Desdobramento de ações

D

O que é desdobramento de ações?

O desdobramento de ações é um processo em que as empresas aumentam o número de ações circulantes no mercado, mas sem interferir no correspondente ao capital aberto.

Nesse caso, o número total de ações aumenta significativamente no desdobramento de ações, mas o valor de cada uma é reduzido na mesma proporção. Assim, o investimento dos seus acionistas se mantém sem alterações.

É comum que um desdobramento, também conhecido como split, siga uma proporção de 1:2, 1:3 ou 1:10.

Dessa forma, quando ocorre o split, o investidor pode passar a possuir um número de ações duas, três ou até dez vezes maior do que antes.

Exemplo de desdobramento de ações

Para entender como funciona o processo de desdobramento de ações, basta conferir o exemplo a seguir:

Uma empresa fictícia possui ações com o valor de R$54,00. Com o processo de split, as ações dessa empresa acabam sendo divididas em dez partes iguais.

Desse modo, o valor de cada ação passa a ser de R$5,40, o que aumenta a quantidade total de ativos em circulação.

Assim, se antes um acionista possuía 100 ações, depois do desdobramento ele passa a te 1 mil ações. No entanto, o novo montante ainda representa o mesmo valor que o montante anterior ao processo.

Por que empresas fazem desdobramento de ações?

Existem diversos motivos que podem levar uma empresa a buscar o desdobramento de suas ações na Bolsa.

Um dos objetivos é ter mais ações disponíveis no mercado, gerando uma oportunidade para que mais investidores se tornem sócios do negócio.

Mas, além disso, existe também uma atribuição positiva à ações que passaram por operações de desdobramento ao longo dos anos.

Isso porque é comum que os splits sejam realizados por empresas que passaram por um forte processo de valorização em suas ações.

Outro ponto que pode fundamentar o desdobramento é a competitividade. Mas vale ressaltar que o preço das empresas na Bolsa só tem um significado relativo, já que o que importa, de fato,  são os indicadores relativos à empresa, e não o preço em si.

Vantagens do desdobramento de ações

A principal vantagem do desdobramento de ações para os investidores é a redução de preço das ações.

Tornando-se mais acessíveis, as ações de uma empresa sólida e com histórico positivo podem ser adquiridas por ainda mais investidores.

Empresas com preços elevados podem dificultar a vida do pequeno investidor que, como alternativa, busca o mercado fracionado (que pode, muitas vezes, não ser líquido suficiente).

Desvantagens do desdobramento de ações

Um ponto negativo do desdobramento de ações é o aumento de liquidez, que pode causar uma maior instabilidade no preço das ações.

Isso acontece porque uma companhia que faz splits pode atrair acionistas considerados “indesejados”, ou especuladores. Esse tipo de acionista, geralmente, busca apenas empresas de preço mais barato como critério para investir, e pode não ser  tipo de acionista visado pela companhia.

Também é importante destacar que esse processo pode gerar custos para as empresas, já que elas precisam divulgar  comunicados ao mercado e, principalmente, aos seus acionistas.

Sendo assim, apesar de destacar algumas consequências vistas como vantagens, não é possível garantir que o desdobramento de ações seja uma ferramenta eficiente para criar valor para um negócio listado na Bolsa.

Adicione Comentários