O QUE É ROE?
O ROE (Return on Equity), ou Retorno sobre Patrimônio Líquido, é um indicador de rentabilidade que serve para determinar o quão eficiente é uma empresa na geração de lucro a partir dos seus recursos.
O ROE leva em conta o patrimônio líquido e os valores investidos no negócio, inclusive o de acionistas.
Por isso, dentro os diversos medidores de desempenho de empresas, o ROE é bastante relevante para a análise fundamentalista. Podendo ser classificado, inclusive, como um dos mais importantes.
COMO INTERPRETAR O ROE?
O ROE serve para a empresa e seus investidores como um demonstrativo de eficiência na aplicação de seus recursos próprios. Isso porque as informações interpretadas por ele contribuem para a identificação da qualidade da gestão financeira da empresa.
Quando um ROE é alto, é possível interpretar que a empresa utiliza seus recursos de forma produtiva. Já quando é baixo, pode existir um sinal negativo sobre como a gestão lida com as decisões financeiras do negócio.
COMO CALCULAR O ROE?
O cálculo do ROE é bastante simples. Para fazê-lo, é preciso obter algumas informações. Dentre elas, é necessário consultar o DRE, onde consta os resultados financeiros que a empresa obteve dentro de um certo período.
O balanço patrimonial é outro documento importante, já que demonstra o patrimônio líquido da companhia.
Com isso em mãos, basta utilizar a seguinte fórmula do ROE para encontrar seu resultado:
ROE = Lucro Líquido / Patrimônio Líquido
O QUE É ROE NEGATIVO?
O ROE negativo é outra questão relevante relacionada ao indicado.
Em suma, quando uma empresa apresenta o Retorno sobre Patrimônio Líquido negativo é apontado que não houve a geração de lucro no período.
Ou seja, a empresa perdeu dinheiro após realizar um investimento.
Dessa forma, em casos que o indicador é negativo o investidor deve ter alguns cuidados, especialmente porque este cenário representa alguns contextos.
Inicialmente, essa métrica negativa pode indicar uma gestão administrativa e financeira ineficaz, fazendo com que a empresa não tenha capacidade de lucrar com suas atividades.
Além disso, investimentos de alto risco também podem causar um ROE menor que 0, especialmente pelo fato de que aportes deste nível são incertos e com potencial de afetar as finanças de uma empresa.
Portanto, especialistas aconselham investidores a avaliar com cuidado empresas que apresentam o Return on Equity negativo, especialmente pelo alto risco que representa um investimento deste tipo.
DIFERENÇA ENTRE ROE E ROIC?
Ainda que sejam siglas semelhantes, existem diferenças claras entre o ROE e o ROIC.
Até aqui foi apresentado o que significa ROE e qual a utilidade deste indicador.
Ou seja, este índice serve para medir a eficiência de uma empresa no processo de geração de lucros.
Enquanto, o ROIC, Return On Invested Capital, serve para medir o capital total investido pelo negócio.
Assim, este indicador soma o capital da empresa mais o valor que vem externamente, como investimentos de terceiros, empréstimos, financiamentos, entre outros.
Dessa forma, o ROIC consegue apontar qual a capacidade que a empresa tem de gerar lucro por meio do capital total investido no negócio.
Portanto, é útil no momento de analisar as estratégias da empresa para a utilização de seu capital total, ainda mais na busca da geração de lucro.
Não à toa, é um indicador relevante na avaliação sobre onde investir dinheiro.
POR QUE USAR O INDICADOR?
Inicialmente, vale reforçar que o ROE de uma empresa é um indicador relevante para diferentes tipos de análises do mercado, incluindo a análise fundamentalista.
O que não é à toa, afinal esta é uma ferramenta útil no processo de escolha de um investimento.
Especialmente porque através do indicador é possível comparar a capacidade de geração de lucro de diferentes empresas.
Ou seja, através deste indicador é possível encontrar qual investimento é mais vantajoso e com maior potencial de gerar bons retornos.
