O que é NOPAT?
O NOPAT é um indicador importante especialmente para a atividade industrial, que possui elevados investimentos em maquinário.
Dessa forma, o NOPAT trabalha como um indicador financeiro que mostra o lucro das empresas.
O NOPAT é a sigla para Net Operating Profit After Taxes ou, em português, Lucro Operacional Líquido Após os Impostos.
Diferentemente das demais métricas, essa desconta todos os tributos incidentes sobre a operação de um negócio mais a depreciação.
O lucro operacional líquido após impostos mede a eficiência das operações de uma empresa alavancada. Portanto, ele também exclui a economia de impostos das dívidas existentes e perdas ou encargos únicos.
Importância do NOPAT
No Brasil, o NOPAT tem grande importância. Isso acontece devido à alta carga tributária. Por essa razão, ele é usado para calcular o fluxo de caixa livre para a empresa (FCFF) e o fluxo de caixa livre para o acionista (FCFE).
Em análises financeiras, esse indicador aponta, também, a exata medida da lucratividade da empresa em uma série histórica. Para possíveis investidores, por exemplo, esse número é um importante parâmetro de escolha.
Em análises mais robustas, o NOPAT de diferentes empresas de um setor pode ser levado a comparação, demonstrando quais delas são mais competitivas.
Diferenças entre EBIT, EBITDA e NOPAT
Dentro dos indicadores utilizados para medida de lucratividade, os mais usados são o EBIT e o EBITDA. Por isso, para entender a diferença entre eles, vale entender para que servem o EBIT e o EBITDA.
EBIT é a sigla em inglês para Earnings Before Interest and Taxes. Em português, significa “lucro antes dos juros e tributos”.
O EBIT demonstra apenas o lucro operacional da empresa, sem incluir despesas ou receitas financeiras. Portanto, é um indicador não-contábil que demonstra o lucro de uma empresa antes do reconhecimento das despesas com juros e impostos.
Veja o cálculo do EBIT:
- EBIT = lucro operacional + tributos sobre o lucro (IRPJ e CSLL) + das despesas financeiras líquidas das receitas financeiras
Em segundo lugar, o EBITDA significa Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization que, em português, se traduz em “lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização”.
Como ocorre com o EBIT, no EBITDA o objetivo também é demonstrar apenas o lucro operacional da empresa.
Porém, no cálculo do EBITDA ficam de fora, além dos impostos e efeitos financeiros, a depreciação de ativos tangíveis e a amortização de ativos intangíveis. Veja o cálculo do EBITDA:
- EBITDA = EBIT + depreciação + amortização.
Dessa forma, em relação a ambos, o NOPAT tem como vantagem permitir realizar uma análise de longo prazo, através do histórico da empresa contra sua concorrência.
Ao entender a capacidade de gerar receita, também é possível compreender a lucratividade frente às demais.
Por fim, vale salientar que os três indicadores são corretos. A aplicação depende da necessidade de cada caso.
Como calcular o NOPAT?
O NOPAT pode ser calculado pela simples dedução de custos e despesas operacionais. Para calculá-lo, existem diferentes formas que podem ser aplicadas. Uma delas é esta:
- NOPAT= Renda Operacional × (1−Taxa de imposto ).
Vale ressaltar que a Renda Operacional equivale ao lucro bruto menos despesas operacionais. Por fim, o NOPAT não inclui a economia de impostos que muitas empresas obtêm devido às dívidas existentes.