O que é a Dívida Líquida/EBITDA?
O Índice Dívida Líquida/EBITDA serve para analisar o índice de endividamento de uma empresa. Seu resultado demonstra o número de anos que uma empresa levaria para pagar sua dívida líquida no cenário em que o EBITDA permanece constante.
Isso acontece pois a Dívida Líquida/EBITDA considera o nível de dívida líquida e o quanto a empresa está gerando com suas atividades operacionais do momento analisado.
Para entender melhor sobre a Dívida Líquida/EBITDA, é importante entender o que cada uma dessas informações significa. A Dívida Líquida de uma empresa representa a soma dos seus empréstimos e financiamentos (passivos), após a subtração do caixa e equivalentes de caixa da empresa.
Já o EBITDA é a sigla para Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization, ou Lucros Antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização, em português.
Esse indicador é bastante utilizado para avaliar a realidade financeira de uma empresa, representando sua geração operacional de caixa.
Como interpretar a Dívida Líquida/EBITDA?
Nesse índice, o indicador EBITDA é utilizado como uma “proxy” (ou representação) da geração de caixa da companhia a ser avaliada. No entanto, ele é o montante gerado pela empresa a ser utilizado no pagamento de suas despesas.
O resultado da Dívida Líquida/EBITDA é considerado alto quando está entre 4x e 5x, sendo um sinal negativo para o investidor e para a própria empresa. Isso significa que a empresa possui menos capacidade para cumprir com suas obrigações financeiras, o que pode gerar um aumento no endividamento e interrupção no crescimento do negócio.
Já um índice entre 1x a 2x, por sua vez, é considerado mais saudável financeiramente pelo mercado, indicando uma boa gestão financeira da empresa.
No entanto, vale lembrar que a Dívida Líquida/EBITDA não deve ser analisada isoladamente, mas sim em conjunto com outros indicadores financeiros.
Assim, o resultado da análise de investimentos acaba sendo muito mais assertiva, levando em conta fatores não considerados na Dívida Líquida/EBITDA.
Como calcular a Dívida Líquida/EBITDA?
O cálculo da Dívida Líquida/EBITDA é bastante simples, já que suas informações podem ser retiradas diretamente dos relatórios financeiros disponibilizados pelas empresas listadas na bolsa.
Para calcular a Dívida Líquida por EBITDA, basta utilizar a seguinte fórmula:
O resultado do cálculo é expresso em “vezes”, por exemplo “2x”, “3x” ou “4x”.
Exemplo de utilização da Dívida Líquida/EBITDA:
Supondo que uma empresa “Y” possui uma Dívida Líquida de R$230 milhões e tem um EBITDA, em 12 meses, de R$125 milhões. A conta resulta em 1,84x, o que nos permite identificar que a empresa conseguiria pagar todos os seus débitos em menos de 2 anos.
Assim, temos indícios de que seja uma companhia com boa gestão financeira.
Limitações da Dívida Líquida/EBITDA
É importante que a relação entre Dívida Líquida e EBITDA de uma empresa seja utilizada para fins comparativos apenas entre negócios do mesmo setor de atuação.
Além disso, é importante entender o contexto da geração de dívida pela empresa, o que pode acabar fazendo com que o múltiplo da Dívida Líquida/EBITDA não seja completamente assertivo.
Nesse sentido, além da Dívida Líquida/EBITDA, é importante que a análise fundamentalista de investimentos inclua outros indicadores financeiros para ser mais abrangente e, consequentemente, mais eficiente.
Foi possível saber mais sobre Dívida Líquida/EBITDA? Deixe suas dúvidas nos comentários.
E quando a Dívida líquida pelo Ebitda é negativo? O que isso quer dizer?
Olá, Flavia!
Nessas situações, existem duas possibilidades. (i) A empresa possui mais caixa do que dívidas, o que resulta em uma dívida líquida negativa. (ii) A empresa possui um EBITDA negativo, indicando sua insuficiência operacional. Por isso, devemos sempre nos aprofundar no estudo dos indicadores e buscar pelo seu real significado.
E isso a gente vê mesmo na DRE.
Excelente matéria, status invest sempre nos ajuda a conhecer as empresas, através de seus fandamentos. Com certeza é uma das melhores ferramentas que o investidor possue para lhe auxiliar a investir.
Obrigado
O que quer dizer quando esse indicativo é negativo?
Olá, João Vitor!
