O que é after market?
O after market é o “momento depois do mercado”. Ou seja, é o pregão realizado após o horário normal da bolsa de valores.
Mais conhecido como pregão estendido, o after market é um período de negociação extra. No entanto, ele tem algumas limitações.
Por exemplo, as operações after market devem abranger as ações que integram o índice da bolsa de valores (Ibovespa) e/ou o Índice Brasil 100 (IBrX). Elas devem ter sido negociadas durante o pregão regular.
Além disso, os ativos oscilam até 2% para cima ou baixo. A referência é o preço de fechamento do pregão tradicional.
Com essa prática, os investidores têm mais oportunidade de ajustarem suas posições. Também é a chance para aqueles com menos tempo e que desejam comprar ou vender ativos no dia.
Isso porque o after market da bolsa de valores serve para facilitar o acesso de pequenos e médios investidores. Assim, eles podem realizar aplicações financeiras em renda variável.
De toda forma, todas as movimentações ocorrem via home broker ou mesa de operações. Assim, as restrições se referem a horário e ativos negociados.
Como esse horário extra funciona?
Além de saber o que é after market, é preciso conhecer seu funcionamento. Na prática, são 30 minutos a mais de um pregão extra. Ele começa assim que o horário normal de operações termina.
Apesar de permitir negociar os ativos normalmente, existem algumas regras. Por exemplo:
- a negociação é válida somente para commodities e ativos à vista;
- os ativos obrigatoriamente devem ter sido negociados durante o pregão regular;
- as ações devem fazer parte de uma carteira teórica, como a do Ibovespa;
- a oscilação máxima é de 2% em relação ao preço de fechamento do pregão;
- o limite máximo de operações individual é de R$ 900 mil por CPF.
O horário do after market é das 17h30min às 18h. O pregão regular encerra às 17h. Às 17h25min, começa a pré-abertura do horário extra.
É importante destacar que a impossibilidade de negociar derivativos é originada da potencial volatilidade. Esses ativos são evitados, porque existe a limitação de oscilação de preços.
Afinal, qualquer variação significativa gera um desequilíbrio do mercado financeiro. Ainda mais em um horário inviável para analistas, investidores e funcionários das corretoras.
Quais são os benefícios desse horário ampliado?
As operações no after market são vantajosas para os investidores. Especialmente, aqueles com dificuldade de acompanhar o pregão tradicional. Os principais benefícios são:
- possibilidade de ajustar a carteira de ativos;
- praticidade para realizar as operações, já que elas são iguais às do pregão regular;
- execução das ordens efetuadas durante o dia. Assim, um pedido de compra ou venda do ativo feito durante o pregão regular tem chance de ser finalizado durante o after market.
Assim, o after market é uma oportunidade para negociar ativos. No entanto, existem as regras e as limitações. Por isso, é importante ter atenção a esses detalhes para garantir a eficiência das operações.