Ações Units

A

O que são Ações Units?

As Ações Units, ou apenas Units, são ativos compostos por mais de uma classe de valores mobiliários, podendo serem formadas por ações ordinárias, ações preferenciais e bonus de subscrição.

Ações Units são pouco usuais no mercado brasileiro e dão ao investidor o direito de voto em assembleias corporativas e preferência no recebimento de dividendos.

Também chamadas de Certificado de Depósito em Ações, as ações Units são ativos compostos do mercado à vista, vendidos em lotes com padrão mínimo de 100 ações. Também podendo ser negociado no mercado fracionário, em quantidades menores.

Sua liquidação é física e financeira, com prazo de D+3. É importante destacar que as vantagens e desvantagens desse tipo de ativo estão diretamente relacionadas com a qualidade das classes de valores mobiliários que as compõem.

Como identificar uma Ação Unit?

As Units são negociadas dentro da B3, a bolsa de valores brasileira. Elas podem ser compostas pelas seguintes classes de ativos:

Existem Units com apenas uma classe de ativos, mas aqueles com classes diferentes são mais comuns entre os investidores.

Para adquirir esses ativos, é preciso ter uma conta ativa em uma corretora de valores e enviar ordens de compra. É possível identificar uma Unit adicionando o código do ativo, que é composto por 4 letras e o número 11 após elas, como o ticker SAPR11, da companhia Sanepar S.A.

É possível consultar a as empresas que são units realizando uma busca pelo número na mecanismo de busca interno do Status Invest.

Vantagens das Ações Units

A maior vantagem das Ações Units é a possibilidade de adquirir vários tipos de ações de uma só vez, e consequentemente todas as suas características. Isso significa que, ao possuir uma Unit composta de ações ordinárias e preferenciais, o investidor possui tanto o direito de voto quanto a preferência no recebimento de dividendos.

Esse pode ser um ponto bastante positivo para os perfis de investidores que desejam uma maior abrangência de direitos como acionista. Vale destacar que é comum que as Units reinvistam automaticamente os dividendos recebidos, a fim de melhorar seus valores nas cotas.

E além do direito a voto e preferência nos dividendos, existe o Tag Along, que serve para proteger acionistas minoritários.

Desvantagens das Ações Units

A maior desvantagem das Ações Units é a falta de liberdade na escolha da composição de ações. Em alguns casos, um investidor pode acabar pagando mais caro por uma composição de ações que pagam o mesmo dividendo que as de uma classe de ativos, seja ela ON ou PN.

É comum que empresas criem Units apenas com a função de comercializar um conjunto de ações com maior facilidade.

Por isso, antes de optar por Ações Units, é importante que você compare os rendimentos dessa opção com a de outra composição individual de ativos.

Foi possível saber mais sobre as Ações Units? Deixe suas dúvidas nos comentários abaixo.

5 comentários