Built to suit

B

O que é built to suit?

O built to suit é um contrato de locação em que o imóvel foi construído ou reformado sob medida. Ou seja, ele está em conformidade com as necessidades do inquilino. Ao mesmo tempo, o locatário paga um aluguel mais alto. Isso porque ele arca com os custos da obra.

Por exigir um imóvel personalizado, o built to suit costuma ter um prazo longo. Normalmente, ele vai de 10 a 20 anos. Assim, o investimento relativo à obra é diluído com o passar do tempo.

Além disso, esse contrato requer um cuidado maior. Afinal, a obra é específica. Assim, a estrutura pode ficar muito restrita e impedir outras modalidades de locação.

contrato built to suit está disposto na Lei 12.744/2012. Por isso, é válido e tem resguardo jurídico.

Quais são as principais características desse contrato?

Esse modelo de locação imobiliária exige uma atenção maior. Afinal, a personalização consiste em uma situação atípica. Por isso, a negociação do built to suit tem algumas diferenças dos contratos comuns. As principais são:

  • o locador receberá o valor da locação acrescido das obras e/ou reformas realizadas;
  • o proprietário só poderá reaver o imóvel depois do encerramento do contrato;
  • o locatário pode pedir renúncia do valor devido à dificuldade de estabelecer a prestação relativa ao aluguel.

Geralmente, essa negociação é embasada em um contrato atípico. Isso porque as cláusulas são diferentes das normais. Por exemplo:

Como o modelo funciona?

Além de saber o que é built to suit, é preciso conhecer seu funcionamento. Nessa modalidade de locação, a estrutura do imóvel é sempre adaptada às necessidades do locatário. A propriedade ainda pode ser construída. No entanto, também pode passar por uma reforma.

Para garantir o melhor aproveitamento possível, é preciso obter os dados sobre o imóvel. Por exemplo, tamanho da edificação e do terreno. Além disso, a duração do contrato dependerá do tempo para a finalização do pagamento e do valor da obra.

Portanto, a negociação é firmada em duas vias. De um lado, o locador faz as mudanças necessárias. De outro, o locatário se compromete a ficar por um longo período. Assim, o contrato vale a pena.

Para entender melhor, veja quais são as 4 principais etapas do modelo built to suit.

  1. O contrato de locação é firmado com foco no longo prazo.
  2. O investidor aplica seu capital.
  3. O investidor obtém o terreno indicado pelo futuro inquilino.
  4. A construtora escolhida pelo investidor realiza a obra, de acordo com o terreno escolhido e as especificações feitas. Ainda são iniciados os procedimentos legais para a construção.

Cálculo

Esse modelo de contrato deve ser calculado a partir de alguns detalhes. As principais características que influenciam no valor são:

  • tamanho do terreno;
  • localização do imóvel;
  • especificidades da estrutura;
  • tempo de locação.

Quais são as vantagens do built to suit?

O principal benefício desse modelo de contrato é voltado ao locatário. Ele tem certeza de que o imóvel terá a infraestrutura desejada.

Isso é bastante benéfico para alguns setores. Por exemplo, a indústria. Nessas empresas, muitas vezes, é necessário ter um piso resistente devido ao maquinário e uma estrutura elétrica adequada.

Assim, o built to suit é a melhor opção. Afinal, nem todos os imóveis teriam essa característica. Por isso, o contrato é mais usado por empresas de médio e grande porte. Isso porque elas exigem um padrão específico de funcionamento.

Outra vantagem é a possibilidade do locador usar os recursos para outros investimentos. Portanto, o valor usado para compra, reforma ou financiamento é redirecionado.

Para quem investirá em fundos imobiliários, os benefícios desses contratos são:

  • ganhos no longo prazo;
  • baixo risco de vacância durante a vigência do contrato, especialmente por serem de longo prazo;
  • alta rentabilidade devido ao longo prazo e à multa elevada em caso de quebra de contrato.

E as desvantagens?

O aluguel de um imóvel built to suit também apresenta pontos negativos. É preciso investir um valor mais alto. Além disso, o investidor demorará para ter seu retorno.

Desse modo, esse é um investimento de baixa liquidez. No caso dos fundos de investimento imobiliários (FIIs), algumas dificuldades são:

  • alto valor de aluguel, que leva a dificuldades de pagamento e de novas contratações;
  • possibilidade de vacância após o fim do contrato.

Entender os riscos e os benefícios desse contrato ajuda a tomar as decisões certas. De toda forma, o built to suit é uma alternativa de investimento interessante. Afinal, é uma forma de ter previsibilidade de rendimentos ao longo da aplicação.

Adicione Comentários