Fundo Multimercado

F

O que é um Fundo Multimercado?

O fundo multimercado é uma categoria de fundo de investimento. Por isso, ele é um tipo de aplicação financeira, como, por exemplo, o CDB e o Tesouro IPCA.

O nome do fundo multimercado tem a ver, justamente, com sua diversificação. Ele se caracteriza por uma política de investimentos que envolve vários fatores de risco, mas sem o compromisso de concentração em nenhum deles, especificamente.

Esses fundos podem aplicar em diferentes mercados – como renda fixa, câmbio e ações -, além de usar derivativos para alavancagem ou para proteção da carteira.

Dessa forma, os multimercados permitem uma maior liberdade de gestão e oferecem aos investidores um rendimento mais alto que em aplicações conservadoras.

Estruturação do Fundo Multimercado

Os fundos multimercados, assim como os fundos de investimentos, geralmente são compostos por profissionais ou empresas com algumas funções específicas, conforme exporto a seguir.

  • Gestor do fundo
    É aquele que toma as decisões de investimento do fundo, ou seja, é ele quem decide onde os recursos dos cotistas serão aplicados;
  • Administrador do fundo
    É responsável pelo bom funcionamento do fundo, e tem o objetivo específico de defender os interesses dos cotistas;
  • Custodiante do fundo
     É a instituição financeira responsável pela custódia dos ativos que compõem o fundo;
  • Auditor do fundo
    É a empresa responsável por fiscalizar se o fundo de investimentos está de acordo com as normas legais de operação no mercado financeiro;
  • Distribuidor do fundo
    É a empresa que vende as cotas dos fundos ao investidor. Portanto, é ela que liga o investidor interessado em aplicar no mercado por meio desta modalidade ao fundo.

Cotas de um Fundo de Investimento

Em todo fundo de investimento os investidores recebem cotas, sempre de acordo com o montante de capital por ele empregado ao fundo. As cotas são a menor fração do patrimônio de um fundo.

Quando se aplica em um fundo de investimento, portanto, adquire-se suas cotas, e os ganhos são distribuídos proporcionalmente entre os cotistas. Assim, quanto mais verba se coloca em um fundo, maiores são as cotas recebidas.

Como funciona um Fundo Multimercado

Por ser um tipo de fundo de investimento, os fundos multimercado representam uma opção de investimento em conjunto. Assim, ele reúne recursos de diferentes investidores para que sejam aplicados, ao mesmo tempo, no mercado financeiro e de capitais.

Dessa forma, os ganhos e as perdas são compartilhados pelos participantes, na proporção do valor depositado por cada um deles.

O objetivo dos fundos de investimentos sempre será fazer o dinheiro render, quando se trata de um fundo multimercado não é diferente: o foco está em investidores que pretendem ganhar dinheiro com o mercado financeiro.

No entanto, existem diferentes níveis desse fundo. Por essa razão, cabe a quem estiver investindo se informar sobre o fundo escolhido.

Isso porque como os fundos multimercado se baseiam na diversificação sem compromisso com algo em específico. Assim, os fundos que compõem a carteira podem ser mais ou menos agressivos. Consequentemente, eles têm diferentes níveis de risco.

Taxas e custos de um Fundo Multimercado

Assim como ocorre em outros tipos de fundos de investimento, existe a cobrança de taxas para custear as despesas e remunerar a equipe responsável pela gestão e operação do fundo.

A taxa de administração é um percentual anual cobrado sobre o patrimônio líquido do fundo antes do repasse para o valor das cotas.

Geralmente, essa taxa é maior do que a cobrada em fundos de renda fixa. Isso acontece poque a gestão de um fundo multimercado é bem mais complexa.

A cobrança da taxa de performance também é comum em fundos multimercado. Ela incide quando a rentabilidade supera um índice de referência – conhecido como benchmark – como forma de recompensar a equipe pelos bons resultados.

Além das taxas, existem as tributações. Os dois principais tributos que incidem nas carteiras são:

  • Imposto de Renda
  • IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).

