Giro do Ativo

G

O que é Giro do Ativo?

O Giro do Ativo é um indicador contábil que compara o total médio de ativos de uma empresa com sua receita líquida.

Sendo assim, o Giro do Ativo relaciona o quanto a empresa vendeu em um ano, após abatimentos como descontos, devoluções e tributações, em relação ao seu total de ativos.

O objetivo do cálculo do Giro do Ativo é entender se a companhia utiliza com eficiência os seus bens para produzir dinheiro através de suas operações.

Além de ser uma informação relevante para a análise de investidores, ela contribui para a avaliação de estratégias empresariais.

Para que serve o Giro do Ativo?

Antes de compreender como utilizar o indicador Giro do Ativo, é possível entender a utilidade que esta métrica possui.

Nesse sentido, a principal serventia de tal indicador é mostrar se os ativos da empresa estão gerando renda, isto é, avaliar a eficiência que os ativos da empresa possuem, sendo que o objetivo é obter renda por este meio.

Assim, ao utilizar o Giro do Ativo total, é possível definir políticas que buscam aumentar a geração de renda e, automaticamente, os lucros, por meio da melhor utilização dos ativos. 

Dessa forma, quanto maior for o indicador, mais eficiente será a utilização do ativo da empresa.

Contudo, para quem está analisando de “fora”, vale considerar que o índice do Giro de Ativo tende a variar de acordo com o segmento que a empresa está.

Ou seja, empresas de determinado setor podem apresentar o indicador elevado, sendo que isto é fruto do segmento de atuação e, não apenas, de suas atividades. 

Não à toa, a utilização desta métrica é mais útil na comparação entre empresas que atuam no mesmo setor. 

Todavia, tal qual grande parte dos indicadores fundamentalistas, o Giro do Ativo ganha mais “peso” quando combinado com outras métricas.

Análise do Giro do Ativo

É possível perceber que o Giro do Ativo é um importante indicador sobre a utilização de ativos por parte das empresas. Seu resultado contribui para que seja possível observar empresas com operações eficientes. Em geral, quanto maior o giro do ativo, melhor.

No entanto, diversos fatores podem influenciar o cálculo do Giro do Ativo. Por isso, ele acaba sendo mais útil em uma análise comparativa entre empresas do mesmo segmento.

Como calcular o Giro do Ativo?

Para fazer o cálculo do indicador contábil , basta comparar o quanto a empresa vende com o total de ativos que ela possui.

Isso pode ser feito através da fórmula do giro do ativo:

GA = Receita Líquida / Total Médio de Ativos

A Receita Líquida representa a quantidade de dinheiro que a empresa obteve com vendas nos últimos 12 meses com o desconto de:

  • Devoluções;
  • Impostos;
  • Reembolsos

Já o Total Médio de Ativos é a média do valor total de ativos que a empresa possuiu nos últimos 12 meses.

Exemplo de como utilizar o indicador

Imaginando que uma empresa tem uma Receita Líquida de R$12 milhões e um Total Médio de Ativos de R$32 milhões, temos o seguinte cálculo:

GA = 12 / 32

GA = 0,375

Para entender se esse número está alto ou baixo, é importante compará-lo com o resultado de outras empresas concorrentes. Assim, é criado um parâmetro que ajuda na hora de decidir a melhor empresa para investir.

Limitações

Sem dúvida alguma o índice giro do ativo é um excelente indicador sobre a capacidade de uma empresa gerar mais dinheiro através de sua base de ativos. No entanto, como dito anteriormente, sua limitação principal é que seu cálculo não leva em consideração fatores característicos de cada setor de mercado.

Além disso, empresas do mesmo setor podem conter estruturas totalmente diferentes. Uma empresa pode ser muito mais verticalizada e ter um giro do ativo menor. Ao mesmo tempo, pode haver uma empresa do mesmo setor com uma estrutura mais horizontalizada que apesar de ter um giro do ativo maior, pode não ser tão eficiente como a outra empresa.

Por isso, junto ao Giro do Ativo, é importante que o investidor utilize outros indicadores fundamentalistas para uma análise mais assertiva e completa dentro da análise de ações no mercado financeiro.

Foi possível ter um melhor entendimento sobre o conceito de Giro do Ativo? Deixe suas dúvidas no espaço de comentários logo abaixo.

4 comentários

  • O Giro do Ativo, em relação à Receita, multiplicado pela Lucratividade, fornece a Taxa de Rentabilidade da empresa. O Giro do Ativo é um indicador muito valioso para que se possa aumentar a taxa de retorno. Ou aumento a Lucratividade (lucro liquido sobre a Receita Total) ou aumento o Giro do Ativo. Qualquer dessas alternativas, em aumentando, aumenta a Taxa do Retorno da empresa. (Sobre o Patrimônio Liquido). Para os pequenos e médios empresários funciona muito bem essa abordagem, pois fica muito fácil ele entender que Ativos Realizáveis e Permanentes devem ser bem otimizados, para alavancar o Giro dos Ativos, assim como, reduzindo qualquer despesa aumenta a Lucratividade. Isso tudo vai refletir na Taxa de Retorno do Investimento.

  • Melhor do que comparar com outras empresas é comparar na mesma empresa este indicador durante uma janela de anos. A eficiência pode ser visualizada na melhora do indicador a cada ano que passa, independente de seu valor.

  • Quanto se fala em ativos considera-se também os ativos considerados bens de capital, ou seja, ativos que não giram devidos a sua necessidade de manter a empresa em atividade – imobilizado – por exemplo. Dito isso o GA não alcança tais contas do grupo. Essa métrica, diante dessa premissa, não altera referido índice?