Liquidação

L

O que é liquidação?

A liquidação é um dos passos abrangidos na negociação de ativos. Ela integra a parte final da transação e encerra as operações por meio da transferência de posse ou de valores.

Todas as transações em mercados de ações e outros títulos incluem a liquidação. Portanto, ela é obrigatória e finaliza o processo iniciado pela emissão da ordem de compra ou de venda.

Na prática, essa é a etapa que assegura o recebimento do ativo ou da compensação financeira. Depende da operação realizada.

Quais são os tipos de liquidação?

Essa etapa ocorre em dois momentos. A depender disso, ela tem um nome diferente e se refere a processos diversos. Veja quais são a seguir.

Liquidação financeira

Derivado do termo cash settlement, a liquidação financeira sinaliza o processo do comprador repassar ao vendedor o que foi acordado. Essa é a última etapa da compra e venda de ativos e valores mobiliários.

Basicamente, ela se refere a uma entrega realizada, de acordo com o valor combinado anteriormente. Assim, essa etapa finaliza a negociação após a ordem de execução gerada pelo investidor.

Vale a pena observar que o processo termina quando o dinheiro é creditado ou debitado na conta da corretora de valores.

Liquidação física

Já a liquidação física representa a transferência da posse. Ela vem logo antes da financeira. Portanto, primeiro é mudada a propriedade dos títulos para, depois haver o pagamento.

Como esse processo funciona?

A liquidação implica fazer o pagamento de uma transação entre um comprador e um vendedor. Assim, a operação realizada é finalizada.

Desse modo, quando a ordem de compra ou venda é feita, ocorre a liquidação física. Ou seja, primeira acontece a transferência dos títulos.

Depois, é praticada a liquidação financeira. Esse é o pagamento, etapa que encerra a operação.

Normalmente, esses dois passos são realizados em dias úteis. No que se refere ao prazo, ele varia conforme as regras do mercado em que a operação foi executada e os ativos envolvidos.

Para as operações executadas pela B3, o mais comum é que o pagamento e o recebimento aconteçam em até 3 dias úteis.

Entidades

Para entender o funcionamento dessa prática, é necessário saber que a compensação e a liquidação na Bolsa de Valores são executadas pela Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia (CBLC).

Essa é a entidade responsável pelo armazenamento dos títulos presentes nos mercados à vista, de opções e futuro. Além disso, divide com a Central de Custódia e Liquidação Financeira de Títulos (Cetip) a função de liquidação financeira.

No caso de uma operação, cabe às corretoras de valores repassarem os dados da transação à CBLC e à Cetip, que fazem a custódia. Da mesma forma, devem repassar os relatórios emitidos por essas entidades aos investidores.

Vale a pena mencionar que a CBLC tem prazos e horários predeterminados para finalizar as operações. Esse é o chamado ciclo de liquidação, que começa assim que a transação for realizada (D+0).

Por que o investidor precisa entender a liquidação?

Na prática, o mais importante para o investidor é saber o prazo que levará para a operação ser finalizada. Assim, você sabe quando terá seu dinheiro na conta da corretora de valores.

Por exemplo, se você tiver uma quantia em ações e o prazo for D+3, saberá que precisa esperar 3 dias para ter acesso ao montante resgatado. Dessa forma, programa-se para evitar problemas.

Desse modo, a liquidação é importante para os processos do mercado financeiro. Também impacta os investidores, que podem se organizar melhor com relação à emissão de ordens de compra e venda.

Adicione Comentários