Giro do Ativo

G

O que é o Giro do Ativo?

O Giro do Ativo é um indicador contábil que compara o total médio de ativos de uma empresa com sua receita líquida.

Sendo assim, o giro do ativo relaciona o quanto a empresa vendeu em um ano, após abatimentos como descontos, devoluções e tributações, em relação ao seu total de ativos.

O objetivo do cálculo do giro do ativo é entender se a companhia utiliza com eficiência os seus bens para produzir dinheiro através de suas operações.

Além de ser uma informação relevante para a análise de investidores, ela contribui para a avaliação de estratégias empresariais.

Como interpretar o Giro do Ativo?

É possível perceber que o Giro do Ativo é um importante indicador sobre a utilização de ativos por parte das empresas. Seu resultado contribui para que seja possível observar empresas com operações eficientes. Em geral, quanto maior o resultado do cálculo, melhor.

No entanto, diversos fatores podem influenciar cálculo do Giro do Ativo. Por isso, ele acaba sendo mais útil em uma análise comparativa entre empresas do mesmo segmento.

Como calcular o Giro do Ativo?

Para fazer o cálculo do Giro do Ativo, basta comparar o quanto a empresa vende com o total de ativos que ela possui.

Isso pode ser feito através da seguinte fórmula:

GA = Receita Líquida / Total Médio de Ativos

A Receita Líquida representa a quantidade de dinheiro que a empresa obteve com vendas nos últimos 12 meses com o desconto de:

  • Devoluções;
  • Impostos;
  • Reembolsos

Já o Total Médio de Ativos é a média do valor total de ativos que a empresa possuiu nos últimos 12 meses.

Exemplo de utilização do Giro do Ativo

Imaginando que uma empresa tem uma Receita Líquida de R$12 milhões e um Total Médio de Ativos de R$32 milhões, temos o seguinte cálculo:

GA = 12 / 32

GA = 0,375

Para entender se esse número está alto ou baixo, é importante compará-lo com o resultado de outras empresas concorrentes. Assim, é criado um parâmetro que ajuda na hora de decidir a melhor empresa para investir.

Limitações do Giro do Ativo

Sem dúvida alguma o Giro do Ativo é um excelente indicador sobre a capacidade de uma empresa gerar mais dinheiro através de sua base de ativos. No entanto, como dito anteriormente, sua limitação principal é que seu cálculo não leva em consideração fatores característicos de cada setor de mercado.

Além disso, empresas do mesmo setor podem conter estruturas totalmente diferentes. Uma empresa pode ser muito mais verticalizada e ter um giro do ativo menor. Ao mesmo tempo, pode haver uma empresa do mesmo setor com uma estrutura mais horizontalizada que apesar de ter um giro do ativo maior, pode não ser tão eficiente como a outra empresa.

Por isso, junto ao Giro do Ativo, é importante que o investidor utilize outros indicadores fundamentalistas para uma análise mais assertiva e completa dentro da análise de ações no mercado financeiro.

Foi possível ter um melhor entendimento sobre o conceito de Giro do Ativo? Deixe suas dúvidas no espaço de comentários logo abaixo.

Adicione Comentários