O que é ação preferencial?
Toda empresa listada na Bolsa de Valores possui ações para serem negociadas. Entre elas, dois tipos chamam a atenção: ação preferencial e ação ordinária.
Como o nome diz, a ação preferencial dá algumas preferências, certos direitos, ao acionista que optar por ela.
O que é uma ação?
Ações são frações que uma empresa disponibiliza no mercado para que qualquer pessoa se torne seu investidor.
Para que isso ocorra, a diretoria deve lançar o IPO (Initial Public Offering) da empresa, que é o processo de abertura de capital na Bolsa de Valores.
E para o investidor, é fundamental que ele esteja registrado na Bolsa de Valores e que tenha acesso à ferramenta conhecida como Home Broker.
É nessa plataforma de investimentos que ele vai poder escolher entre uma ação preferencial ou uma ação ordinária, além de definir quanto quer investir, e em qual empresa.
Tipos de ações
Existem vários tipos de ações no mercado financeiro, e cada uma delas tem a sua característica própria.
As mais comuns, são:
- ação preferencial
- ação ordinária
- ação nominativa
- ação escritural
Além de possuírem características particulares, o perfil do investidor e o objetivo que deseja com o investimento também influenciam na escolha.
Porém, esses tipos de ação são os mais comuns e que chamam mais atenção de investidores. Alguns códigos são descritos para identificar uma ação na Bolsa de Valores.
No caso de uma preferencial, o código é apresentado da seguinte maneira:
Sigla da empresa + número 4
Exemplo: PETR4
No exemplo acima, temos representada uma ação preferencial nominativa da Petrobras.
Caso o investidor esteja interessado em uma ação ordinária, ele deve procurar códigos com o final 3, assim representado:
Sigla da empresa + número 3
Exemplo: VALE3
Neste exemplo, apresentamos uma possibilidade de ação ordinária nominativa da Vale.
Diferença entre ação preferencial e ação ordinária
Ambos os investimentos são realizados na Bolsa de Valores, porém, títulos de ação preferencial são mais comuns de serem encontrados.
Isto é, quem deseja iniciar os investimentos em empresas de capital aberto provavelmente encontrará mais desses títulos sendo negociados.
O investidor precisa conhecer a empresa em que deseja aplicar recursos, seu histórico, sua administração e seu estatuto.
Vale destacar que existem diversas diferenças entre ação preferencial, também conhecida como PN, e ação ordinária, chamada de ON.
As principais delas estão no sentido dos direitos que cada uma confere ao investidor.
Por exemplo: na ação ordinária (ON) o investidor tem direito a voto na assembleia, enquanto na ação preferencial (PN) o investidor não possui esse direito.
Apesar do direito ao voto, conferido ao investidor que possui ações ON, a Lei das Sociedades Anônimas afirma que ele não é responsável pelas dívidas da empresa.
Outra diferença está no fato de que o investidor que optar pela preferencial terá o direito de receber os dividendos antes dos demais.
Isso inclui também a distribuição de lucros e proventos e, no caso de liquidação ou fechamento da empresa, reembolso do capital investido.
Daí o nome ação preferencial: justamente da referência que este acionista tem na hora do recebimento de valores.
Nos EUA esse conceito de ações preferenciais com preferência a receber antes dos acionistas ordinários os dividendos é ligeiramente diferente. Preferred Shares têm característica de dívida, muitas vezes com prazo de vencimento e podem até ser conversíveis em ações ordinárias (preferred convertible).