Bovespa Mais

B

O que é o Bovespa Mais?

Bovespa Mais é o nome dado a um dos segmentos de listagem disponibilizados pela B3, a bolsa de valores brasileira.

O objetivo do Bovespa Mais é incentivar o desenvolvimento da governança corporativa dentro das companhias que desejam fazer parte do mercado de capitais.

Sendo assim, ele fomenta uma maior transparência, ética e segurança dentro das empresas, para que suas relações com investidores se tornem mais saudáveis. Além disso, o Bovespa Mais possibilita o direito de registro como companhia de capital aberto listada na bolsa, mesmo enquanto a Oferta Pública Inicial (IPO) não foi feita.

No entanto, em até 7 anos é exigido que haja a realização oficial do IPO pela empresa.

Características das empresas do Bovespa Mais

O Bovespa Mais é o segmento ideal para empresas consideradas emergentes, que desejam adentrar no mercado de capitais, mas de forma progressiva. Com a permissão de oferta a um número limitado de investidores, as empresas acabam obtendo o financiamento necessário para expandir suas operações.

No entanto, para permanecer no segmento Bovespa Mais, as empresas precisam se enquadrar em alguns requisitos ligados à governança corporativa, como:

Como identificar o segmento de listagem de uma empresa?

Para identificar o segmento de listagem de uma companhia listada na bolsa de valores, basta buscar ação no menu de busca do Status Invest.

Ao clicar em determinada empresa e digitar o ticker da empresa a ser analisada, são apresentadas algumas características da companhia, como:

  • Nome do Pregão;
  • Segmento de Listagem;
  • Indicadores fundamentalistas

Caso a empresa esteja classificada dentro do segmento Bovespa Mais, é possível concluir que ela ainda está iniciando no mercado financeiro. Muitas vezes elas ainda não possuem atenção suficiente dos investidores, podendo oferecer algumas oportunidades fora do radar dos principais players do mercado.

Quais empresas fazem parte do Bovespa Mais?

Existem 15 empresas classificadas no Bovespa Mais, sendo as principais:

Para conferir o segmento de listagem de outras empresas, basta acessar elas no menu de busca do Status Invest e procurar a sessão do site que informa o segmento de listagem.

Vale destacar que alguns fatores acabam desmotivando o investimento em empresas listadas nesse segmento, como a falta de liquidez. Isso ocorre por conta da oferta de ações que, no Bovespa Mais, ocorre de maneira limitada e em pequeno volume. Por isso, é importante obter uma visão de médio a longo prazo ao escolher empresas desse segmento.

Foi possível saber mais sobre o Bovespa Mais? Deixe suas dúvidas nos comentários abaixo.

2 comentários