Em casos de Dívida Líquida/EBITDA negativo, existem duas possibilidades: (i) A empresa possui mais caixa do que dívidas, o que resulta em uma dívida líquida negativa; (ii) A empresa possui um EBITDA negativo, indicando sua insuficiência operacional. Por isso, devemos sempre nos aprofundar no estudo dos indicadores.
Se uma Dívida Líquida/EBITDA resultar em 1,84x, quer dizer que a empresa conseguiria pagar todos os seus débitos em menos de 2 anos. Já uma Dívida Líquida/EBITDA no valor de -0,22, quer dizer que a empresa conseguiria pagar todos os seus débitos em aproximadamente 8 meses? Posso fazer a analogia de que quanto menor for a Dívida Líquida/EBITDA, mais saudável financeiramente é a empresa?
Olá, Heitor!
Você deve analisar o motivo da Dívida Líquida/EBITDA estar negativo. (1) O primeiro motivo pode ser uma dívida líquida negativa, ou seja, a empresa possui mais caixa do que dívidas; (2) Ebitda negativo, ou seja, a companhia dá prejuízos operacionais.
TEXTO MUITO BEM ESCLARECEDOR. MUITO BOM.
Olá, Erisvelto!
Muito obrigado! Ficamos felizes em ajudar.
O site de vocês é DEZ. Bastante esclarecedor e de fácil entendimento.
Olá, Dilson!
Muitíssimo obrigado! Ficamos felizes com isso.
Porque alguns analistas utilizam Dívida Bruta/EBITDA ao invés da Dívida Líquida/EBITDA?
Qual a diferença entre esses dois indicadores? Grande abraço!!!
Olá, Fábio!
Na prática, tem pouca diferença. Isso varia muito entre os setores. Dívida Bruta é composta por todo o capital de terceiros que compõe o passivo de uma empresa (no curto e no longo prazo). A Dívida Líquida é a diferença entre o passivo e o ativo de uma Empresa, ou seja, a diferença entre o quanto a empresa tem para pagar e o quanto ela deve.
Muito bom!!! Explicação muito clara e razoável. Texto simplificado e de fácil entendimento. Obrigado!
Olá, Richard!
Obrigado pelos elogios, ficamos felizes em ajudar!
O indicar não seria Div. líq / EBIT ? onde teria a definição deste indicador ?
Obrigado
Olá, Dome!
Existem os dois indicadores.
Nós ainda não temos um artigo específico sobre Dívida Líquida/EBIT, mas ele será postado em breve. Continue acompanhando.
O final “DA” de ebitDA, significa DEPRECIAÇÃO E AMORTIZAÇÃO.
Significando: EBIT = LUCROS ANTES DE JUROS E IMPOSTOS.
Obrigado. bem explicado e de fácil entndimento.
Obrigado, Mônica!
É muito bom saber que você ficou satisfeito com o nosso conteúdo.
Qdo a divida liquida / ebitda não aparece? Tem apenas um caractere (-), quer dizer o que?
Deu pra entender muito bem! Ainda mais com umas pesquisas a mais aqui para maiores esclarecimentos. Status Invest é top!
O status invest disponibiliza o ebitda das empresas da bolsa? Encontrei apenas um gráfico que dá valores em percetagem. Gostaria de saber os valores para poder calcular a divida liquida/ebitda das empresas.
A dívida líquida é igual a Tesouraria ?
Fiz uma análise em uma determinada empresa e constavam todos os outros indicadores, menos
o da divida liquida/ebitda. como faço nesse caso para descobrir o valor?
Quando uma empresa busca recursos para operar e aumentar capacidade de produção por exemplo, espera-se que haja geração de caixa que suporte a amortização do passivo e ainda sobre, sendo assim essa é uma boa dívida. De outro modo, muitas empresas recorrem a dívidas porquê não conseguem operar sem esses recursos, haja vista não geram caixa suficiente ou tem um ciclo operacional descasado, isso pode ser ruim. Há muitas situações e cada caso precisa ser avaliado cuidadosamente.
Muito obrigado pela informação, totalmente esclarecedora.
Explicação perfeita, estou quase virando um especialista.
Irei estudar tudo o que for possível!
Uma dúvida sobre a diferença entre a divida liquida e ABIDTA.
por exemplo a empresa B3SA3 tem uma divida líquida atual de -1,99 bilhões e sua EBDTA é de 6,48 bilhões o que resulta em -0,31x. a ABIDTA de 6,48 bilhões tornaria a empresa eficiente em pagar suas dividas e uma boa opção para se considerar uma boa ação para investir?