CAPEX

C

O QUE É CAPEX?

CAPEX é a abreviação para resumir um termo bastante usado dentro da área de finanças: Capital Expenditure, ou Despesas de Capitais, em português.

O CAPEX representa a quantidade de recursos destinados a investimentos em bens de capital de uma companhia, como:

  • Compras de Equipamentos;
  • Troca de veículos;
  • Instalações.

Em geral, o CAPEX está ligado às aquisições com o objetivo de melhorar a qualidade dos produtos ou serviços comercializados pela empresa.

PARA QUE SERVE O CAPEX?

É comum que decisões ligadas às questões financeiras dentro de uma empresa exijam bastante cautela. A compra de um equipamento mais caro, por exemplo, precisa ser uma garantia de que ele irá durar por mais tempo ou fazer seu trabalho mais rápido.

Nesse sentido, ter um termo que agrupa todos os aportes realizados na aquisição de bens de valor contribui para a análise dos resultados desses investimentos. Com uma boa avaliação do Capital Expenditure, é possível que tanto investidores quanto empresários avaliem o tempo médio que uma companhia necessita para recuperar sua aplicação e começar a lucrar.

Sendo assim, o CAPEX pode ser utilizado em uma análise comparativa entre os resultados de duas empresas de um mesmo setor. Além disso, através dele os gestores conseguem avaliar a eficiência de suas estratégias e otimizarem seus resultados.

COMO AVALIAR O CAPEX DE UMA COMPANHIA?

Cada setor do mercado possui suas próprias características e necessidades de investimento. Por conta disso, dependendo do segmento, o volume de CAPEX pode variar bastante entre empresas.

Enquanto algumas conseguem se desenvolver sem grandes investimentos, outras necessitam de uma despesa muito maior de capitais. Portanto, um CAPEX só pode ser positivo quando baseado no resultado de empresas de um mesmo segmento de atuação.

É importante destacar que uma análise de despesas de capitais vai muito além do nível de investimentos. Com o uso de outros indicadores junto ao CAPEX, é possível identificar algo ainda mais relevante para o futuro da empresa: seu gerenciamento de risco.

COMO CALCULAR O CAPEX?

O cálculo do CAPEX considera apenas os aportes com a aquisição de bens, e não os relacionados à manutenção.

O objetivo deve ser encontrar a variação de ativos e passivos dentro de um certo período de tempo.

A fórmula do CAPEX é a seguinte:

CAPEX = Variação do Ativo Imobilizado (Ativos atuais – Ativos passados) + Depreciação

QUAIS AS VANTAGENS DO CAPEX?

Como visto até aqui, o CAPEX e sua fórmula são úteis para entender se uma alocação de capital faz sentido ou não, pois este dado é útil para analisar a saúde financeira de uma empresa.

Vale destacar que ainda que este é um tipo de investimento importante também, pois, ainda que reduza o caixa da empresa inicialmente, este valor tende a render um valor mais elevado posteriormente. 

Assim, entre as vantagens de entender CAPEX e o que é este número, está a validação ou não de um investimento. 

Por exemplo, imagine que determinada empresa tenha comprado um maquinário mais moderno, ainda que haja um custo inicial elevado, a tendência é que este novo ativo se pague e de lucros posteriormente. 

Contudo, tão útil quanto entender o significado de CAPEX, é saber interpretar o resultado. 

Imagine um cenário em que o retorno sobre aquele investimento demore.

Assim, vale avaliar se tal investimento faz sentido, mesmo sendo um retorno de longo prazo.

Por fim, outra vantagem do CAPEX é o aumento da previsibilidade do negócio, aumentando a segurança do negócio.

O QUE É OPEX?

Por sua vez, OPEX, que vem do termo operation expenditure, é relacionada às despesas operacionais que uma empresa possui. 

Assim, diferente de CAPEX, o objetivo ao analisar o OPEX é entender os gastos rotineiros da empresa, incluindo despesas com funcionários, tributos, entre outros. 

Assim, vale destacar que este é um dado importante para se avaliar sobre as finanças de uma empresa.

Especialmente porque ao avaliar os gastos “sem retorno” de uma empresa, é possível elaborar uma margem de crescimento do negócio. 

Dessa forma, é natural que saber calcular este dado seja relevante para quem atua com finanças.

COMO CALCULAR O OPEX?

O cálculo do OPEX é feito com base na soma das despesas operacionais que a empresa teve durante um período contábil, sendo que, por vezes, os últimos 12 meses são este recorte de tempo.