Como visto no cálculo do ROE, quanto maior for este indicador, mais eficiente a empresa é no processo de geração de lucro.
Assim, ao utilizar tal métrica, o investidor consegue ter um retrato mais fiel sobre as finanças e o potencial de gerar lucro do negócio.
Dessa forma, o Retorno sobre Patrimônio Líquido se torna uma ferramenta relevante no processo de selecionar investimentos, mitigar riscos e aumentar as chances de retorno.
Contudo, assim como grande parte dos indicadores fundamentalistas, é aconselhável utilizar o ROE com outros dados financeiros.
Muito bom estes de parabéns pela iniciativa. Vou virar assinante. Uma sugestão. Colocar um vídeo na prática seria uma boa tb.
Olá, Junior!
Muitíssimo obrigado! Já anotamos a sugestão.
Excelente, sempre é bom saber o que significa cada indicador. StatusInvest esta cada dia melhor, é a página que mais acesso para consultar FIIs e Ações.
Gostaria que essas analises fossem feitas para as BDR’s também.
Parabéns aos desenvolvedores.
Olá, Wladimir!
Anotamos sua sugestão. O StatusInvest já tem uma página sobre cada BDR, mas ainda estamos trabalhando para reportar cada indicador.
Muito bom,a, explicação do ROE…bem detalhado,..bom mesmo.
Olá, Edson!
Obrigado! Ficamos felizes que tenha gostado.
Top de verdade este site e as explicações sobre cada indicativo.
Olá, Marcus!
Muito obrigado!
Suponhamos que: Patrimônio Líquito = zero ou até mesmo negativo, significa que ROE é um indicador inútil
Quem é que pecisa saber a lucratividade sobre uma conta do balançete que muda como o vento?
Olá, Sergio!
A PL não muda assim com tanta frequência. Empresas de grande porte possuem contas robustas, o que lhes conferem mais estabilidade no PL.
Parabéns pelo trabalho, gostaria de aproveitar e tirar uma dúvida.
A partir de que valor o ROE pode ser considerado bom? E a partir de qual deve ser evitado ?
Olá novamente, Hooke!
Assim como no caso da Margem Líquida, não há um consenso. Quanto maior, melhor. ROEs negativos ou próximos de 0 devem ser evitados.
OBRIGADO, VOCES SAO REALMENTE INCRÍVEIS!
MAS PARA AJUDAR A COMPLETAR O RACIOCÍNIO, QUE SIGNIFICA UM ROE MENOR QUE O ROIC? COMO ISSO E POSSIVEL? NO CASO O QUE SERIA MELHOR, UM ROE MUITO MAIOR QUE O ROIC OU MUITO PR[OXIMO?
Olá, Hooke!
Se uma empresa possui Dívida negativa, por exemplo, é bem provável que ela possua um ROIC maior que o ROE. Isso porque o denominador do ROIC possui a soma entre (Dívida + Patrimônio Líquido), enquanto o denominador do ROE possui apenas (Patrimônio Líquido). A Dívida negativa vai diminuir o denominador do ROIC e, consequentemente, vai aumentar o seu valor.
QDO O ROE ESTA MENOR QUE O ROIC SIGNIFICA QUE A EMPRESA ESTA REMONERANDO MAIS OS INVESTIMENTOS DE 3oS E CONSEQUENTEMENTE DEPRECIANDO A EMPRESA?
E PARA COMPLETAR O RACIOCINIO, UM ROE MUITO PROXIMO DO ROIC É BOM OU QUANTO MAIOR A DISTANCIA SIGNIFICA A SUA MELHOR CAPACIDADE DE REMUNERAR MAIS O CAPITAL PRÓPRIO E ASSIM VALORIZAR A EMPRESA?
V[I ALGO ASSIM E NÃO ENTEDI, CONFIO TOTALMENTE NAS SUAS EXPLICAÇÕES, DIRETAS, SIMPLES E OBJETIVAS.
MUITO OBRIGADO PELA ATENÇÃO DE SEMPRE!
