O que é swing trade?
O swing trade é uma estratégia de operação de curto e médio prazo. Ela é realizada na bolsa de valores e adotada por especuladores. Além disso, costuma durar alguns dias ou semanas.
Apesar disso, o investidor pode optar por se manter comprado por alguns meses. Nesse caso, o swing trade é de médio prazo. No entanto, nunca ficará nessa posição por um longo período.
De toda forma, a decisão do swing trade é embasada na análise técnica. O mais comum é analisar os gráficos diário, intraday e 60 minutos. Assim, é possível fazer uma leitura reativa do mercado.
Caso o investidor tenha foco no médio prazo, também pode utilizar a análise fundamentalista. Em ambas as situações, é necessário avaliar os gráficos ao longo do período para descobrir o melhor momento de comprar ou vender os ativos.
Portanto, a estratégia swing trade é uma metodologia de trabalho para operar no mercado de capitais. Devido a suas características, oferece menos riscos e potencial de ganhos mais elevado. Além disso, o foco é o monitoramento das tendências de efeito alongado.
Como funciona?
A metodologia prevê análise de mercado. A ideia é que o especulador tenha as informações necessárias para tomar decisões. Nesse sentido, os gráficos são fundamentais.
Eles detalham a volatilidade do mercado. Dessa forma, o trader avalia os ciclos completos de ativos e derivativos. A partir disso, pode aplicar uma estratégia para potencializar os ganhos.
Além disso, é importante ter uma quantia específica para isso. Isso porque o montante não poderá ser usado de imediato. Ainda é importante se preparar para ter prejuízos de parte ou até de todo o capital investido.
Uma forma de evitá-los é adotar as ferramentas certas. Por exemplo, o stop. Ele pode ser utilizado para definir o lucro (stop gain) e a perda (stop loss) máximos.
Dessa forma, assim que o ativo chega nesses patamares, você sai da sua posição de forma automática. Essa medida é importante para evitar que as perdas sejam significativas.
Day trade x swing trade x position trade: quais as diferenças?
A metodologia swing trade abrange operações de curto e médio prazo. O especulador fica menos exposto e alavancado. Porém, a estratégia também é menos agressiva do que o day trade.
Nesse último caso, o foco é fazer uma operação de curtíssimo prazo. Por isso, ela começa e termina no mesmo pregão.
O day trade é a modalidade mais arriscada e exige grande atenção. Isso porque é preciso aproveitar a alta volatilidade do mercado para comprar na baixa e vender na alta. Além disso, é preciso operar alavancado.
Por sua vez, o position trade é o modelo conhecido como buy and hold. Ou seja, o investidor compra um ativo e o mantém na carteira por meses ou anos. O foco é o lucro no longo prazo.
Ao longo do tempo, ele recebe a remuneração via dividendos ou juros sobre capital próprio (JCP). Por isso, o holder deve utilizar a análise fundamentalista para embasar suas decisões.
Quais são os benefícios da operação?
A principal vantagem do swing trade é a chance de lucro no curto prazo sem precisar de atenção total. Enquanto o day trade exige constante acompanhamento do mercado, a primeira opção é mais simples de ser aplicada.
Além disso, é uma alternativa excelente para quem tem outra fonte de renda. Afinal, é possível esperar a movimentação de mercado antes de tomar decisões. Esse também é o motivo pelo qual a estratégia é indicada para iniciantes.
E as desvantagens?
Antes de trabalhar com essa metodologia, você deve verificar se ela está adequada à sua realidade. Quem atua de modo especulativo tende a apresentar um perfil de investidor arrojado.
Outro fator a considerar são os riscos. Os principais são:
- alta volatilidade do mercado, que pode levar a perdas significativas. Por isso, é importante adotar uma estratégia de gerenciamento de riscos e optar pela diversificação de investimentos;
- incertezas do mercado. Ou seja, mesmo observando os gráficos, o ativo pode tomar outro caminho;
- ansiedade e falta de disciplina. Ambos geram problemas para seguir as estratégias de gerenciamento de riscos e levam a decisões precipitadas.
O que avaliar para atuar como swing trader?
O primeiro passo é abrir uma conta em uma corretora de valores. Em seguida, é importante atentar às oportunidades de mercado e fazer um acompanhamento correto.
Nesse processo, verifique acontecimentos específicos. Eles tendem a impactar o setor de operação. Além disso, vale a pena:
- conhecer os registros da Comissão de Valores Mobiliários (CVM);
- acompanhar fusões, reestruturações, desdobramentos de ações, aquisições e Ofertas Públicas Iniciais (IPOs);
- estudar sempre a análise técnica para identificar oportunidades.
Ao seguir essas dicas, a chance de prejuízos é menor. Dessa forma, você pode operar no swing trade com menos incertezas. Ainda assim, é importante ter atenção, foco e disciplina.
Estou gostando muito desse s site