Taxa de performance

T

O que é taxa de performance?

A taxa de performance é uma cobrança feita dos investidores quando o resultado do fundo de investimento supera o benchmark. Portanto, é uma espécie de bônus pago aos gestores da aplicação financeira devido ao seu bom desempenho.

Também chamada de success fee, a taxa de performance é um incentivo à realização de um bom trabalho pelo gestor do fundo. No entanto, ela é opcional. Por isso, sua incidência nem sempre ocorre.

Nos casos em que é cobrada, o benchmark utilizado tende a ser:

  • CDI para renda fixa;
  • Ibovespa para fundos de investimento em geral;
  • dólar para fundos cambiais.

Contudo, não há proibição de usar outras referências. Além disso, é importante saber que a existência da taxa de performance não implica o pagamento de uma reparação, caso o resultado do fundo fique abaixo do esperado.

Como ocorre a cobrança da taxa de performance?

A melhor forma de saber como ocorre a incidência dessa taxa é analisar o regulamento do fundo. Nesse documento está descrito o benchmark utilizado e a alíquota aplicada a título de remuneração por desempenho.

No Brasil, o percentual aplicado costuma ser de 20%. De toda forma, a cobrança é feita somente sobre o percentual que ultrapassou a referência. Por exemplo, o benchmark é o Ibovespa.

A valorização desse indicador no período foi de 6%. No mesmo semestre, a rentabilidade do fundo foi de 11%, desconsiderando as despesas, como a taxa de administração. A taxa de performance do fundo é de 20%.

Assim, deve-se calcular a diferença entre a valorização e a rentabilidade e depois multiplicar pela taxa de performance. Ou seja:

(11% – 6%) x 20% = 1%

De acordo com esse exemplo, o gestor receberá 1% do total do capital investido no fundo no final do período.

A incidência da cobrança é semestral e ocorre de forma automática. O provisionamento considera o valor de cada cota do fundo.

Linha d’água

A cobrança da taxa de performance usa o sistema de compensação chamado de linha d’água. A partir do seu uso, a rentabilidade abaixo do benchmark é deduzida no percentual cobrado nos períodos seguintes.

Para ficar mais claro, considere que um fundo de investimento trouxe rendimento de 80% do benchmark em determinado período. No intervalo seguinte, o resultado ultrapassou a referência e ficou em 105%.

Nesse caso, os investidores deveriam pagar a taxa de performance sobre os 5% que ficaram acima da meta. No entanto, como o período anterior ficou 20 pontos percentuais abaixo, não haverá a incidência da alíquota devido à linha d’água.

Assim, o sistema de compensação garantirá que a cobrança só voltará a ser realizada quando a perda for ressarcida.

Em quais fundos de investimentos há taxa de performance?

Normalmente, somente os fundos com gestão ativa sofrem a aplicação dessa taxa . Essas aplicações são aquelas em que o gestor atua de forma direta para seu rendimento.

Os principais exemplos que se enquadram nesse contexto são os fundos:

  • de ações;
  • multimercado;
  • cambiais.

Desse modo, os fundos de renda fixa e outras modalidades não são aptos à cobrança de taxa de performance. A alíquota aplicada é apenas a administração, já que são fundos passivos.

Adicione Comentários