Asset allocation

A

O que é asset allocation?

Asset allocation é uma estratégia de investimento em que o dinheiro é alocado em diferentes classes de ativos. O objetivo é a diversificação. Assim, é possível equilibrar risco e retorno.

Com o asset allocation, é possível potencializar a rentabilidade. No entanto, não há uma fórmula predefinida. Isso porque tudo depende do perfil de investidor.

De toda forma, o asset allocation permite aplicar o dinheiro em diferentes aplicações financeiras. Por exemplo:

  • títulos de renda fixa;
  • ações;
  • moedas estrangeiras;
  • fundos imobiliários.

Por que a diversificação equilibra risco e retorno?

No mercado financeiro, risco e retorno são proporcionais. Portanto, quando o primeiro é elevado, o segundo tem o potencial de ser alto.

Ou seja, quanto mais arriscado for um investimento, mais você pode ganhar. Porém, a chance de perdas também é significativa.

Com a diversificação, as potenciais perdas de um ativo são compensadas pelos ganhos de outro. Por isso, é recomendado combinar renda fixa e variável na mesma carteira.

Como o asset allocation funciona?

Para aplicar essa estratégia, é preciso conhecer o perfil de investidor. A partir disso, é possível escolher os ativos que comporão a carteira.

Esse processo é chamado de asset mix. Ele prevê a proporção de cada ativo na carteira. Portanto, interfere diretamente na sua alocação.

Por exemplo, um investidor arrojado tende a ter um percentual maior de ativos da renda variável. Afinal, ele prioriza o potencial de ganhos.

Por sua vez, o conservador fará uma alocação maior em investimentos da renda fixa. Isso porque sua volatilidade é menor e esse investidor opta pela segurança.

Assim, existe uma proposta específica para cada demanda e perfil de investimento. A estratégia de asset allocation parte desse ponto para escolher produtos diferentes. Dessa maneira, há uma chance maior de retorno.

Recomendações

A composição da carteira é definida pelos gerentes de portfólio. Esses profissionais atuam em bancos e corretoras de valores. Para fazer as recomendações, utilizam as respostas do teste de suitability.

Porém, o próprio investidor pode organizar a carteira da maneira que preferir. Nesse caso, recomenda-se ter um nível mais alto de conhecimento no mercado financeiro.

Quais são as características dessa estratégia?

Além de saber o que é asset allocation, é necessário conhecer suas características. A estratégia adotada depende do perfil de investidor — você já sabe disso. No entanto, isso muda com o passar do tempo.

Por isso, é importante analisar três variáveis. Elas são:

  • horizonte de tempo: é a quantidade aproximada de meses, anos ou décadas que o investimento permanecerá ativo. Isso influencia na escolha, porque um investidor que olha o longo prazo pode preferir uma aplicação de alta volatilidade. Afinal, as perdas são passíveis de recuperação. O inverso vale para quem atenta ao curto prazo;
  • tolerância ao risco:  consiste na disposição do investidor em correr riscos. Alguns priorizam a segurança da renda fixa. Outros, o potencial de rentabilidade da renda variável. Ambos estão certos. Tudo depende do perfil;
  • retorno esperado: considera risco e liquidez. Isso porque o maior rendimento é derivado de baixa liquidez e mais riscos.

Quais são as vantagens do asset allocation?

Os benefícios do asset allocation são variados. O principal é a redução do risco de investimento. Contudo, ainda tem outros.

Um deles são as diversas possibilidades de diversificar o portfólio de investimentos. Inclusive, é possível calcular a correlação dos ativos para diminuir os riscos.

Ou seja, a escolha pode recair em ativos que se valorizam ou desvalorizam inversamente. Essa tendência é verificada pelo histórico.

Por exemplo, fazer investimentos na bolsa de valores brasileira (B3) e em dólar é uma boa alternativa. Isso porque eles têm correlação negativa. Portanto, há mais chance de reduzir o risco da carteira.

Por fim, o investidor pode ter autonomia e domínio sobre os investimentos. Assim, ele não precisa pagar um profissional para gerir sua carteira de ativos. Portanto, tem liberdade.

Quais são os riscos?

Assim como existem benefícios, também há pontos negativos na estratégia. O principal risco do asset allocation é o alto potencial de perdas.

Existem várias situações em que isso pode acontecer. Por exemplo, quando:

  • o investidor gere sua carteira sem ajuda de um profissional. Decisões impulsivas e sem um planejamento estratégico adequado pode levar a prejuízos e desequilíbrios;
  • as decisões são tomadas sem embasamento. É preciso fazer análises completas e coerentes com a realidade do investidor;
  • os vieses emocionais atrapalham. Eles interferem nas tomadas de decisão. Por isso, é fundamental garantir o alinhamento ao perfil de investidor.

Assim, o asset allocation é uma estratégia excelente. Afinal, ela prevê a diversificação de investimentos. No entanto, é preciso ter amplo conhecimento ou contar com a ajuda profissional. Caso contrário, pode ter um impacto negativo.

Adicione Comentários