Fundos de fundos

F

O que são fundos de fundos?

Os fundos de fundos (FOFs) são fundos de investimento que alocam o capital dos cotistas em outros fundos de investimento. Assim, sua carteira de ativos é formada de forma diversificada por princípio.

Para os investidores, os fundos de fundos são opções interessantes. Inclusive, eles são indicados para iniciantes. Isso porque a gestão é totalmente repassada a profissionais.

Afinal, quando você aplica em um fundo, deixa seu capital ser alocado de acordo com um profissional especializado. No FOF, isso acontece de maneira mais ampla. Afinal, os outros fundos também têm seus gestores.

Por isso, o investimento acaba sendo mais seguro. Como as decisões ficam alocadas nas mãos de vários profissionais, há menos chance de erros operacionais.

Quais são os tipos de Fundos de Fundos?

Essa categoria de fundos de investimento é classificada de três principais maneiras. Os tipos de fundos de fundos são:

  • imobiliários: o capital é investido em FIIs;
  • multimercado: o dinheiro é aplicado em outros fundos multimercado. Ou seja, há alta diversificação, porque essa classe investe em vários tipos de ativos;
  • de ações: o recurso financeiro é alocado em fundos que aplicam em títulos de companhia;
  • de renda fixa: o capital dos cotistas é investido em títulos desse segmento.

Quais são as vantagens desse investimento?

Além de saber o que são fundos de fundos, é importante conhecer os benefícios dessa aplicação financeira. A principal é a diversificação.

Isso porque o capital é alocado em outros fundos de investimento. Assim, o FOF pode ser dividido em mais de 20 tipos.

Inclusive, os próprios fundos em que o FOF investe tendem a ser diversificados. Isso porque essa aplicação dificilmente aloca capital em apenas um ativo.

Aliás, esse é outro motivo que faz a aplicação em fundos de fundos ser interessante para iniciantes. Afinal, é possível diversificar mesmo com pouco dinheiro.

Outras vantagens são:

  • baixo custo: o custo-benefício é alto. Isso porque você investe em vários ativos com apenas um investimento inicial;
  • gestão profissional: os melhores profissionais da área administram os FOFs. Além deles, existem os gestores dos outros fundos em que os FOFs investem;
  • redução de riscos: como há diversificação e gestão profissional, há menos chance de perdas;
  • simplicidade de aplicação: esses fundos são recomendados para quem tem pouco tempo para gerir sua carteira. Assim, o gestor decide como e onde os recursos serão alocados.

E as desvantagens?

Apesar dos pontos positivos, também há duas desvantagens a considerar. O primeiro é a cobrança da taxa de administração. Quando é muito alta, diminui a rentabilidade do investimento.

O investidor pagará apenas a taxa de administração do fundo de fundos. No entanto, esses fundos em que o dinheiro é alocado também têm suas cobranças. Por isso, é preciso atentar ao percentual para evitar problemas na rentabilidade.

Ainda no quesito custos, existe a cobrança de Imposto de Renda (IR). A incidência depende do tipo de fundo que compõe a carteira do FOF. Por isso, é preciso avaliar a tributação.

O outro fator é a falta de liberdade. O investidor direciona toda a gestão do capital para um profissional. Portanto, ele decidirá como as carteiras dos fundos de fundos serão compostas.

Como investir?

Para aplicar seu dinheiro nessa modalidade, você deve abrir uma conta em uma corretora de valores. O procedimento de alocação do capital é feito pelo próprio home broker da instituição financeira.

Para fazer sua escolha, vale a pena ler a política e o regulamento do investimento. Assim, você verifica quais ativos compõem a carteira. Ainda vale a pena observar que ela pode conter fundos de tijolo e de papel.

Portanto, os fundos de fundos são investimentos válidos para iniciantes. Assim como outras aplicações financeiras, têm seus pontos negativos e positivos. Porém, podem ser alternativas interessantes para diversificar o capital.

Adicione Comentários