COTAÇÕES FIAGROS

CALENDÁRIO DE EVENTOS

D
S
T
Q
Q
S
S
COMUNICADOS PROVENTO PAGAMENTO EVENTOS IPO FERIADO

    FIAGROs LISTADOS

    O que é Fiagro?

    O Fiagro, ou Fundo de Investimento em Cadeias Agroindustriais, é um tipo de fundo que aloca o patrimônio de seus investidores em ativos do agronegócio. O objetivo deste produto financeiro é disponibilizar uma carteira de investimentos composta por papéis ligados a um dos setores mais relevantes da economia brasileira.

    O Fiagro foi criado em março de 2021, por meio da Lei n° 14.130. Desde sua criação, esse produto vem ganhando bastante relevância por ser um setor muito importante para o PIB brasileiro.

    Portanto, entender seu funcionamento é importante para quem busca encontrar opções relevantes no mercado.

    Como funciona o Fiagro?

    Em suma, o funcionamento do Fiagro é semelhante ao de outros fundos de investimentos, especialmente os fundos imobiliários

    Assim, este é um tipo de fundo que investe os recursos no agronegócio, sendo que estes investimentos são alocados da seguinte forma:

    Muitos também tem uma estrutura parecida com os Fundos Imobiliários tradicionais, realizando o pagamento de um dividendo mensal.

    Tipos de Fiagro

    O fundo Fiagro pode ser dividido em três tipos de categorias, são elas:

    Assim, é importante entender separadamente estes tipos de Fundo de Investimento em Cadeias Agroindustriais.

    FIAGRO-FIDC (Direitos Creditórios)

    O Fiagro-FIDC é aquele fundo que possui seus investimentos voltados para direitos creditórios ligados ao setor do agronegócio.

    Ou seja, este é o tipo de fundo que investe em títulos creditórios que empresas da agroindústria possuem.

    Afinal, para manter o fluxo de caixa equilibrado, empresas deste setor costumam recorrer ao FIDC em períodos em que o plantio e a valorização da commoditie estão em baixa.

    Fiagro-FII (Imobiliário)

    O Fiagro FII é aquele tipo de fundo que tem seu foco de investimentos voltado para o setor imobiliário ligado ao agronegócio.

    Este é o tipo de fundo que aloca o patrimônio de seus investidores em terras agrícolas com bom potencial de valorização.

    Ainda vale destacar que este é um setor de alta, especialmente pelo contexto de valorização que tais ativos tiveram no país nos últimos anos.

    Fiagro-FIP (Participações)

    Por fim, existe o Fiagro-FIP. Este tipo de fundo é focado em investimentos em participações de empresas do setor agrícola.

    Dessa forma, esta é uma forma de pequenos investidores conseguirem participações em empresas do setor agroindustrial, especialmente por não necessitar de um aporte inicial tão elevado.

    Portanto, este tipo de Fiagro se torna uma alternativa interessante para quem busca diversificar a carteira de investimentos com ativos financeiros do setor agrícola.