O que é taxa de administração?
A taxa de administração é um valor pago pelo investidor para que o fundo operacionalize as operações que envolvem seus investimentos financeiros.
Como o fundo de investimento presta um serviço aos investidores, a taxa de administração é uma forma de remunerar os profissionais que atuam nele.
A cobrança da taxa de administração
Um fundo de investimentos contrata gestores e prestadores de serviços profissionais especializados para atuar nas tomadas de decisão junto aos investidores.
A taxa de administração é uma cobrança anual, e é calculada percentualmente, levando em consideração o valor total investido.
Ou seja, quanto maior o valor do investimento, maior será a taxa de administração cobrada pelo fundo, e que deve ser paga pelo investidor.
Vale lembrar que mesmo que os rendimentos de determinado investimento estejam operando negativamente, a taxa de administração continua sendo cobrada.
As definições e outros detalhes desta taxa foram determinadas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), na Instrução CVM 555/2014.
Serviços incluídos na cobrança
Essa taxa pode ser cobrada por fundos de renda fixa, fundos de ação, e por qualquer outro administrador autorizado pela CVM a realizar a gestão de carteiras.
O administrador não se trata de uma pessoa natural. Antes, é uma pessoa jurídica que tem a atuação autorizada formalmente pelo órgão competente.
A operação financeira dos fundos depende de inúmeros fatores e situações, e envolve muitos profissionais com tarefas diferentes.
Em parceria com o investidor, diversas operações são realizadas pelos fundos, e para que tudo isso ocorra, são necessários alguns serviços específicos.
Esses serviços são descontados na taxa, e entre eles, estão:
- A remuneração do gestor e do administrador;
- O pagamento da custódia e da auditoria;
- O pagamento de demais despesas operacionais para manter os recursos aplicados e rendendo.
Essa taxa é cobrada anualmente, apesar disso, o desconto é realizado diariamente, e o recolhimento é feito pelo gestor da aplicação automaticamente.
A taxa de administração e a rentabilidade
A taxa administrativa é um fator que deve ser levado em consideração no momento de analisar se um investimento financeiro é viável ou não.
Como as taxas variam conforme os tipos de fundos de investimentos, cada situação é analisada individualmente.
Sendo assim, o investidor deve calcular o valor dos rendimentos, subtraído a taxa de administração aplicada pelo fundo.
Além disso, ele precisa verificar se também há a cobrança da taxa de performance.
Ambas as taxas não devem ser confundidas, já que a taxa de performance possui pagamento condicional.
Essa taxa é válida em aplicações financeiras ativas, onde o papel do gestor é fazer com que o capital investido tenha o maior rendimento possível.
Além dela, há ainda outras taxas que podem incidir sobre os investimentos, como a taxa de saída e a taxa de carregamento.
A taxa de saída está relacionada à cobrança sobre o montante resgatado antes do prazo determinado na aplicação.
Já a taxa de carregamento refere-se à movimentação da aplicação por parte do cotista, quando ele resgate parte ou o valor integral do montante.
Portanto, além da taxa de administração, outras taxas também podem ser cobradas do investidor.