação ao seu EV.
Para encontrar o Enterprise Value, responsável por demonstrar o valor da firma, basta usar a fórmula:
EV = Valor de Mercado = Dívida – Caixa – Ativos não operacionais
Quanto menor o valor do EV/EBIT, mais barata a empresa está sendo negociada em relação ao seu EBIT.
No caso contrário, o investidor está pagando mais caro pela companhia em relação ao seu resultado operacional.
P/EBIT
Um outro indicador calculado a partir do EBIT é o P/EBIT, que tem como objetivo avaliar a relação entre o preço e o lucro operacional.
Para encontrar esse resultado, basta dividir o valor de mercado da companhia pelo seu EBIT total. Também é possível chegar ao valor do P/EBIT pela razão entre o preço da ação e o EBIT por ação.
Sendo assim, a fórmula do P/EBIT é:
P/EBIT = Valor de Mercado / EBIT
Quanto maior o resultado, mais caro o investidor está pagando pela companhia em relação ao seu EBIT.
Margem EBIT
Outro indicador analisado junto com o LAJIR é a Margem EBIT, que representa a porcentagem da receita líquida que se transformou em EBIT.
A fórmula para chegar no resultado é:
Margem EBIT = EBIT / Receita Líquida x 100
O valor da Margem EBIT ajuda a descobrir qual o nível de lucratividade operacional da companhia e utilizá-lo em análises comparativas.
Sendo assim, o EBIT é um múltiplo que pode ser utilizado de diferentes formas. No entanto, uma análise fundamentalista assertiva exige o uso de outros indicadores financeiros de empresas.
Foi possível saber mais sobre o EBIT? Deixe suas dúvidas nos comentários.
O que significa quando o valor do EBIT é negativo?
Olá, Ricardo!
A empresa está passando por dificuldades operacionais (momentâneas ou não) e não está reportando lucros.
Excellent beat ! I wish to apprentice while you amend your site, how could i subscribe for a blog web site?
The account helped me a acceptable deal. I had been tiny bit acquainted of this your broadcast provided bright clear
concept
It’s great that you are getting thoughts from this piece
of writing as well as from our dialogue made here.
Hey would you mind stating which blog platform you’re working with?
I’m going to start my own blog soon but I’m having a hard
time making a decision between BlogEngine/Wordpress/B2evolution and Drupal.
The reason I ask is because your layout seems
different then most blogs and I’m looking for something unique.
P.S Apologies for being off-topic but I had to ask!