Valor de Mercado

V

O que é Valor de mercado?

O valor de mercado, refere-se ao preço que o mercado está pagando por uma determinada empresa, baseando-se na lei da oferta e da procura e concorrência de mercado.

Através do valor de mercado, será possível verificar o posicionamento de uma organização, perante diversas variáveis que podem influenciar de forma positiva ou negativa o valor das ações.

Ou seja, observa-se que o valor de mercado, verifica o preço que a empresa está sendo negociada no mercado financeiro, durante um período determinado. Vale ressaltar que esse valor varia ao longo do tempo, baseado normalmente no preço em que as ações negociam.

Como interpretar o Valor de mercado?

O valor de mercado representa a precificação de uma empresa no mercado de capitais. Como o mercado costuma realizar suas precificações com base uma expectativa futura, o valor de mercado costuma refletir expectativas de ganho de ativos.

Dessa forma, para interpretar o valor de mercado é válido compreender que caso uma empresa promete bons lucros no mercado futuro, o valor de negociação de ativo costumam ser maiores, em comparação, caso uma organização não reflita expectativas de ganhos expressivos.

Logo, o valor de mercado torna-se um dos critérios mais indicados para executar decisões financeiras. Porém, o investidor precisa ficar atento para não confundir o valor de mercado, com o preço justo da companhia ou com o patrimônio líquido da organização.

Como calcular o Valor de mercado?

O cálculo do valor de mercado é realizado através da multiplicação do valor de uma ação, pelo número de ações existentes.

Desse modo, o valor de mercado poderá ser calculado mediante a utilização da seguinte fórmula:

  • Valor do mercado = Valor de uma ação x Número de ações existentes

Sendo assim, através desse cálculo, pode ser verificado se uma empresa possui prestígio no mercado financeiro. Entretanto, é importante atentar-se para não confundir o valor de mercado, com outros tipos de valores.

Exemplo de Valor de mercado

De início, é importante obter algumas informações da empresa, como o valor das ações e o número de ações existentes.

Por exemplo,caso uma organização X possui 2 mil ações em circulação e suas ações estão sendo negociadas a R$20, conclui-se que o valor de mercado da empresa é a multiplicação desses 2 fatores, totalizando R$40.000,00

Limitações do Valor de mercado

O valor de mercado está situado como um dos indicadores mais utilizados para verificar quanto o mercado está avaliando uma empresa. Entretanto, esse número possui algumas limitações, dado que, o valor de negociação reflete apenas uma estimativa do valor do valor da companhia pelo seus acionistas, não de fato seu valor intrinseco.

Dessa forma, é interessante que cada investidor realize sua própria análise a fim de identificar um valor justo para se negociar determinado ativo, sem necessariamente utilizar a expectativa do mercado ao avaliar determinada empresa.

Dessa forma, é válido utilizar o valor de mercado, em conjunto, a outros indicadores para obter uma análise mais realista.

Foi possível saber mais sobre o valor de mercado? Deixe suas dúvidas e comentários no espaço abaixo.

Adicione Comentários