Liquidez Corrente

L

O que é Liquidez Corrente?

A liquidez corrente é um indicador usado para mensurar, a curto prazo de tempo, a capacidade de pagamento de uma companhia. Desse modo, a liquidez corrente busca obter a razão entre o ativo circulante da companhia pelo passivo circulante.

Dessa forma, através da liquidez corrente é possível analisar a capacidade de pagamento de uma empresa, que pode ajudar a identificar a saúde do negócio.

Como interpretar a Liquidez Corrente?

A liquidez corrente possui o propósito de mensurar a capacidade de pagamento de uma companhia. Desse modo, existem algumas interpretações da liquidez corrente que possibilitam a compreensão dos resultados, dentre essas interpretações, estão:

  1. Maior que 1 – Caso a liquidez corrente apresente um resultado maior que 1, significa que a companhia possui uma capacidade de pagamento relativamente boa, ou seja, expõe que a empresa possui um líquido positivo;
  2. Menor que 1 – Entretanto, se o indicativo da liquidez corrente apresentar um resultado inferior a 1,  demonstra que a empresa como dependente de geração de caixa, dado que, o ativo circulante está inferior ao passivo circulante;
  3. Igual a 1 – Além disso, caso o indicativo da liquidez corrente apresente um resultado igual a 1, revela que o capital da empresa e seus pagamentos estão proporcionais.

Em síntese, quanto maior for o índice de liquidez corrente de uma empresa, melhor serão as finanças da companhia.

Como calcular a Liquidez Corrente?

De início, é preciso compreender sobre os conceitos que compõem o cálculo da liquidez corrente, dentre eles estão o ativo circulante e o passivo circulante.

  • Ativo circulante: representado pelas disponibilidades financeiras, ou seja, bens e direitos que poderão ser convertidos em capital, durante um curto espaço de tempo.
  • Passivo circulante: caracterizado pelas obrigações que uma companhia precisa pagar durante o período de 1 ano, dentre as obrigações podem ser classificados os empréstimos e impostos.

Dessa forma, para calcular a liquidez corrente de uma empresa será necessário dividir o ativo circulante pelo passivo circulante, da seguinte forma:

Liquidez corrente =    Ativo circulante / Passivo circulante

Assim, será possível verificar a capacidade de uma empresa, durante o curto prazo, de quitar suas contas.

Exemplo de utilização da Liquidez Corrente

Primeiramente, antes de utilizar a liquidez corrente é  necessário obter o ativo circulante e o passivo circulante da empresa, para assim, realizar a análise.

Após adquirir os dados necessários, será possível calcular a liquidez corrente, exemplificando, caso o ativo circulante seja R$ 250 milhões e o passivo circulante for R$ 50 milhões, significa que a liquidez corrente é de 250÷50 = 5.

QUAL A IMPORTÂNCIA DA LIQUIDEZ CORRENTE

Tão importante quanto entender a fórmula da liquidez corrente, é compreender a sua importância. Como visto até aqui, avaliar este indicador antes de comprar um produto financeiro pode fazer diferença, especialmente porque ele pode ser utilizado para avaliar a saúde financeira das empresas. 

Ou seja, analisar a liquidez corrente é válido para entender se a empresa tem capacidade de arcar com suas dívidas de curto prazo. Afinal, empresas que não apresentam isso tendem a ter problemas no fluxo de caixa. 

Simultaneamente, empresas que possuam este indicador baixo também podem ser um alerta para quem busca dividendos. Afinal, caso enfrente problemas financeiros, as chances de não pagar proventos crescem. 

Dessa forma, este indicador é útil para quem deseja evitar riscos e, até mesmo, encontrar empresas que apresentem bom potencial de crescimento e valorização, afinal a interpretação de liquidez corrente auxilia neste processo.

Limitações da Liquidez Corrente

A liquidez corrente é calculada por meio de informações de balanço, tornando-se, assim, um indicador que pode apresentar resultados diferentes, mediante o momento utilizado.

Dessa forma, como a liquidez corrente não é vista como um indicador de período, ela é exposta a algumas limitações, por isso, é um indicador que não deve ser analisado sozinho, visto que, para verificar a liquidez da empresa é relevante acompanhar outras métricas disponibilizadas.

Além da liquidez corrente, outros indicadores que integram o subgrupo de indicadores de liquidez, também estão expostos a essa limitação como, a liquidez seca e o indicador de liquidez geral.

QUAIS OUTROS TIPOS DE LIQUIDEZ?

Além do indicador de liquidez corrente, existem outros tipos de liquidez que podem ser úteis para o investidor avaliar no momento de investimento em uma empresa. 

No caso, são as seguintes:

  • Imediata;
  • Seca;
  • Geral.

LIQUIDEZ IMEDIATA 

Tal qual o próprio nome indica, a liquidez imediata é a que avalia a empresa naquele momento, isto é, considera “apenas” o patrimônio disponível e o passivo circulante do negócio.

Assim, a fórmula para se chegar neste dado é a seguinte:

  • Liquidez imediata = patrimônio disponível/ passivo circulante

LIQUIDEZ SECA

Enquanto, a liquidez seca, diferente das outras, não considera o estoque em sua fórmula. Ou seja, este indicador é utilizado para mostrar a capacidade que um negócio possui de zerar seus passivos sem que tenha que vender o estoque no processo.

Assim, a fórmula da liquidez seca é a seguinte:

  • Liquidez seca = (ativo circulante – estoque)/ passivo circulante

LIQUIDEZ GERAL

Por fim, mas não menos relevante, há a liquidez geral, indicador cujo objetivo é calcular a liquidez de uma empresa no longo prazo, isto é, busca apresentar um retrato mais fiel acerca das finanças do negócio.

Assim, para se chegar a liquidez geral de uma empresa se avaliam os ativos e passivos circulantes e não circulantes. Dessa forma, temos a seguinte fórmula:

  • Liquidez geral = (ativo circulante – ativo não circulante)/ (passivo circulante – passivo não circulante)

Foi possível saber mais sobre Liquidez Corrente? Deixe suas dúvidas nos comentários abaixo.

Foi possível saber mais sobre Liquidez Corrente? Deixe suas dúvidas nos comentários abaixo.

19 comentários