ANDIMA

A

O que é ANDIMA?

ANDIMA é a sigla da Associação Nacional das Instituições do Mercado Financeiro. A entidade foi criada em 1971 e se fundiu com a Associação Nacional dos Bancos de Investimento (ANBID). Daí surgiu a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA).

Quando existente, a ANDIMA era uma entidade civil sem fins lucrativos. Ela reunia várias instituições financeiras, como:

  • bancos comerciais, de investimentos e múltiplos;
  • distribuidoras e corretoras de valores;
  • administradores de recursos.

Por esse motivo, ela representava o setor financeiro. No entanto, sua atuação também abrangia suporte técnico e operacional às instituições do mercado.

O que a ANDIMA fez para o mercado financeiro?

A Associação Nacional das Instituições do Mercado Financeiro — ANDIMA atuava junto aos players desse mercado. Portanto, tinha relações com o Banco Central e outras entidades e associações.

Dessas parcerias, foram criados dois principais ambientes. Um deles foi o Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic), surgido em 1979. Até hoje, esse é um sistema eletrônico de negociação de títulos públicos bastante sofisticado e um dos mais modernos no mundo.

Já em 1986, apareceu a Central de Custódia e Liquidação Financeira de Títulos (Cetip). Essa entidade tem padrão internacional e foca a negociação de títulos privados. Esses sistemas permanecem com a ANBIMA.

Como funcionava a área de educação da ANDIMA?

Uma das prerrogativas da associação nacional era a oferta de cursos visando à educação financeira. Por isso, a ANDIMA tinha um setor específico para formação de profissionais do mercado financeiro.

Essa área permanece até hoje. Inclusive, ampliou sua atuação. Além de oferecer cursos para profissionais, abrange pessoas que querem começar a atuar no mercado financeiro.

Entre as principais certificações oferecidas pela área de educação da ANBIMA estão:

  • CPA-10: é voltada para a prospecção e venda de produtos de investimento para o público;
  • CPA-20: direcionada ao segmento de private banking, clientes corporate e investidores institucionais, ou seja, a alta renda;
  • CEA: indicada para quem deseja prestar consultoria em planejamento de investimentos;
  • CGA: recomendada para profissionais fazem a gestão de recursos de terceiros e têm o intuito de auxiliar em tomadas de decisão.

Os cursos são bastante populares. Aliás, já foram emitidas mais de 1,2 milhões de certificações até maio de 2021, segundo a ANBIMA.

Além disso, vale a pena mencionar os cursos voltados a pessoas físicas. A ANBIMA oferece vários vídeos educativos, além de cursos sobre como investir e conhecer mais o mercado.

Como a ANBIMA funciona?

A ANDIMA deu lugar à ANBIMA em 2009. Atualmente, a entidade representa diferentes instituições, como bancos, distribuidoras e corretoras de valores, e administradoras.

Seu funcionamento é baseado na autorregulação. Isso significa que os participantes  adotam as melhores práticas de gestão. Nesse contexto, é preciso citar os integrantes do Sistema Financeiro Nacional (SFN), que são:

Assim, ainda que a ANDIMA não exista mais, ela está presente por meio da ANBIMA e ainda tem um papel relevante para o mercado.

Adicione Comentários