O que é Ativo Não Circulante?
O ativo não circulante refere-se ao conjunto de ativos que permanecem por um longo prazo no balanço patrimonial da organização.
Ou seja, ativo não circulante é o agrupamento de bens de uma empresa que não são transformados em recursos durante o curto prazo. Dado que, não possuem liquidez considerável para serem convertidos de forma imediata.
Sendo assim, o ativo não circulante são os bens que a organização não possui interesse em gerar capital durante o curto prazo, dessa forma, possuem uma menor liquidez.
Como interpretar o Ativo Não Circulante?
O ativo não circulante relaciona-se aos bens que permanecem na organização por um longo período de tempo. Visto que, geralmente, os bens considerados pelo ativo não circulante estão correlacionados aos itens que a organização não venderia.
Dado que, interpreta-se que eles são necessários para a companhia operar e conduzir suas operações normalmente.
Sendo assim, para interpretar o ativo não circulante deve-se ficar atento aos bens possuídos pela empresa, logo, dentre os ativos não circulantes de uma empresa, pode-se ter:
- Terrenos;
- Marcas comerciais;
- Investimentos de longo prazo.
Dessa forma, o ativo não circulante proporciona que as empresas distribuam seus custos ao longo dos anos, interpretando assim, que o processo auxilia evitando imensas perdas durante períodos que ocorrem expansões do capital.
Como calcular o Ativo Não Circulante?
Os ativos não circulantes estão relacionados aos bens duradouros da organização, que não serão transformados em finanças no curto prazo, entretanto, integram a estrutura da organização e seu sistema de produção.
Dessa forma, para calcular o ativo não circulante é necessário subtrair os ativos totais pelos ativos circulantes, mediante a seguinte equação:
- Ativo Não Circulante = Ativos Totais – Ativos Circulantes
Além disso, para encontrar um ativo não circulante de uma organização, pode-se conferir o balanço patrimonial da companhia.
Composição do Ativo Não Circulante
O ativo não circulante é composto por quatro subgrupos de ativos, agrupando-os em tipos de bens, dentre eles estão: Realizável a longo prazo, investimentos, imobilizado e intangível.
Realizável a longo prazo
O ativo realizável a longo prazo, refere-se aos bens no qual a organização tem direito, entretanto, a conversão em capital está prevista para longo prazo.
Ou seja, último dia do exercício social que consiste na data da publicação do balanço patrimonial.
Dentre os quesitos que podem ser encaixados no segmento estão os contratos de valor mútuo e a recuperação de impostos.
Investimentos
Os investimentos realizados para estimular o desenvolvimento da organização, devem ser vistos como ativo não circulante, dado que, presumem retorno financeiro a médio e longo prazo.
Além disso, pode ser considerado no subgrupo os investimentos em novos equipamentos para a empresa e a aquisição de ativos financeiros.
Como também, podem consistir participações societárias da organização, visto que, uma empresa pode investir em outra.
Imobilizado
O subgrupo refere-se aos bens tangíveis de uma organização, isto é, os bens necessários para que uma empresa desenvolva suas atividades e que não serão comercializados nem convertidos em capital. Também pode ser conhecido como ativo fixo.
Sendo assim, no subgrupo do ativo imobilizado são considerados os equipamentos, as máquinas, edifícios e terrenos.
Intangível
Por fim, o subgrupo intangível consiste nos bens intangíveis, ou seja, são os bens e direitos relacionados à organização, mas que não possuem existência material.
Como exemplo, tem-se as marcas e patentes que são cadastradas pela organização, como também outras questões que estão associadas a propriedade intelectual.
Exemplo de Ativo Não Circulante
Entre as características e exemplos do ativo não circulante pode-se considerar os móveis possuídos pela empresa, dado que, são essenciais para a evolução das atividades empresariais.
Além do mais, outro bom exemplo de ativo não circulante, são as participações societárias, visto que, integram o grupo de ativos relacionados aos investimentos.
Foi possível saber mais sobre ativo não circulante? Deixe suas dúvidas nos comentários.