Status invest, vocês estão de parabéns!
Comparando algumas outras páginas que tenho como base de informativos e aprendizados; vocês estão decolando na frente. Hoje, é a minha primeira indicação para amigos e familiares. Obrigado!
Obrigado, Marinho!
É muito bom saber que você ficou satisfeito com o nosso conteúdo.
Atenciosamente, Equipe Status Invest.
Quando o ROE está negativo, o que significa?
Olá, Bruno!
Significa que a empresa não está entregando valor aos seus acionistas, ou seja, está destruindo valor.
Muito bom
Agradecemos o comentário, Ivo!
Muito boa a explicação!!!
Obrigado
Ficamos felizes em ajudar, Anderson!
muito bom, obrigada por dividir seus conhecimentos com nós! :*
Agradecemos o comentário e a sua leitura, Marcilene!
Muito fácil de entender. Explicação fácil de entender.
Obrigado, Mônica!
É muito bom saber que você ficou satisfeita com o nosso conteúdo.
Atenciosamente, Equipe Status Invest
Excelente explicação. Grato. Além da Divida Líquida, quais indicadores acredita serem fundamentais para analisar juntamente com o ROE?
Olá, Mauro! Tudo certo?
Ficamos felizes em saber que você ficou satisfeito com o nosso conteúdo.
Sobre os principais indicadores, é válido analisar, junto ao ROE, o ROIC, a Dívida Líquida, Dívida Líquida sobre Patrimônio Liquido, Margem Bruta, Margem Operacional e Margem Líquida para uma visão mais ampla do empreendimento.
Atenciosamente, Equipe Status Invest
Não há previsão de inclusão do cálculo do indicador “Funds From Operations” para os REITs?
Olá… gostaria de saber se o retorno desejável ao acionista ou custo de capital próprio obtido com o uso do modelo CAPM tem relação direta com o ROE, sendo este o comparativo direto que devemos fazer com aquele para avaliar se a empresa está performando como o esperado
Favor acrescentar a informação sobre o comparativo entre o ROE e a taxa de juros básica da economia (SELIC), determinando em muitos casos. se a empresa gera mais ou menos retorno que a renda fixa.
[…] retorno sobre o patrimônio líquido (ROE): mostra a rentabilidade da empresa pela divisão do lucro pelo patrimônio líquido. Quanto maior for o resultado, melhor; […]
amei este site , super explicativo e facil de você aprender
Parabéns! Mas penso que seja importante explicar sobre a retirada de efeitos não recorrentes no lucro líquido, e tambem sobre qual patrimônio líquido utilizar. O correto é que seja utilizado o PL inicial ou a média. (acho isso extremamente importante para não trazer uma análise enviesada).
Muito bom! Uma outra sugestão: Embora seja anexado um vídeo na explicação; fazer uso de conjecturas (comparação com situações mais simples ou até mesmo exemplos diários da vida comum), pode facilitar a compreensão de novos investidores/usuários do site…
Qual o valor ideal para o ROE? 10%15%?
Site imposrtantíssimo para consultas sobre investimentos. Consulto sempre. Parabéns!
Olá
Quando eu calculo o ROE na planilha se difere daqui,
ROE = Lucro Líquido Consolidado – Lucro liquido de não controladores / (Patrimônio Líquido – Participação dos acionistas não controladores).
Você poderia detalhar mais o cálculo?
Gostaria de entender por que esses dados nunca sao iguais. Na aba Geral o ROE esta com um valor, olhando o mesmo dado na aba Contábil já esta com outro. Isso vale para todos os indicadores.
Na aba Contabil o ROE nos ultimos 12 meses está em 21,64%. Na aba Geral em indicadores de rentabilidade o ROE esta em 27,35% referente a 2023. seria mais pratico deixar tudo igual em todas as abas para que o leitor nao se confunda
ROE -Especialmente porque através do indicador é possível comparar a capacidade de geração de lucro de diferentes empresas. —- qualquer empresa de diferentes setores ou comparar empresas de um mesmo setor????