Valuation

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O que é Valuation?

Você quer vender a sua empresa, mas não sabe quanto ela vale? Ou você é um investidor, e deseja adquirir ações de alguma companhia? É o valuation que vai dizer por quanto você pode vender ou comprar ativos.

O valuation significa “avaliação de empresas”, e deve ser usado sempre que houver negociações de compra e venda de ativos.

Para que serve o valuation?

Ninguém gosta de pagar mais por um produto ou serviço que compra, correto? Todos nós preferimos pagar valores justos por algo adquirido.

O que te faz crer que aquilo que você está comprando tem um preço justo? O valuation que o comprador faz, a partir de ações racionais, como a comparação de preços no mercado.

O mesmo ocorre nos negócios. O investidor não deseja colocar mais dinheiro do que precisa para adquirir uma empresa ou parte dela, por isso, ele faz o seu valuation.

Sendo assim, ele lança mão de ferramentas que o possibilitam chegar ao valor justo daquela empresa ou startup e, assim, pagar o preço justo pelos ativos que deseja comprar.

O valuation definido dá também segurança ao investidor, que escolhe se quer ou não investir uma soma de dinheiro em determinada empresa, avaliando a possibilidade de obter lucro e sucesso financeiro com a transação.

Em tese, um Preço/Lucro (P/L) mais barato garante dividendos maiores ao investidor. Sendo assim, ativos descontados geram valuations mais atrativos para o mercado, e esse é mais um motivo que prova a necessidade da avaliação da empresa.

Caso o retorno obtido não seja o esperado pelos investidores, no final das contas um bom valuation garantiu uma margem de segurança e atenuou maiores problemas.

E para quem vende uma empresa o valuation também é indispensável, especialmente para que o empreendedor e os sócios saibam quanto vale a empresa, não criando expectativas elevadas, mas também não tendo prejuízos na negociação.

Porém, os dados do valuation devem ser analisados com muito critério, lembrando que os valores apresentados aos sócios partem de estimativas.

Isto é, podem ocorrer discrepâncias entre um valuation e outro, e resultados distintos podem aparecer, a depender inclusive do método utilizado para fazer o valuation.

Métodos e características do Valuation

Há diferentes formas utilizadas por analistas para avaliar uma empresa, conforme exposto a seguir.

  • Fluxo de Caixa Descontado (FDC)
  • Múltiplos de Mercado
  • Valuation Contábil

 

Fluxo de Caixa Descontado (FDC)

O método de valuation mais utilizado é o Fluxo de Caixa Descontado (FDC), do inglês Discounted Cash Flow (DCF), propõe uma análise do fluxo de caixa da empresa, projetando o lucro futuro aplicando o desconto do risco associado ao investimento.

Múltiplos de Mercado

Também conhecido como avaliação relativa, esse método coloca outras empresas do mesmo setor e ramo de atividade como parâmetro para fazer o valuation da empresa.

No Múltiplos de Mercado o valuation acontece a partir da comparação relativa de indicadores de companhias semelhantes, e tem o Ebitda (ou Lajida) como valores referenciais.

Valuation Contábil

No valuation contábil apenas o patrimônio líquido da empresa é calculado, ou seja, todos os bens materiais, como mobiliários, instrumentos de trabalho, equipamentos de informática, etc.

Assim, essa avaliação desconsidera a marca, possíveis patentes, franquias e filiais, entre outros bens e ativos intangíveis da empresa.

O valuation contábil é muito utilizado quando a empresa se encontra em momentos de dificuldade, ou mesmo quando os sócios desejam encerrar as atividades.

Além destas, há ainda outras metodologias que são utilizadas para se fazer o valuation de uma empresa, tais como: o Valuation de Liquidação, o Valuation Pré-Investimento, e o Valuation Pós-Investimento.

O valuation ajuda a diminuir riscos do empreendimento, tanto para fundadores e demais sócios, quanto para possíveis investidores interessados em negociar com a companhia.

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