Tipos de Fundos Multimercado

Tendo em vista que o elemento central deste fundo é a flexibilidade, existe uma enorme variedade de estratégias de investimentos.

Com isso em vista, a Anbima criou uma classificação que agrupa os fundos de acordo com suas características principais, conforme detalhado a seguir.

Fundos Multimercado Balanceados

Os Fundos Multimercado Balanceados adotam uma estratégia de alocação pré-determinada, especificando o mix de investimentos nas diversas classes de ativos, incluindo deslocamentos táticos e políticas de rebalanceamento explícitas.

O benchmark deve acompanhar a composição desse mix, o que significa que seu desempenho não deve ser comparado a uma única classe de ativos. Ainda, não admitem alavancagem.

Fundos Multimercado Dinâmicos

Já os Fundos Multimercado Dinâmicos adotam uma estratégia de alocação, mas não se comprometem com um mix pré-determinado de ativos.

Por essa razão, são mais flexíveis que os balanceados, podendo reagir às condições de mercado e ao horizonte de investimento e admitir alavancagem.

Fundos Multimercado Livres

Como diz o nome, os Fundos Livres não têm um compromisso de concentração em uma estratégia específica de investimento.

Pelas inúmeras possibilidades, essa categoria costuma ser a que tem o maior volume de investimentos entre todas as existentes em multimercados.

Fundos Multimercado Macro

Os Fundos Multimercado Macro realizam operações utilizando estratégias de investimento baseadas em cenários macroeconômicos de médio e longo prazos.

Fundos Multimercado Trading

Já os Fundos Multimercado Trading exploram oportunidades de ganhos a partir de movimentos de curto prazo nos preços dos ativos.

Fundos Multimercado Juros e moedas

Os Fundos Multimercado Juros e Moedas buscam retorno no longo prazo, com investimentos em ativos de renda fixa com risco de juros, risco de índice de preço e risco de moeda estrangeira.

Fundos Multimercado Capital Protegido

Os Fundos Multimercado Capital Protegido procuram retornos em mercados de risco. No entanto, buscam proteger, parcial ou totalmente, o principal investido.

Fundos Multimercado de Investimento no Exterior

Por último, há os Fundos Multimercado de Investimento no Exterior. Esses têm como regra investir pelo menos 40% do patrimônio líquido em ativos financeiros no exterior. Eles são uma das maiores categorias de fundos multimercados.

Vantagens dos Fundos Multimercado

Existem benefícios em escolher esse tipo de fundo de investimento. Entre as principais vantagens dos fundos multimercado, podemos citar:

  • gestão especializada: dá acesso a estratégias elaboradas e análises complexas que um investidor iniciante possivelmente não conseguiria fazer sozinho;
  • flexibilidade: é possível se adaptar ao cenário econômico com mais facilidade para evitar possíveis perdas e aproveitar possibilidades de ganhos;
  • diversificação: permite obter rendimentos maiores, ao mesmo tempo em que diminui a exposição a vários riscos.

Desvantagens dos Fundos Multimercado

Assim como qualquer tipo de investimento, também existe o lado negativo em escolher um fundo multimercado. E entre as desvantagens dos fundos multimercado podemos citar, por exemplo, as perdas consideráveis em fundos que permitem alavancagem.

Por essa razão, esse investimento é recomendado apenas para investidores de perfil moderado ou arrojado, ou seja, que estão dispostos a correr riscos maiores.

Além disso, não há garantias de resultado ou proteções como a do Fundo Garantidor de Créditos (FGC). Essa garantia cobre possíveis calotes de títulos de renda fixa.

Por fim, altas taxas de administração e de performance podem comprometer o investimento em um multimercado, já que isso incide na rentabilidade líquida do cotista.

Portanto, ao escolher um fundo multimercado, é importante avaliar o histórico do fundo com cuidado, observar as taxas cobradas e observar se o investimento se encaixa no seu perfil de investidor.

Adicione Comentários