Cetip

C

O que é Cetip?

A Central de Custódia e Liquidação Financeira de Títulos Privados – CETIP é uma instituição privada que integra o Sistema de Pagamento Brasileiro.

A função da CETIP é registrar, processar e liquidar os títulos financeiros privados do mercado financeiro. Além disso, ela também exerce o papel de clearing (câmara de liquidação e custódia) referente ao mercado de títulos.

A instituição oferece, ainda, tecnologia para que o mercado financeiro funcione de maneira eficiente no que se refere a aplicação em ativos, créditos imobiliários e financiamentos que passam pela instituição.

História da CETIP

A CETIP foi criada em em 1984, em conjunto com outras instituições financeiras que atuavam em território nacional durante o período, e as suas atividades foram iniciadas no ano de 1986.

Em 2008, quando ocorreu sua abertura de capital, a CETIP deixou de atuar como entidade sem fins lucrativos, tornando-se uma sociedade por ações.

No ano de 2017 a instituição juntou-se à BM&FBovespa, e assim foi formada a B3. Vale lembrar que, apesar da fusão, a CETIP manteve as suas atividades e, com isso, tornando-se a maior câmara de ativos privados em todo o país.

Como funciona a CETIP?

Entre as principais funções da CETIP, podemos citar como exemplos a garantia de que títulos e ativos privados sejam negociados com segurança. Por isso, a instituição centraliza esse tipo de operação de maneira eletrônica.

Regulamentada pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários), a instituição tem uma estrutura completa de autorregulação, e funciona como agente financeiro que efetua registro de títulos, garantindo que estejam nas condições exigidas.

Dessa forma, quando o investidor realiza aplicações em renda fixa, quem guarda o título é a CETIP. Além disso, a instituição atua na movimentação de ativos. Dessa forma, se o investidor resgata o título, a movimentação passa pela CETIP.

Participantes da Cetip

Entre as diversas instituições que utilizam e participam da CETIP, podemos citar como exemplo:

  • Instituições bancárias;
  • Seguradoras;
  • Corretoras de valores;
  • Empresas de leasing;
  • Operadoras de consórcio;
  • Sociedade de financiamento.

Além disso, entre os principais investimentos disponíveis que estão registrados na CETIP, podemos considerar:

  1. LC (Letra de Câmbio);
  2. CDB;
  3. Debênture;
  4. RDB (Recibo de Depósito Bancário);
  5. LCI (Letra de Crédito Imobiliário);
  6. LF (Letra Financeira);
  7. Cota de Fundos.

Vale ressaltar que não são apenas investimentos que transitam pela CETIP. Isso porque, nas ocasiões em que é emitido um DOC ou TED, por exemplo, a CETIP também é a responsável por assegurar que o dinheiro caia na conta indicada e não se perca no caminho.

CDI e Cetip

É válido ressaltar que CDI é um indicador utilizado como referencial de rentabilidade para produtos de renda fixa como LCI, CDBs e LCA.

Além disso, acompanha de perto a taxa básica de juros da economia (taxa Selic). Dessa forma, os empréstimos entre as instituições são importantes para manter a liquidez, e operações de curto prazosão realizadas através do CDI e gerenciados pela Central de Custódia e Liquidação Financeira de Títulos Privados.

A CETIP é, ainda, responsável pelo cálculo da taxa CDI ou DI, que é utilizada como referência no mercado financeiro.

Adicione Comentários