Mercado fracionário

M

O que é mercado fracionário?

Por vezes, as pessoas deixam de investir no mercado de ações devido ao valor que acreditam que aquele tipo de negociação demanda. Todavia, o mercado fracionário é uma porta de entrada para quem busca esta área e não deseja realizar grandes aportes.

Isso porque o mercado fracionário é o mercado em que as ações não são negociadas por lotes mínimos, isto é, o investidor pode comprar o número de ativos financeiros que deseja, realizando, inicialmente, um aporte menor. 

Por exemplo, no mercado convencional, é comum que as ações das empresas sejam negociadas em lotes que representam centenas de títulos, o que faz com que o investidor tenha que realizar um aporte alto, a depender do título, para se investir naqueles ativos.

Enquanto, no mercado fracionado é possível comprar o número de ações que o investidor deseja, se tornando assim uma porta de entrada interessante para o investidor iniciante. 

Afinal, o investidor não precisaria realizar um investimento que envolvesse centenas ou milhares de reais para começar a ter ações, pois não há a necessidade de comprar lotes daqueles ativos.

Ou seja, não há a necessidade de as pessoas serem “ricas” para investir, uma máxima comum de ser utilizada quando o assunto é bolsa de valores.

Além disso, pelo mercado fracionário, o investidor pode montar uma carteira com ações de diferentes empresas sem ter que realizar um grande investimento para isto. 

Fator que, em simultâneo, pode equilibrar a relação entre renda e risco que uma ação representa. 

Portanto, o mercado fracionário é um importante segmento do mercado financeiro, tanto para o investidor, quanto para as empresas.

Como comprar ações no mercado fracionário

Para se investir no mercado fracionário é necessário utilizar a letra “F” ao final do ticker, código, referente a ação da empresa que o investidor deseja comprar. 

Por exemplo, para o investidor investir em ações da Petrobras é necessário que se busque pelo código PETR3.

Contudo, para se investir nas ações que a Petrobras possui no mercado fracionado, o investidor deverá utilizar o ticker PETR3R.

Vale destacar que este processo serve para qualquer tipo de ação, seja ordinária, preferencial, units, entre outras.

Vale investir no mercado fracionário?

Como visto até aqui, o mercado fracionário pode ser uma alternativa interessante para o investidor que está ingressando no mercado financeiro. 

Ou seja, o mercado fracionário é um segmento que consegue atrair novos investidores para o mercado financeiro, fator que ganha ainda mais relevância quando analisado o contexto em que menos de 1% da população brasileira possui investimentos na bolsa de valores.

Além disso, o mercado fracionário possibilita a construção de um portfólio com diferentes ações, algo vantajoso tanto para o investidor iniciante, quanto para o mais experiente.

Outro ponto a se considerar quando o assunto é mercado fracionário é o fato que, a partir do momento que é possível se ter menos ações de uma empresa, os riscos são menores.

Afinal, as perdas causadas por 10 ações é consideravelmente menor que o prejuízo em um lote com 100 ações.

Contudo, é necessário compreender que os ganhos também seguem esta lógica, assim, quanto mais títulos o investidor tiver, maior será seu lucro em períodos de alta.

Ainda assim, o mercado fracionário é uma alternativa interessante dentro da bolsa de valores.

Adicione Comentários