Fundos de Renda Fixa

F

O que é um Fundo de Renda Fixa?

Um fundo de renda fixa é, basicamente, um tipo de fundo de investimento que aplica em títulos de renda fixa. Isto é, o investidor aplica seu dinheiro já sabendo quais são as regras em relação ã remuneração daqueles títulos.

De uma maneira ainda mais simples, isso significa dizer que quem compra títulos de fundos de renda fixa tem uma segurança maior quanto ao seu investimento, já que a sua rentabilidade é pré-determinada.

A renda fixa envolve ativos de baixo risco e, embora os rendimentos costumem ser menores que os da renda variável, eles são constantes. Ao aplicar nesse tipo de investimento, se “empresta” dinheiro em troca de receber juros no futuro.

De modo geral, o investidor tem baixas chances de perder dinheiro nesse tipo de investimento. Entre os principais ativos de renda fixa, podemos listar os seguintes:

  • tesouro Direto;
  • títulos Públicos;
  • CDB;
  • debêntures;
  • letras de Crédito Imobiliário (LCI);
  • letras de Crédito do Agronegócio (LCA).

Como funciona um Fundo de Renda Fixa

Como em tudo fundo, o controle é feito por um gestor, que pode tanto inserir quanto retirar aplicações desta carteira. O objetivo é ter a máxima rentabilidade com o mínimo de risco.

Sendo assim, o gestor do fundo adquire os ativos financeiros, baseado na política do fundo de renda fixa, que define os tipos de produtos que devem compor a carteira.

Dessa forma, apenas este administrador pode ajustar a composição desta aplicação. A cada relatório mensal, há a divulgação da performance do fundo, o percentual dos ativos e as mudanças realizadas, por exemplo.

Além disso, os investidores desse fundo recebem cotas de acordo com a sua parte de capital empregada. As cotas são a menor fração do patrimônio de um fundo.

Quando se aplica em um fundo de investimento, se adquire suas cotas. Assim, se quiser investir R$ 10 mil em uma carteira que tem cotas valendo R$ 10 cada, poderá adquirir mil cotas.

Os ganhos são distribuídos proporcionalmente aos cotistas. Portanto, quanto mais dinheiro se coloca no fundo, maiores são as cotas recebidas.

Vale ressaltar que o valor das cotas depende do seu sucesso. Se forem bem-sucedidas, as cotas do fundo irão se valorizar. De forma inversa, elas se desvalorizam quando as aplicações não dão certo.

Custos de manutenção do Fundo de Renda Fixa

Algumas taxas são cobradas dos investidores, direcionadas para o pagamento as instituições que se envolvem no fundo de investimento, e deve ser levado em consideração o impacto desse custo.

Comum em qualquer fundo, a taxa de administração é responsável por remunerar os serviços de gestão e administração, e é informada como um percentual anual; embora seja cobrada de maneira gradual e proporcional.

A taxa de performance, no entanto, já é baseada nos resultados daquele investimento, podendo ser descrita como um bônus dado ao administrador por ter alcançado uma rentabilidade superior ao previamente combinado.

Além disso, também é importante levar em conta as tributações, sendo que os principais tributos que incidem nas carteiras são Imposto de Renda e IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).

Taxa Selic

A taxa Selic tem uma influência direta na rentabilidade dos Fundos de Renda Fixa. Isso porque ela serve como uma referência de retorno para muitos ativos nos quais esse tipo de fundo investe.

Isso significa dizer que se ela é elevada ou reduzida, isso afeta o desempenho das carteiras. Os fundos também sentem as variações da Selic de uma outra forma: com a marcação do mercado.

O termo marcação de mercado significa atualizar diariamente o preço dos ativos que compõem a carteira e o valor das suas cotas. Na prática, esse processo permite ao investidor saber quanto receberia se resgatasse seu dinheiro de um fundo hoje.

Tipos de Fundos de Renda Fixa

Os fundos de renda fixa são classificados pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários) de acordo com o prazo, a composição da carteira e a sua finalidade. Por essa razão, são divididos em alguns tipos, expostos a seguir.

Fundos de Renda Fixa Simples

Os Fundos de Renda Fixa Simples atendem iniciantes e pequenos investidores. Os objetivos são baixo custo e menor risco. Por isso, este fundo é 95% composto por títulos públicos e de instituições que apresentam baixo risco de crédito.

