O que é liquidez geral?
A liquidez geral mede a capacidade da empresa pagar seus compromissos de curto e longo prazo. Por isso, mostra como está a saúde do caixa.
O cálculo da liquidez geral deve considerar os ativos e os passivos circulantes e de longo prazo. Dessa forma, o indicador é importante para as tomadas de decisão e a definição de objetivos estratégicos.
Apesar disso, seu uso é menos comum, quando comparado a outros indicadores de liquidez. O motivo é o prazo de pagamento dos compromissos, que ainda está distante. De toda forma, vale a pena acompanhar de perto para saber como está a capacidade de gerar dinheiro.
Como calcular a liquidez geral?
O resultado desse indicador é descoberto a partir da seguinte fórmula:
Liquidez geral = (ativo circulante + realizável a longo prazo) / (passivo circulante + passivo não circulante)
Esses dados são obtidos no balanço patrimonial. A partir do resultado obtido, é possível saber como está o caixa da empresa. Veja as possibilidades de índices:
- acima de 1: a empresa tem ativos suficientes para cobrir as dívidas assumidas;
- abaixo de 1: há dificuldade para honrar os compromissos. Ou seja, as dívidas são maiores do que o total de ativos disponibilizado para gerar dinheiro;
- igual a 1: nesse caso, capital e obrigações se equivalem. É um resultado mais difícil de encontrar.
Qual a importância da liquidez geral para os investidores?
O resultado da liquidez geral é útil para os investidores fazerem seu planejamento financeiro. A partir dessa informação, é possível escolher qual empresa é mais segura para aplicar seu dinheiro.
Como o indicador mostra se a empresa tem capital suficiente para honrar seus compromissos, evidencia se a companhia está em dificuldades ou um caixa saudável. Desse modo, fica mais fácil tomar uma decisão.
Quais são os outros indicadores de liquidez?
Além da liquidez geral, existem outros indicadores que precisam ser acompanhados. Eles são:
- liquidez corrente: é o mais usado nas empresas, porque mostra a capacidade da empresa em honrar seus compromissos de curto prazo;
- liquidez seca: mostra o valor verdadeiro da liquidez do ativo circulante, mesmo sem considerar a venda ou o uso do estoque. Por isso, é semelhante à liquidez corrente. A diferença é que seu cálculo exclui os estoques;
- liquidez imediata: leva em conta somente os recursos disponíveis de forma imediata, isto é, caixa, saldos bancários e aplicações financeiras de altíssima liquidez. Estoques e contas a receber são excluídos.
Qual a diferença da liquidez geral para os outros indicadores?
A liquidez geral é como um indicador de desempenho. Sua principal diferença para os outros modelos é considerar o longo prazo.
Tanto a liquidez imediata quanto a seca e a corrente avaliam somente o curto prazo. Por isso, é fundamental avaliar o indicador para identificar possibilidades futuras.
Mais do que isso, é importante considerar os quatro indicadores de forma simultânea. Ao compará-los e avaliar as necessidades da empresa, você obtém uma análise mais completa.
Portanto, a liquidez geral é importante para avaliar oportunidades de investimento. Contudo, ela também é útil para tomar decisões para a empresa. Assim, é um indicador bastante relevante.