Valor de Mercado

V

O QUE É VALOR DE MERCADO?

O valor de mercado, refere-se ao preço que o mercado está pagando por uma determinada empresa, baseando-se na lei da oferta e da procura e concorrência de mercado.

Através do valor de mercado, será possível verificar o posicionamento de uma organização, perante diversas variáveis que podem influenciar de forma positiva ou negativa o valor das ações.

Ou seja, observa-se que o valor de mercado, verifica o preço que a empresa está sendo negociada no mercado financeiro, durante um período determinado. Vale ressaltar que esse valor varia ao longo do tempo, baseado normalmente no preço em que as ações negociam.

COMO INTERPRETAR O VALOR DE MERCADO?

O valor de mercado representa a precificação de uma empresa no mercado de capitais. Como o mercado costuma realizar suas precificações com base em uma expectativa futura, o valor de mercado costuma refletir expectativas de ganho de ativos.

Dessa forma, para interpretar o valor de mercado é válido compreender que caso uma empresa prometa bons lucros no mercado futuro, o valor de negociação de ativo costumam ser maiores, em comparação, caso uma organização não reflita expectativas de ganhos expressivos.

Logo, o valor de mercado torna-se um dos critérios mais indicados para executar decisões financeiras. Porém, o investidor precisa ficar atento para não confundir o valor de mercado, com o preço justo da companhia ou com o patrimônio líquido da organização.

COMO CALCULAR O VALOR DE MERCADO?

O cálculo do valor de mercado é realizado através da multiplicação do valor de uma ação, pelo número de ações existentes.

Desse modo, o valor de mercado poderá ser calculado mediante a utilização da seguinte fórmula:

  • Valor do mercado = Valor de uma ação x Número de ações existentes

Sendo assim, através desse cálculo, pode ser verificado se uma empresa possui prestígio no mercado financeiro. Entretanto, é importante atentar-se para não confundir o valor de mercado com outros tipos de valores.

EXEMPLO DE VALOR DE MERCADO

De início, é importante obter algumas informações da empresa, como o valor das ações e o número de ações existentes.

Por exemplo, caso uma organização X possui 2 mil ações em circulação e suas ações estão sendo negociadas a R$20, conclui-se que o valor de mercado da empresa é a multiplicação desses 2 fatores, totalizando R$40.000,00

O QUE AFETA O VALOR DE MERCADO

Com visto, o valor de mercado das empresas é um indicador relevante para quem busca investir na bolsa de valores.

Afinal, esta é um dado que permite analisar e comparar empresas, além de encontrar boas oportunidades de mercado.

Todavia, para utilizá-lo do melhor modo, é preciso entender quais fatores que afetam em seu funcionamento. Nesse sentido, vale destacar três. São eles:

  1. Macroeconomia;
  2. Setor;
  3. Mercado.

Dessa forma, vale destacar separadamente cada um destes pontos;

Macroeconomia

Em suma, macroeconomia é qualquer fator que impacta a economia de modo geral. 

Assim, acontecimentos políticos, sociais, financeiros podem causar estes impactos, alterando taxas de juros, inflação e PIB, por exemplo.

Portanto, este fator também afeta o valor de mercado das empresas.

Setor

Enquanto, questões setoriais são mais direcionadas, isto é, relacionadas ao segmento de atuação da empresa. 

Desempenho ou entrada de concorrentes, tendência de consumo e representatividade, são fatores que impactam nas atividades de uma empresa.

Dessa forma, os movimentos do setor são fatores que interferem no valor de mercado de uma empresa.

Mercado.

Por fim, mas não menos relevante, está o peso que o mercado possui para um negócio.

Não à toa, afinal oferta e demanda e expectativa do mercado são pontos diretamente ligados ao valor de mercado que uma empresa possui. 

POR QUE ANALISAR O VALOR DE MERCADO

Em suma, o valor de mercado é uma ferramenta útil para o entendimento sobre o valor patrimonial e intrínseco de uma empresa. 

Na análise fundamentalista, o valor de mercado possui grande relevância, pois este tipo de técnica visa avaliar a empresa e projetar seu crescimento. 

Assim, mesclar este indicador com outros fundamentalistas tende a ser uma prática recorrente para aqueles que buscam encontrar boas oportunidades de mercado. 

Além disso, o valor de mercado também pode ser utilizado como base para realização do valuation de uma empresa. 

Ou seja, se aproximar do valor real de uma ação.

Por exemplo, caso o valor intrínseco seja mais elevado que o do mercado, há um indicativo que as ações estão sendo negociadas com desconto.

Dessa forma, investidores encontram boas oportunidades de mercado e conseguem obter renda no mercado de renda variável.

LIMITAÇÕES DO VALOR DE MERCADO

O valor de mercado está situado como um dos indicadores mais utilizados para verificar quanto o mercado está avaliando uma empresa. Entretanto, esse número possui algumas limitações, dado que, o valor de negociação reflete apenas uma estimativa do valor da companhia pelos seus acionistas, não de fato seu valor intrínseco.

Dessa forma, é interessante que cada investidor realize sua própria análise a fim de identificar um valor justo para se negociar determinado ativo, sem necessariamente utilizar a expectativa do mercado ao avaliar determinada empresa.

Dessa forma, é válido utilizar o valor de mercado, em conjunto, a outros indicadores para obter uma análise mais realista.

Foi possível saber mais sobre o valor de mercado? Deixe suas dúvidas e comentários no espaço abaixo.

13 comentários