O gestor não pode alocar grande parte da carteira em títulos privados e, muito menos, em investimentos do exterior, por exemplo.

Fundos de Renda Fixa de Curto Prazo

Fundos de Renda Fixa de Curto Prazo são fundos com títulos que têm prazo de vencimento com média menor que 375 dias.

Como é necessário manter o baixo risco, o gestor só pode utilizar títulos públicos ou privados prefixados ou atrelados à Taxa Selic, por exemplo.

Fundos de Renda Fixa de Longo Prazo

Ao contrário dos fundos de curto prazo, os Fundos de Renda Fixa de Longo Prazo têm um vencimento médio da carteira acima de 365 dias.

Desse modo, o gestor tem mais flexibilidade, tanto para compor quanto para controlar a carteira. Esses fundos podem ter títulos prefixados e pós-fixados, tanto públicos quanto privados.

O risco é um pouco mais elevado quando comparado com os anteriores. Por essa razão, a rentabilidade costuma ser maior.

Fundos de Renda Fixa Referenciados

Os Fundos de Renda Fixa Referenciados têm como objetivo buscar a rentabilidade de um índice de referência, como o CDI ou IPCA, por exemplo. Para isso, o gestor faz a alocação de 95% da carteira em ativos indexados ao índice escolhido.

No entanto, nesse tipo é necessário seguir a regra de 80% em títulos públicos e privados de baixo risco de crédito, para preservar a aplicação.

Fundos de Renda Fixa de Dívida Externa

Os Fundos de Dívida Externa devem ter pelo menos 80% do patrimônio investido em títulos da dívida externa do Brasil ou 40% em ativos no exterior.

Fundos de Renda Fixa Privada

Os Fundos de Renda Fixa Privada são considerados entre os que tem mais flexibilidade para a alocação de ativos. Como já diz o seu nome, ele deve ter um mínimo de 50% do patrimônio alocado em títulos privados, sendo que o restante pode ser voltado para derivativos ou títulos do tesouro, por exemplo.

Vantagens dos Fundos de Renda Fixa

Entre as principais vantagens dos Fundos de Renda Fixa, podemos citar:

  • diversificação, afinal, por meio destes fundos é possível ter acesso a diferentes produtos em uma só aplicação;
  •  você não precisa acompanhar o mercado financeiro diariamente, pois existe um gestor profissional e capacitado para comprar e vender aplicações;
  • a rentabilidade, de maneira geral, costuma ser  superior ao CDI;
  • igualdade, já que os rendimentos são distribuídos de forma igual e proporcional ao número de cotas entre os cotistas.

Desvantagens dos Fundos de Renda Fixa

Ao mesmo tempo, também existem fatores considerados desvantagens na aplicação em Fundos de Renda Fixa, como:

  • a impossibilidade de alterar a composição do fundo, já que somente o gestor pode vender e comprar os ativos;
  • a tributação, pois Imposto de Renda pode fazer com que você perca algumas cotas do seu investimento;
  • taxas de administração e e performance, que podem diminuir a rentabilidade do investidor;
  • falta de garantia, afinal, esse fundo não é coberto pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito).

Diferença entre Fundos de Renda Fixa e investir diretamente em Renda Fixa

Um dos principais diferenciais entre Fundos de Renda Fixa e Renda Fixa direta é que o primeiro pode apresentar maior diversificação.

Afinal, com um só fundo é possível ter acesso a diferentes tipos de investimentos, visto que eles podem aplicar em vários produtos distintos, como títulos públicos, CDBs e debêntures. Já na renda fixa direta, isso não é possível.

O desempenho das cotas dos fundos também reflete esse conjunto todo e, para que fosse replicado por um investidor sozinho – no caso da renda fixa direta-, exigiria um valor maior, além de  demandar o trabalho de comprar cada papel, de diferentes empresas, possivelmente em diferentes corretoras.

Por último, quem investe por meio de um fundo pode contar com um gestor especializado, que tomará as decisões de investimento baseadas em uma série de critérios e análises. A renda fixa dependerá das suas escolhas.

Então, de acordo com o seu perfil de investidor e nível de conhecimento, você pode analisar se a sua melhor e mais vantajosa opção é a de investir em Fundos de Renda Fixa.

Adicione Comentários