Perfil de investidor

P

O que é perfil de investidor?

Toda pessoa que pretende ingressar no mercado de investimentos precisa definir seu perfil de investidor.

O perfil de investidor traz respostas sobre qual posicionamento o investidor terá no mercado, além de ajudar a definir qual a melhor estratégia a ser adotada por ele.

Definição de perfis de investidor

A definição do perfil de investidor é o primeiro passo a ser dado por quem deseja iniciar operações no mercado de investimentos.

É a partir dessa compreensão que as estratégias de operação e atuação são determinadas, e as metas são traçadas.

Não existe uma resposta certa ou errada. Cada indivíduo possui um determinado perfil, e isso depende do interesse e do motivo que cada pessoa tem em investir, além da própria personalidade.

Isso deve ser levado em consideração na hora de traçar o perfil de um investidor.

Características do perfil de investidor

Cada perfil de investidor tem características próprias, e elas são indicadores de quais as atitudes mais prováveis que um investidor pretende tomar.

Os perfis mais comuns e conhecidos no mercado são:

  • Conservador
  • Moderador
  • Arrojado

Porém, mesmo entre esses três perfis, há diferenças que podem ser vistas, principalmente em relação ao risco que o investidor se expõe ao iniciar suas atividades.

Por exemplo, enquanto um rejeita investimentos de alto risco, o outro, mesmo tendo um perfil conservador, pode aceitar aplicar uma parcela pequena do patrimônio na renda variável.

Ou seja, pode haver dois investidores conservadores com certa diferença de atuação, por exemplo.

Conforme já dissemos anteriormente, observar esses diferentes tipos de perfil de investidor pode nos dar pistas de qual seja sua preferência de atuação.

Perfil conservador

O perfil de investidor conhecido como conservador é aquele que não deseja correr riscos elevados em relação à perda de dinheiro.

Esse investidor prefere garantir a segurança do capital investido, mesmo que os lucros com essa estratégia sejam menores.

A opção comumente escolhida pelo investidor de perfil conservador está nos ativos de renda fixa que, apesar de ter um retorno pequeno sobre o capital investido, ele é seguro e, muitas vezes, real.

Entre as opções escolhidas, geralmente estão:

  • Títulos do tesouro
  • Fundos DI
  • CDBs

Além destas, outras aplicações de renda fixa mais rentáveis que a poupança são as escolhas mais comuns.

Perfil moderador

Trata-se daquele investidor que busca equilíbrio em sua carteira de investimentos.

Ele não é conservador, já que aceita arriscar uma parcela importante do seu patrimônio, especialmente em investimentos a longo prazo, porém preserva-se de correr certos riscos.

É possível observar que esse investidor diversifica seus investimentos, tanto em relação aos ativos, quanto aos prazos.

Perfil arrojado

O investidor que mais aceita correr riscos, o arrojado é aquele indivíduo geralmente mais experiente no mercado financeiro.

Esse investidor aceita correr riscos no momento presente, porque acredita que no futuro terá resultados melhores.

Portanto, o perfil arrojado geralmente está mais preocupado com os resultados a longo prazo

A intenção desse investidor é ter lucros altos, com valores muito acima da inflação, obtendo, assim, um aumento considerável do seu poder de compra.

Sendo assim, sua preferência está nos investimentos em renda variável, tais como:

Vale lembrar que por variados motivos e explicações, esses perfis podem mudar com o passar do tempo.

Ou seja, um investidor com perfil mais conservador, por exemplo, pode aceitar correr mais riscos no futuro, conforme ganha mais experiência.

Observando as características apresentadas de cada perfil de investidor, pode-se começar a elaborar as estratégias mais apropriadas para iniciar as negociações.

Adicione Comentários