O que é ADX (Average Directional Movement Index)?
O ADX (Average Directional Movement Index) é o Índice Direcional Médio. Ele consiste em um indicador que mensura a força de tendência dos preços de um ativo.
Para trazer uma leitura acertada, o ADX (Average Directional Movement Index) depende de outros indicadores. Todos criados por Welles Wilder. Esses índices mostram qual é a direção da tendência, quando combinados.
Assim, o Average Directional Movement Index é uma das ferramentas da análise técnica. Ou seja, é uma base para as tomadas de decisão em investimentos de curto prazo.
Como o Average Directional Movement Index funciona?
O desenvolvimento desse indicador partiu da combinação do indicador direcional positivo (+DI) e do negativo (-DI). O primeiro sinaliza a tendência de alta e o segundo, de baixa.
Na prática, os preços tendem a aumentar quando o +DI é superior ao -DI. Se for contrário, os valores dos ativos devem diminuir.
Ainda há casos em que +DI e -DI se encontram. Nessa situação, há reversão de tendência. Dessa forma, é possível saber para que lado o preço do ativo vai.
Com a junção das linhas do ADX com +DI e -DI, é possível identificar o DMI, ou Índice de Movimento Direcional. Ele mostra sinais de movimentos. Por exemplo, em cruzamentos.
Para chegar a esses resultados, o cálculo é feito a partir da média móvel de determinada quantidade de períodos. Normalmente, são utilizados 14 dias.
Como analisar os resultados do ADX?
De forma isolada, o ADX (Average Directional Movement Index) não permite fazer uma avaliação clara. No entanto, traz informações valiosas quando combinado a outros indicadores.
O resultado varia de 0 a 100. O número nulo é o nível mais fraco da tendência, isto é, representa a queda. O mais alto é o nível forte, que sinaliza elevação.
No entanto, os níveis intermediários são os mais frequentes. Por isso, é importante entender o que eles significam:
- 0 a 25: indica tendências ausentes ou fracas, que não mostram movimentos relevantes do mercado;
- 25 a 50: sinaliza tendências fortes, que demonstram uma potencial subida ou descida do preço do ativo;
- 50 a 75: é uma tendência muito forte, que provavelmente se concretizará;
- 75 a 100: representa uma tendência extremamente forte. Nesse nível, a chance de você acertar na decisão de compra ou venda é muito grande.
Perceba que esses níveis correspondem à tendência. Portanto, não têm relação com o preço do ativo.
Por exemplo, a linha ADX está em queda. O resultado do cálculo do ADX e dos outros indicadores mostra um nível de 80. Isso significa que haverá mudança na tendência do preço, ou seja, há redução do valor do ativo.
Se a linha ADX estiver em alta, o preço também estará se elevando com o nível de 80. Em outras palavras, a força da tendência somente se refere ao movimento do mercado.
Como o ADX ajuda nos investimentos?
Todo investidor precisa verificar os dados antes de tomar decisões para alocar o capital. No caso das aplicações de curto prazo, o embasamento é a análise técnica.
Quando você utiliza o ADX (Average Directional Movement Index), identifica qual é o melhor momento para comprar e vender. Basta observar a tendência do movimento de mercado.
No nível entre 25 e 50, há um fortalecimento de mudança. Esse é o estágio mais indicado para tomar decisões a partir da identificação da tendência. Por isso, é aqui que devem ser feitas entradas ou saídas estratégicas.
Ao atingir o nível 50 ou mais, a tendência é bastante forte. Inclusive, é raro que ela passe de 75. Portanto, a grande contribuição do ADX (Average Directional Movement Index) é justamente facilitar a sua tomada de decisão.
Dessa forma, você identifica a força e a direção da tendência e traça as suas estratégias. Além disso, consegue definir melhor quais são os pontos de entrada e saída mais adequados. O resultado é a possibilidade de lucrar, desde que identifique o aumento da tendência no momento certo.
Assim, o ADX (Average Directional Movement Index) é um indicador importante e que pode ajudar muito as suas tomadas de decisão. Ainda assim, é preciso avaliá-lo em conjunto com outros índices para aumentar a precisão da sua análise.