Agente de custódia

A

O que é agente de custódia?

O agente de custódia é uma instituição financeira responsável pela guarda dos ativos financeiros dos investidores. Assim, ele mantém a segurança e cuida das operações realizadas.

Todo agente de custódia deve ser autorizado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Assim, ele pode criar contas nos nomes dos investidores e os representa cuidando dos aspectos burocráticos. Isso inclui da remuneração à compra e venda de ativos.

Normalmente, as corretoras de valores atuam nesse papel perante a Câmara de Compensação, Liquidação e Gerenciamento de Riscos. Além delas, as seguintes entidades podem assumir essa função:

  • distribuidoras de valores e títulos mobiliários;
  • bancos comerciais, de investimento e múltiplos.

Para que serve o agente de custódia?

Ao guardar os ativos financeiros em contas individuais, os agentes de custódia simplificam a rotina dos investidores. Todas as movimentações são facilitadas — inclusive, as questões corporativas.

Por exemplo, a responsabilidade pela distribuição de dividendos é desse agente. Além disso, ele administra diferentes investimentos por meio de uma única instituição.

Dessa forma, ao adquirir qualquer ativo financeiro, ele fica armazenado em uma conta para movimentação de títulos. Ele permanece nesse ambiente até sua liquidação e resgate do capital aplicado. Todos os processos relacionados são responsabilidade do agente de custódia.

Como definir o melhor agente de custódia?

Também chamado de agente ou instituição custodiante, a escolha dessa instituição financeira deve ser embasada em vários critérios. Entre eles, podem ser citados:

Muitas vezes, algumas cobranças acabam sendo isentas. Esse é o movimento que vem ocorrendo com a taxa de custódia e a de corretagem.

Em relação a site e plataforma do usuário, é preciso se certificar de que todas as informações estão disponíveis e são acessadas com facilidade. A interface também deve ser simples de manusear.

Por fim, o investidor sempre deve conseguir contato com o agente de custódia. Quanto mais opções (telefone, perfis em redes sociais, e-mail, WhatsApp etc.), melhor.

Todo agente de custódia é confiável?

Se você investe seu dinheiro e há um problema com a instituição custodiante, saiba que boa parte dos títulos são registrados em seu nome em dois locais:

Por isso, em caso de falência, você pode transferir todos os títulos para outro agente. Portanto, sempre verifique se os ativos estão registrados em alguma central de custódia.

Além dessa situação, você pode fazer a portabilidade do agente sempre que quiser. É possível fazer a transferência sem realizar o resgate nem pagar impostos.

O que é a taxa de custódia?

O serviço realizado pelo agente custodiante é pago pelo investidor por meio da taxa de custódia. Ela equivale a uma porcentagem do valor do título guardado e tem cobrança anual.

A alíquota varia e pode atingir 2% ao ano. Ainda assim, ela não é obrigatória. O pagamento do primeiro ano ocorre na data de compra do título de uma só vez. Nos anos seguintes, 50% incidem no primeiro dia útil de janeiro e o restante no primeiro dia útil de julho.

Portanto, o agente de custódia tem um papel intermediador e relevante. Mesmo que não apareça para o investidor, está presente sempre que um título é guardado.

Adicione Comentários