O que é o Passivos/Ativos?
O Passivos/Ativos é um índice de alavancagem que compara a relação entre os passivos e os ativos de uma empresa.
Com o Passivos/Ativos, é possível ter uma noção do balanço da empresa e compará-la com o de outras do mesmo setor de atuação.
Portanto, esse indicador contribui para que o investidor entenda mais sobre a realidade financeira da empresa.
Como interpretar o Passivos/Ativos?
O total de passivos em relação ao total de ativos mostra como uma companhia pode crescer ao longo do tempo. Esse índice demonstra ao investidor a quantidade de ativos que são financiados pelos débitos da empresa, e não seu patrimônio.
Portanto, ao analisar esse indicador financeiro, o investidor consegue identificar se a empresa possui recursos suficientes para cumprir com suas obrigações e oferecer bons retornos sobre investimentos.
Supondo que um investidor que está analisando as finanças de uma empresa e o resultado dos seus Passivos/Ativos é maior que 1, é possível chegar a algumas conclusões.
Índices acima de 1 indicam que a empresa possui mais passivos que ativos. Sendo assim, a companhia representa um alto risco financeiro, já que não tem a capacidade de pagar seus débitos caso as taxas de juros subam repentinamente.
Já para os casos de índices abaixo de 1, é possível concluir que grande parte da empresa é financiada pelo seu patrimônio líquido.
Como calcular o Passivos/Ativos?
O cálculo dos Passivos/Ativos analisa o balanço de uma empresa incluindo todas as suas dívidas (curto, médio e longo prazo), bem como todos os seus ativos, tangíveis e intangíveis.
A fórmula dos Passivos/Ativos é a seguinte:
- Passivos/Ativos = Dívida de curto prazo + Dívida de longo prazo/ Total de Ativos
Exemplo de utilização do Passivos/Ativos
Se, ao analisar os dados financeiros de uma empresa de varejo, um investidor identifica R$100 milhões em ativos e R$37 milhões em passivos, é possível calcular:
- P/A = 37/100 = 0,37 de Passivos/Ativos
Nesse caso, se um negócio possui uma relação de Dívida Total/Total de Ativos de 0,37, o que significa que 37% dos seus ativos são financiados por credores.
Sendo assim, os 70% restantes são financiados pelo patrimônio líquido dos seus acionistas, o que indica uma boa estabilidade financeira.
Limitações do Passivos/Ativos
Apesar de ser um ótimo indicador financeiro para identificar o grau de alavancagem de uma empresa, assim como é o caso da Dívida Líquida/EBITDA, os Passivos/Ativos oferecem limitações.
Isso porque, somente por meio do seu cálculo, não é possível identificar a qualidade do ativo utilizado, já que tanto os ativos tangíveis quanto intangíveis são considerados. Por isso, assim como qualquer outro índice, a tendência da relação Dívida Total/Total de Ativos deve ser analisada no longo prazo.
Dessa forma, torna-se possível avaliar se o risco financeiro supostamente oferecido pela empresa está em tendência negativa ou se ele continua aumentando.
No segundo caso, os Passivos/Ativos mostram que a empresa não tem a capacidade de pagar sua dívida, e esta informação serve como um aviso importante para os seus investidores.
Foi possível entender mais sobre o indicador Passivos/Ativos neste artigo? Comente no espaço abaixo.
Qual é um valor bom de PASSIVO/ATIVO? A qual momento começa a obter um risco descontrolado ?
Boa tarde!
nesse caso não seria 63% sao financiado pelo patrimonio liquido? não entedi os 70%.