Para isso, é importante considerar as seguintes informações:

  • Fluxo de caixa; 
  • Orçamento pessoal;
  • DRE;
  • Balanço patrimonial.

Assim, no cálculo do OPEX, é necessário a coleta de gastos relacionados à operação, ainda que eles façam parte da qualidade das finanças de um negócio.

Além disso, também é importante definir um valor estimativo no momento de realizar esta operação. 

Dessa forma, a empresa pode transferir no orçamento os custos e a quantidade relacionada ao OPEX.

DIFERENÇA ENTRE CAPEX E OPEX

Apesar de serem termos parecidos, o CAPEX e OPEX representam indicadores distintos sobre as finanças de uma empresa. O CAPEX representa os recursos utilizados na aquisição de bens de valor que, em certo período, deverão oferecer retorno sobre o investimento.

Nesse caso, a aplicação é empregada nas operações empresariais, já considerando a depreciação. Já o OPEX, ou Operational Expenditure, se refere às despesas operacionais de um negócio.

Nele, são levados em conta os pagamentos relativos à atividade de gestão empresarial e comercialização de produtos e serviços. Diferente do que acontece com o CAPEX, os custos do OPEX se relacionam à manutenção de equipamentos.

Além disso, consideram o gasto de consumíveis e outras despesas operacionais que perduram ao longo do tempo, como:

  • Manutenção e reparos;
  • Seguros;
  • Taxas de licença;
  • Publicidade e marketing;
  • Despesas do escritório;
  • Gastos com veículos, viagens e matérias-primas;
  • Folha de pagamento.

Portanto, a compra de um bem é uma despesa de capital e, por exemplo, o aluguel desse mesmo bem é uma despesa operacional.

COMO DEFINIR SE UMA DESPESA É CAPEX OU OPEX?

A definição de uma despesa em CAPEX ou OPEX é um pouco subjetiva, mesmo após entender a diferença entre cada um deles.

Por conta disso, nada melhor do que um exemplo aplicado em uma situação empresarial:

Digamos que uma empresa de design gráfico possui um determinado projeto com prazos bem definidos e boa expectativa de retorno.

Para que ele seja colocado em prática, o maior custo é referente à aquisição de novos computadores mais potentes, que são as despesas de bens de capital.

Além disso, será necessário fechar uma parceria com uma empresa para a manutenção dos aparelhos com desconto quando necessário.

E também, adquirir uma assinatura empresarial do programa exigido para o trabalho nos computadores.

Nesse caso, existem duas despesas operacionais, já que são variáveis, constantes, mas não depreciáveis.

QUANDO PRIORIZAR CAPEX OU OPEX?

Inicialmente, vale destacar alguns pontos-chave relacionados ao CAPEX e OPEX.

Por exemplo, como visto até aqui, o CAPEX gera custos mais elevados para a empresa em comparação com o OPEX.

Assim, é comum que empresas, especialmente as que estão iniciando, prefiram custos OPEX, afinal estes afetarão menos o caixa. 

Todavia, é comum que empresas em estados mais avançados de crescimento busquem gastos CAPEX.

O que não é à toa, afinal realizar investimentos com retorno no longo prazo faz sentido para negócios estabelecidos. 

Portanto, para entender em qual momento priorizar estes custos, é útil entender o estágio que a empresa está e os seus objetivos. 

INDICADORES RELACIONADOS AO CAPEX

Existem 3 indicadores relacionados a empresas que utilizam o CAPEX.

CAPEX / DEPRECIAÇÃO E AMORTIZAÇÃO

Esse indicador serve para comparar os investimentos com bens de capital com as suas depreciações e amortizações.

Se o também chamado CAPEX / D&A for maior que 1, significa que a empresa investe mais que sua própria amortização e depreciação de ativos. Ou seja, está em expansão, adquirindo um bom volume de novos ativos.

Um resultado igual a 1 representa que a companhia apenas repõe o valor da depreciação dos seus ativos, se demonstrando estável. Consequentemente, um resultado menor que 1 demonstra uma retração empresarial, pois o negócio gasta menos do que a depreciação de seus ativos.

FLUXO DE CAIXA LIVRE – CAPEX

O FCL – CAPEX demonstra se a empresa está gastando mais dinheiro do que ela gerou dentro de um certo período. Por subtrair o resultado do CAPEX do seu Fluxo de Caixa Livre, se o cálculo for positivo, significa que a companhia gasta menos do que ganha.c

14 comentários