Ticker

T

O que é um ticker?

Quem já se informou a respeito dos principais termos e códigos do universo do mercado financeiro, sem dúvidas, já se deparou com o nome ticker.

Dono de um significado importante e extremamente simples, o ticker é um código de referência gerado para identificar um ativo na bolsa de valores.

Assim, esse código de negociação é, basicamente, a abreviação do nome de um ativo específico; usado para facilitar a identificação destes ativos para a realização de negociações.

Mediante a utilização desse código é possível encontrar o ativo no home broker da corretora, podendo, posteriormente, negociá-los.

Além disso, por meio dos tickers também é possível acompanhar a variação dos preços e rentabilidade das ações na Bolsa de Valores.

Como interpretar um ticker?

De início, para interpretar o ticker é importante se atentar às regras impostas por cada Bolsa de Valores, dado que elas podem ter variações.

No Brasil, geralmente, o ticker é representado por uma quantidade de letras pré-definidas e um número utilizado para qualificar o ativo.

Isto é, as letras representam o nome do ativo e os números no final têm algumas diferenças ao qualificar cada um deles. Por exemplo:

  • O número 1 refere-se aos ativos que detém o direito de subscrição a uma ação ordinária;
  • O número 2 está relacionado aos direitos de subscrição de ações preferenciais;
  • O número 3 indica que é uma ação ordinária;
  • O número 4 exibe que a ação é preferencial;
  • o número 11 refere-se a BDRs, Exchanged Traded Funds, Fundos Imobiliários e Units.

Sendo assim, através do ticker é possível interpretar alguns dados relevantes e, por meio desses dados, o investidor pode ser guiado para as melhores decisões.

Além disso, as informações que são obtidas através do ticker podem ser consideradas confiáveis, visto que são atualizadas em tempo real.

Qual a função do ticker?

A principal função do ticker na Bolsa de Valores é facilitar a visualização dos ativos. Dessa maneira, esse código segue uma lógica, servindo para garantir que as operações na Bolsa de Valores sejam feitas corretamente.

Por isso, é importante conhecê-los, dado que esta é a única maneira de negociar ativos no home broker da corretora de valores.

Além disso, através do ticker dos ativos o investidor poderá ficar informado nas plataformas, encontrando diversos fatos que podem ser considerados relevantes. Dentre eles, podemos citar:

  • Volume de operações;
  • Preço do ativo atualizado em tempo real;
  • Volume de negociação dos papéis.

Todas as ações que integram a Bolsa de Valores brasileira têm um padrão. Assim, para identificar a cotação do ativo, é necessário apenas digitar o ticker e analisar as informações que foram disponibilizadas.

Ticker no mercado de opções

No mercado de opções o ticker é formado por quatro letras que representam a ação negociada, seguidas por uma quinta letra que aparece para representar o mês de vencimento da opção.

Além disso, o ticker também conta com um código que pode indicar outras informações relacionadas ao ativo, como o seu tipo específico, no caso das ações americanas e europeias, e o strike (preço do exercício da opção).

Adicione Comentários