Novo Mercado

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O que é Novo Mercado?

O Novo Mercado é o segmento de listagem direcionado às empresas listadas na bolsa que possuem um alto nível de governança corporativa.

Isso significa no Novo Mercado  o conjunto de processos, leis e costumes que fazem parte da cultura da empresa são transparentes e devidamente administrados.

O Novo Mercado é considerado um marco na promoção de um ambiente de investimentos de maior qualidade dentro do mercado financeiro brasileiro. Mesmo sendo criado em 2000, sua primeira listagem ocorreu apenas em 2002, se tornando uma referência para as empresas.

A adoção a esse segmento é voluntária por parte da empresa, que precisa adotar algumas medidas para tornar sua gestão mais efetiva e transparente. Existem orientações e regras societárias para que as companhias possam alcançar esse nível de governança e sejam reconhecidas com o segmento de listagem Novo Mercado.

Características das empresas do novo mercado

As empresas que aderem ao Novo Mercado não podem possuir ações PN.

Nesse caso, é preciso unificá-las como ações ordinárias. Essa ação faz com que todas as ações emitidas ofereçam benefícios das duas classes existentes, como o direito a voto e preferência no recebimento de dividendos.

Mas além disso, existem outros requisitos para que uma empresa seja classificada dentro do Novo Mercado. São eles:

  • Manutenção de no mínimo 25% das ações em circulação, ou 15% se o volume diário de negociações for superior a R$25 milhões);
  • Formação de um conselho de administração da empresa com ao menos 5 membros independentes e com mandato de até 2 anos;
  • Adoção da política de Tag Along de 100%, onde todos os acionistas têm a possibilidade de vender suas ações por um preço igual ao vendido pelo controlador em caso de dissolução;
  • Transparência na administração da empresa, com informações sobre a diretoria e gestão divulgadas aos acionistas;
  • Divulgação da situação financeira e operacional da empresa, incluindo fatos relevantes, resultados financeiros e informativos relacionados;
  • Adoção da função de Compliance e de áreas de Auditoria Interna e Comitê de Auditoria, sendo ele estatutário ou não estatutário;
  • Realização de oferta pública de aquisição de ações (OPA), em caso de saída do Novo Mercado.

Como identificar o segmento de listagem de uma empresa?

O segmento de listagem de uma empresa também é conhecido como o seu nível de governança corporativa.

Os diferentes tipos servem para classificar as gestões de empresas que possuem ações negociadas dentro da bolsa de valores.

Os segmentos existentes são:

  • Tradicional;
  • Nível 1;
  • Nível 2;
  • Novo Mercado;
  • Bovespa Mais Nível 2;
  • Bovespa Mais.

Para encontrá-los, basta entrar no site da B3 e consultar o ticker da empresa desejada. Além do segmento, é possível encontrar informações como a classificação setorial, tag along e free float da empresa.

Quais empresas fazem parte do novo mercado?

Das 68 empresas que fazem parte do Ibovespa, índice que reúne as companhias com ações mais negociadas na B3, 42 estão dentro do segmento do Novo Mercado.

Entre elas, é possível destacar:

No site do Status Invest, é possível encontrar dentro das informações de cada ação, o segmento de listagem daquela empresa.

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