Free Float

F

O que é Free Float?

O Free Float é um indicador utilizado para medir a quantidade percentual de ações de uma companhia em livre circulação no mercado Sendo uma exigência dos órgãos reguladores do mercado de capitais, as empresas devem ter ao menos 25% das suas ações em circulação.

Portanto, o Free Float é uma ferramenta bastante importante para os investidores que estão tomando decisões de compra para a formação ou edição de sua carteira de ativos.

Em geral, empresas com alta quantidade de ações livres, ou seja, com um alto percentual de Free Float, costumam ser mais valorizadas no mercado

Como calcular o Free Float?

O cálculo do Free Float é bastante simples, exigindo apenas uma divisão entre o número total de ações em livre circulação pelo total de ações emitidas pela companhia, a partir da seguinte fórmula:

Free Float = Quantidade de ações em livre circulação no mercado / Total de ações da empresa

Portanto, o resultado do Free Float (FF) representa o número de ações que estão em posse do mercado, sendo negociadas livremente dentro da bolsa de valores.

Vale lembrar que não são consideradas em circulação as ações:

  • Detidas pelo acionista controlador e por pessoas a ele vinculadas;
  • Detidas pelos administradores da companhia;
  • Em tesouraria;
  • Preferenciais de classe especial, as Golden Shares.

Em um exemplo onde uma empresa possui um total de 10 milhões de ações com 6 milhões em posse dos controladores e 4 milhões em livre circulação, temos o seguinte cálculo para o free float:

4.000.000/10.000.000 = 40%

Como interpretar o Free Float de uma empresa?

Diretamente, o Free Float informa o volume de ações negociadas livremente na bolsa de valores. Esse tipo de informação é importante para entender sobre a liquidez de uma companhia, já que quanto mais ações disponíveis para negociação, mais fácil é transformar os papéis em dinheiro.

Isso porque existe um maior número de pessoas comprando e vendendo as ações dessa companhia. Portanto, para fins de negociação, quanto maior o percentual de Free Float, melhor.

O Free Float possui também relação com a volatilidade das ações, já que quanto maior seu percentual, menor a sensibilidade do valor de mercado da empresa às negociações ocorridas.

Para entender, basta imaginar que apenas 100 pessoas possuem determinada ação. Nesse cenário, elas será diretamente responsáveis pela sua precificação.

Já em um cenário com 10 mil pessoas, o mercado se torna mais justo para quem deseja comprar.

Vale lembrar que, dependendo do segmento de listagem, pode haver um valor mínimo em relação ao capital social da empresa:

  • Para o Nível 1 e Nível 2: 25%;
  • Após 7 anos de listagem no Bovespa Mais e Bovespa Mais Nível 2: 25%;
  • Para o Novo Mercado: 25% ou 15% se o volume médio diário for maior que R$25 milhões.

Vantagens das ações com alto Free Float

O Free Float é um indicador altamente relevante para o mercado de ativos, já que garante um nível mínimo de negociações e promove a liquidez das ações na bolsa.

Isso porque, em cenários onde existe uma alta concentração de poder acionário na mão de poucos investidores, como o brasileiro, uma cota mínima facilita a compra e venda dos ativos.

Além disso, esse indicador permite uma precificação adequada, já que uma alta quantidade de transações aumenta a capacidade de negociação. No entanto, é importante lembrar que o Free Float não é decisivo para a liquidez e avaliação da governança da empresa. Sendo assim, a avaliação de outros indicadores também é necessária.

Foi possível saber mais sobre Free Float? Deixe suas dúvidas nos comentários abaixo.

2 comentários