O que é ativo permanente?
Ativo permanente era o nome dado ao ativo não circulante. Ele contemplava o grupo de bens ou direitos duradouros no balanço patrimonial. Como esses valores eram necessários à manutenção do negócio, tornavam-se essenciais.
O grupo das contas do ativo permanente deixou de existir em 2008, quando foi realizada a mudança na estrutura do balanço patrimonial.
Desde então, o ativo não circulante compreende os bens de baixa liquidez, ou seja, que não podem ser transformados em dinheiro com rapidez. Devido a essas características, eles são duradouros e não são vendidos no curto prazo.
Quais são os tipos de ativo permanente?
Após a nova classificação, a classificação é dividida em 4 grupos. Eles são:
Investimentos
Esse é um tipo de ativo permanente que a empresa tem, mas não precisa para manter suas atividades regulares. O foco é a conquista de rendimentos futuros.
Alguns exemplos de investimentos são:
- ações;
- commodities;
- derivativos;
- imóveis;
- moedas;
- ouro;
- obras de arte;
- participações societárias.
Outras alternativas para a empresa são ter investimentos:
- de longo prazo, com o objetivo de melhorar o relacionamento com fornecedores e/ou clientes;
- para especulação, nesse caso, sem prazo determinado.
Ativos realizáveis a longo prazo
São caracterizados por poderem ser executados somente no ano seguinte. Também podem ser direitos ou contas com prazo de vencimento indefinido. Alguns exemplos são:
- contas de longo prazo com recebimento superior a 12 meses;
- depósitos e investimentos em renda fixa com vencimento acima de 12 meses.
Ativos imobilizados
Nessa categoria, estão os bens tangíveis que se relacionam com a atividade empresarial. Eles são necessários para o bom funcionamento do negócio. Por isso, é impossível se desfazer deles, porque haveria prejuízos à manutenção dos fluxos de trabalho.
Apesar de sua importância, eles estão sujeito à:
- exaustão: consiste na diminuição do dinheiro empregado nos investimentos destinados à exploração de recursos florestais ou minerais. Entre os ativos estão jazidas de metais, florestas, pastagens e canaviais;
- depreciação: é a perda de valor do bem de acordo com o tempo de uso. Portanto, é o desgaste natural. Os principais exemplos são veículos, imóveis, máquinas e móveis.
Esses fatores devem ser considerados no balanço patrimonial para que ele fique correto.
Ativos intangíveis
Os ativos intangíveis não existem fisicamente. No entanto, colaboram para reduzir custos, gerar receitas e obter outras vantagens financeiras e econômicas. Por conta disso, eles não sofrem depreciação. Ainda assim, há perda de valor com o tempo.
Contabilmente, o que ocorre é a amortização. Essa é a diminuição do valor aplicado na compra desses bens, com duração limitada ou uso por prazo legal limitado. Alguns exemplos de ativos intangíveis são:
- capital intelectual;
- franquias;
- direitos autorais;
- marcas;
- softwares;
- patentes.
Qual a importância do ativo permanente para os investimentos?
Antes de tomar as decisões de compra ou venda no mercado financeiro, é preciso verificar os dados e estudar o cenário. Para investimentos de longo prazo, isso é feito por meio da análise fundamentalista.
Ela requer a avaliação de diferentes dados, especialmente do balanço patrimonial. Esse é um relatório contábil que reúne todos os direitos, bens e obrigações. Por isso, apresenta uma visão geral do negócio.
Na prática, o ativo permanente — ou melhor, o não circulante — é uma boa parte do balanço patrimonial. Ele sinaliza o patrimônio da empresa. Por isso, indica se investir na companhia é uma boa alternativa.
Para o investidor, o que interessa é verificar quais investimentos desse tipo foram feitos pela empresa. Podem ser aquisição de imóveis ou de bens de capital que gerem renda para a empresa, por exemplo.
Nesse caso, os investimentos não podem estar classificados no ativo circulante nem serem necessários à manutenção das atividades. Assim, fica mais fácil saber se vale a pena aplicar seu dinheiro nas ações de determinada empresa.
Desse modo, o ativo permanente é um dado importante e que contribui tanto para a saúde financeira da empresa quanto para reconhecer o melhor investimento.