O que é o Nikkei 225?
O Nikkei 225 é um dos índices mais acompanhados e conhecidos do Japão, sendo também um dos principais na Ásia.
Além disso, as ações que fazem parte da Nikkei 225 são classificadas por preço de ação, e não por capitalização de mercado, como é comum na maioria dos índices. As avaliações são denominadas em ienes japoneses.
O Nikkei 225 é um índice de preços ponderados composto pelo top 225 do Japão das empresas blue-chip negociadas na Bolsa de Tóquio. Ele também é conhecido como Nikkei Stock Average.
Qual a importância do Nikkei?
O Nikkei é o índice de ações mais antigo da Ásia. Por representar grandes empresas japonesas, o Nikkei se torna bastante importante. Portanto, ele é o índice que deve ser acompanhado por quem quer investir em ações no Japão e outros países asiáticos.
Quais empresas compõem o Nikkei 225?
A composição do Nikkei é revisada todo mês de setembro e as mudanças necessárias ocorrem em outubro.
Algumas das empresas blue chips mais conhecidas listadas no Nikkei são:
- Sony Corporation;
- Canon Inc.;
- Nissan Motor Company;
- Honda Motor Company.
Histórico do Nikkei
Embora a Bolsa de Valores de Tóquio tenha surgido em 1878, somente em 1943 o governo japonês criou uma única Bolsa de Valores no País.
Após a Segunda Guerra Mundial, o Japão vivenciou uma grande bolha de ativos, que somente veio a explodir no final dos anos 80.
Isso aconteceu porque o governo, naquele período, liberou vários estímulos fiscais e monetários para contrabalançar a forte recessão que se seguiu com o estouro da bolha.
Em função disso, entre os anos de 1985 e 1989, o preço das ações triplicaram. Já nos anos 90, o valor do índice Nikkei caiu um terço do valor.
Mais recentemente, em outubro de 2008, no auge de uma crise econômica mundial, o Nikkei negociou abaixo dos 7.000 pontos, valor 80% menor desde o seu ponto máximo de 1989.
Com bem mais pontos que na crise, o Nikkei 225 tem um bom desempenho devido a estímulos econômicos realizados pelo governo japonês e pelo Banco Central desse país.
Portanto, é possível concluir que para o mercado de capitais japonês, o índice Nikkei 225 é um componente extremamente importante para aqueles que querem acompanhar o desempenho do mercado como um todo naquele País.
Como investir no Nikkei 225?
Assim como os demais existentes, não é possível comprar diretamente um índice. No entanto, existem vários fundos negociados em bolsa, isto é, o ETF (Exchange Traded Funds), cujos componentes estão correlacionados com o Nikkei.
Caso se queira investir investir em ações no Japão, além de acompanhar o índice Nikkei, você deve observar a performance das empresas na Bolsa do País para escolher a melhor ação.
Portanto, para começar isso, é preciso encontrar uma corretora internacional que opere no Japão e abrir uma conta nela.
É possível fazer esses processos pela internet de forma simples, no entanto você deve enviar documentos comprobatórios.
Depois de abrir sua conta, então, você terá que enviar o valor que deseja investir para a conta da corretora no exterior por meio de uma transferência internacional.
Sendo assim, embora não possa investir no Nikkei 225 diretamente, é possível investir em ações que fazem parte do índice.