Ativo Intangível

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O que é um Ativo Intangível?

O ativo intangível denomina os ativos que não existem físicamente. Isto é, ao contrário dos ativos tangíveis, respresentaos por bens concretos, são ativos não monetários e não materializados em uma substância física, por exemplo.

No enatnto, o ativo intangível tem, ainda assim, muito valor para as empresas e pode agregar valor aos negócios da companhia.

Por isso, entre os exemplos de ativos intangíveis, podemos citar:

  • marcas;
  • direitos autorais;
  • patentes;
  • goodwill;
  • softwares;
  • direitos de exploração associados aos serviços públicos.

Além disso, geralmente, os ativos intangíveis são de longo prazo, o que permite que as empresas façam o uso deles por prazos consideravelmente extensos.

Como reconhecer um ativo intangível?

Para que seja reconhecido como um ativo intangível, o determinado ativo deve contar com as seguintes características:

  • controlável;
  • identificável;
  • rentável.

Controlável

A principal característica desse ativo está associada a exclusividade da empresa em relação a usabilidade do ativo, dado que nenhuma outra empresa poderá utilizar o ativo sem autorização.

Identificável

Através desse segmento de ativo é possível separá-lo da figura da empresa, ou seja, é possível vender, alugar ou até licenciar o ativo, transferindo-o como os outros bens que são destacáveis da companhia. Por isso, ele pode a vir resultar em direitos legais e contratuais.

Rentável

O ativo intangível de uma empresa gera benefícios como qualquer outro ativo que faça parte da companhia. Dessa forma, eles servem como um meio de obter lucros e benefícios financeiros. Além disso, para que um ativo intangível seja reconhecido é necessário:

  • atender as definições de ativo intangível;
  • estar de acordo com as definições de ativo;
  • ter seu custo mensurado com confiabilidade.

Quais as vantagens de ter ativos intangíveis?

Os ativos intangíveis são responsáveis pelo valor de mercado oferecido pela instituição e, por isso, possuí-los pode ser vantajoso.

Companhias de todos os tamanhos devem se preocupar com a questão desse tipo de ativo. A Coca-Cola, por exemplo, é uma das mais conhecidas do mundo etem uma marca que vale muito mais que os produtos ofertados. Assim, não é difícil entender que os seus ativos intangíveis são considerados muito valiosos.

As empresas associadas ao setor de bens de consumo também contam com diversos ativos intangíveis. Entre os exemplos mais comuns, podemos citar receitas e patentes de fórmulas, sem contar o reconhecimento de marca,  muito relevante nos mercados com um alto fluxo competitivo.

Dessa forma, recomenda-se que os gestores das empresas preocupem-se com os ativos como um todo, e não apenas com os ativos tangíveis da companhia.

Isso porque investir em ativos intangíveis é algo considerado vantajoso e importante para uma empresa que objetiva manter-se no mercado com desenvolvimento e crescimento.

Dito isso, é fácil entender que as plataformas digitais podem ser grandes aliadas nesse desenvolvimento, já queé possível que as empresas propaguem os seus principais valores e posicionamentos por meio de tais plataformas.

Logo, além de manter um acompanhamento profissional para que os resultados desejados sejam atingidos, é importante e recomendado traçar uma estratégia específica com foco neste tipo de ativo.

Além disso, geralmente, as empresas com um nível maior de ativo intangível costumam gerar mais lucros uma grande valorização para o nome e marca da empresa.

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